TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS GÊNEROS TEXTUAIS APONTADOS PELA BNCC COMO ADEQUADOS A TRABALHAR A VARIAÇÃO LINGUÍSTICA EM SALA DE AULA

Por:   •  11/9/2019  •  Artigo  •  7.609 Palavras (31 Páginas)  •  717 Visualizações

Página 1 de 31

UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS

ELIZÂNGELA G. QUINTANA GONÇALVES

OS GÊNEROS TEXTUAIS APONTADOS PELA BNCC COMO ADEQUADOS A TRABALHAR A VARIAÇÃO LINGUÍSTICA EM SALA DE AULA

Artigo Científico apresentado à Universidade Federal do Tocantins – UFT – Campus de Porto Nacional – Programa de Pós-Graduação em Letras como requisito parcial de avaliação da disciplina: Ensino de Línguas: Gêneros do Discurso e do Texto.

Orientação: Prof. Dr. Paulo Cezar Rodrigues.

Tocantins - 2019

OS GÊNEROS TEXTUAIS APONTADOS PELA BNCC COMO ADEQUADOS A TRABALHAR A VARIAÇÃO LINGUÍSTICA EM SALA DE AULA

Elizângela G. Quintana Gonçalves¹*, Paulo Cezar Rodrigues ²

¹ Mestranda em Letras, Universidade Federal do Tocantins, E-mail: quintanaelizangela@gmail.com

² Doutor em Linguística (2017), pela Universidade Federal de Goiás – UFG. E-mail: paulo.cezarrodrigues@uft.edu.br

RESUMO: O presente estudo tratará da leitura do documento BNCC – Base nacional Comum Curricular no que tange ao tratamento da variação linguística e os gêneros textuais associados a esta. É sabido que é função da escola proporcionar ao aluno o mais diversificado acesso a situações reais de uso da língua como forma de contemplar sistemicamente a sua competência comunicativa. Assim, entende-se que a pluralidade linguística é conferida aos estudos da variação linguística que tem como meio de acesso os gêneros textuais adequados aos contextos sociocomunicativo. Objetiva-se apresentar nas linhas seguintes, em que parte dos estudos da língua portuguesa deve-se trabalhar a variação linguística e quais gêneros textuais estão relacionados a esta. Nessa perspectiva, expõe-se como objetivos específicos: descrever em que área dos estudos da língua portuguesa nos anos finais do ensino fundamental o estudo da variação linguística acontece; identificar quais gêneros textuais estão associados; revisitar os conceitos e contribuições que o estudo dos gêneros textuais confere a formação do aluno. Os autores que nortearam este trabalho são: (ALKMIM, 2001), MOLLICA (2003), BAGNO (2008), BORTONI-RICARDO (2004), estes tratam do constructo teórico da Sociolinguística e da variação linguística; o documento Base Nacional Comum Curricular (BNCC, 2016) que explicita em seu conteúdo a importância e exigência de se trabalhar a variação linguística na formação do aluno; BAKTHIN; VOLOCHINOV, (2004), BRAIT, (2012); MARCUSCHI (2008); BAZERMAN, (2006); MACHADO, (2005) e MILLER, DIONISIO e HOFFNAGEL (2012) estes que tratam de conceitos e concepções diversas sobre os gêneros textuais. Além de outros que serviram de suporte teórico metodológico. A metodologia adotada corresponde a uma pesquisa bibliográfica e documental de natureza descritiva e interpretativa com abordagem qualitativa. Por meio da investigação realizada, constatou-se que o estudo da variação linguística nos anos finais do ensino fundamental está presente na BNCC como um dos seis objetivos que servem de base para educação básica. E apontam alguns gêneros textuais que podem ser trabalhados. Contudo, não é encontrado no documento explicações de como deve acontecer o trabalho da variação linguística por meio dos gêneros textuais descritos. Tal fato torna-se explicável por não ser objetivo da Base conter a metodologia direcionada a aplicação didática. Dito isto entende-se como papel de orientação didática tanto os currículos como o docente que deve adotar metodologias peculiares correspondentes ao seu contexto de atuação no processo de ensino-aprendizagem.

Palavras-chave: Base Nacional Comum Curricular (BNCC); Gêneros textuais; Variação Linguística.

Introdução

Os diversos estudos desenvolvidos nos últimos tempos, sobre os gêneros textuais e sobre a variação linguística, tem destacado a importância dessas temáticas, bem como as diferentes concepções no que tange a estas.  

Assim, considerando-se a importância de se realizar uma reflexão sobre estes dois importantes temas, que busque primordialmente responder à pergunta de pesquisa: Quais gêneros textuais a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) aponta para se trabalhar a variação linguística em sala de aula e que contribuições podemos ter a partir dessa relação: gêneros textuais e variação linguística com base nos fundamentos da BNCC referente aos anos finais do ensino fundamental?

A partir das explanações realizadas no presente trabalho ter-se-á conhecimento das concepções dos autores sobre a variação linguística, o próprio documento BNCC e os gêneros textuais.

O presente estudo reflexivo não tem a pretensão de esgotar o assunto, em função de sua complexidade e profundidade, mas sim destacar conceitos e pensamentos que possam de forma direta ou indireta, contribuir para uma melhor compreensão por parte tanto daqueles que se interessam por esses temas como e essencialmente para os professores de Língua Portuguesa e pesquisadores desta temática.  

O trabalho será constituído basicamente de três capítulos dentre os quais o primeiro tecerá considerações gerais sobre a ciência Sociolinguística e o ensino da variação linguística; o segundo compreenderá os apontamentos contidos no documento Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e no terceiro capítulo é trazido a discussão conceitos e concepções sobre os gêneros textuais. A partir das discussões apresentadas serão tecidos algumas considerações críticas e reflexivas a que a presente pesquisa permitiu-nos apontar.

Sociolinguística

A Sociolinguística que é considerada uma área da Linguística, fixou-se como ciência em 1964, em um congresso organizado por Willian Bright na Universidade da Califórnia, em Los Angeles (UCLA). O objeto de estudo é a língua falada, observada, descrita e analisada em situações reais de uso, considerando o contexto social (ALKMIM, 2001).

         Toda língua é constituída por variedades, tornando-se possível, dessa forma, analisá-la como sendo heterogênea. Alkmin (2001, p 31) diz que “língua e variação são inseparáveis”, e que a Sociolinguística não considera a variedade linguística como um problema, mas sim, como uma qualidade distintiva do fenômeno linguístico.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (50.9 Kb)   pdf (352.7 Kb)   docx (115.9 Kb)  
Continuar por mais 30 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com