TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS RECURSOS DIDÁTICOS PARA O ENSINO DE LÍNGUAS

Por:   •  14/11/2017  •  Artigo  •  755 Palavras (4 Páginas)  •  248 Visualizações

Página 1 de 4

Curso de Pós-Graduação em Metodologia da Língua Portuguesa e Espanhola

Nome do Aluno: LÉCIO ALEXANDRE SILVA

Disciplina: DIDÁTICA DO ENSINO DE LÍNGUAS

Data da Entrega:  06/04/2017

RECURSOS DIDÁTICOS PARA O ENSINO DE LÍNGUAS

Na educação, há muitos procedimentos pelos quais o saber pode ser transmitido pelo educador ao educando. Segundo Veiga (1991, p.93) “A metodologia do ensino passa a se preocupar com a atividade teórico-prática da ação didática a partir de uma concepção histórico-dialética do mundo para a compreensão e a intervenção no processo educativo”, utilizando de métodos variados que atendam o ensino aprendizado.

A seguir veremos práticas que podem ser adotadas pelo professor em sala de aula. Não temos a pretensão de criticar ou desfazer dos métodos tradicionais, como por exemplo a utilização da lousa, giz, aula expositiva e exercícios. Falaremos sobre o uso de um recurso midiático, a repetição e a escrita, que podem ser aplicados, especialmente, no ensino de língua materna e estrangeira.

O RECURSO MIDIÁTICO

A utilização de equipamento audiovisual como o uso do Datashow, buscando aproximar a prática pedagógica da realidade social. Com esse instrumento as aulas podem se tornar mais interessantes para o aluno. Um recurso excelente para transmissão de pequenos vídeos, filmes e slides.

“Os meios de comunicação social, sobretudo o rádio, a televisão e o cinema, tornaram possível às pessoas reconhecerem, ao mesmo tempo, a existência de vários lugares, culturas, etnias”. (CITELLI 2004, p.168).

A REPETIÇÃO

Esse recurso é interessante a ser utilizado, não significa memorizar pela pressão psicológica, mas repetir para assimilar. Para Suzuki (1994, p. 15) “O início de qualquer aprendizado é vagaroso, até que o broto da capacidade se estabeleça. Na verdade, precisa-se de muito tempo, mas devagar se chega a uma grande capacidade [...] tudo se baseia na paciência e na repetição”. O artifício da repetição e do estímulo servem para a memorização.

O professor transmite o conhecimento visualmente pelo Datashow ou na lousa, em seguida, solicita aos alunos que repitam oralmente, depois verifica o quanto eles assimilaram.

A ESCRITA

Um recurso usado nos cursos superiores e também usado no ensino básico, Geraldi (1993, p. 135) considera a produção de textos “como ponto de partida de todo o processo de ensino/aprendizagem da língua [pois] é no texto que a língua se revela em sua totalidade”. No contexto atual, o que se tem nas escolas é o fracasso e a dificuldade dos alunos para a elaboração de textos e para a exposição de suas ideias através da língua escrita.

Sercundes (1997, p. 78) propõe que a “escrita como consequência são produções resultantes de uma leitura, uma pesquisa de campo, uma palestra (...), enfim cada um desses itens será um pretexto para se realizar um trabalho escrito”. Alguns professores também “acreditam que bastaria uma leitura globalizante para captar o sentido geral da redação e valorizar o que o aluno tem a dizer” (EVANGELISTA, 1998, p. 48). Nesse caso, o mais importante, seria a produção do aluno, e mesmo que o professor apontasse erros gramaticais, não descontaria pontuação na nota.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)   pdf (80.2 Kb)   docx (10.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com