TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS TIPOS DE IDENTIDADE DA CULTURA SURDA

Por:   •  7/10/2019  •  Trabalho acadêmico  •  512 Palavras (3 Páginas)  •  307 Visualizações

Página 1 de 3

INTRODUÇÃO

O presente trabalho tem como objetivo promover um estudo sobre os tipos de identidades da comunidade surda, quais sejam: flutuante, inconformada, de transição, híbrida e surda. Cada comunidade possui características e formas de se relacionarem com a comunidade ouvinte diferentes, fazendo com que sejam divididas, mas todas partem do mesmo ponto: a identidade surda. Através do estudo da identidade surda é que se amplia as definições de outras identidades, pois ela está no centro das produções culturais. Esse grupo compartilha outros que possuem identidades iguais as suas metas comuns, responsabilidades, dificuldades e superações. Tal comunidade é de suma importância para a identidade cultural, tendo em vista que possuem sua própria língua, princípios e políticas a serem seguidas.

TIPOS DE IDENTIDADE DA COMUNIDADE SURDA:

I- FLUTUANTE

Identidades surdas flutuantes são aquelas que se espelham na representação do ouvinte, ou seja, dependem do mundo ouvinte para poder se comunicar, tendo em vista que não dominam uma língua, no caso, não sabem falar em libras e chegam até a rejeitar a presença do intérprete de língua de sinais, ou até mesmo não o conhece. Os que têm a consciência da própria surdez sentem-se inferiores em relação ao ouvinte, seguindo os seus princípios e respeitando-os, colocando-os acima da comunidade Surda. Tal inferioridade pode ter uma relação direta com a depressão, ocasionando suicídios por não se sentirem parte de tal sociedade. II- INCONFORMADA Identidade surda inconformada é aquela na qual o surdo não consegue compreender a mensagem transmitida pelo ouvinte, sentindo-se inferior e submisso a eles.

III- TRANSIÇÃO

Identidade surda de transição é aquela que o surdo vive em trânsito de uma identidade para a outra, é a passagem da cultura oral (visual) para a cultura surda (sinalizada), devido ao conhecimento tardio da língua de sinais, ocasionado, dessa forma, um conflito cultural. A maioria dos surdos passam por essa transição, tendo em vista que a maioria são filhos de pais ouvintes.

IV- HÍBRIDA

Identidade surda híbrida o indivíduo nasce ouvinte e posteriormente se ensurdece devido a alguma doença, acidente, entre outros casos, tornando-se dependente das duas línguas, comunicando-se através dos sinais e pensando oralmente. Eles possuem um relacionamento pacífico com a comunidade surda, participando dos órgãos representativos compartilhando suas dificuldades, superações, políticas, aspirações, e, principalmente, aceitam-se como surdos, exigindo intérpretes de língua de sinais, legendas, sinais na TV, etc.

V- SURDA

A identidade surda é aquela que vive em um mundo completamente visual, desenvolvendo sua comunicação pela Língua de Sinais, e usando-a sempre, pois trata-se

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (30.4 Kb)   docx (8.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com