TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Observação e projeto

Por:   •  11/6/2015  •  Projeto de pesquisa  •  2.059 Palavras (9 Páginas)  •  222 Visualizações

Página 1 de 9

UNIP INTERATIVA

PRÁTICA DE ENSINO

OBSERVAÇÃO E PROJETO

2014

-‘


ESCOLHA DE AMBIENTES ESCOLAR NÃO FORMAL:

Trabalho desenvolvido junto a

 Universidade Paulista como requisito do
Curso de Letras Português-Inglês,
disciplina: Prática de Ensino:
Observação e Projeto.

SANTO ANDRE-SP

2014

SUMÁRIO

1-INTRODUÇÃO..................................................................4

2-DESENVOLVIMENTO......................................................5

3-CONCLUSÃO..................................................................6

4-REFERÊNCIAS...............................................................7

INTRODUÇÃO
O projeto traz uma nova proposta de aprendizado. Ele pretende levar os alunos (da escola estadual Professora Iracema Crem, a um ambiente (Igreja São Pedro), muitas vezes desconhecido pela maioria dos mesmos, e ensiná-los alguns valores e éticas que não são repassados em sala de aula. A falta desses conhecimentos, na maioria das vezes, acaba prejudicando a formação do caráter da criança, portanto, é de extrema necessidade a aplicação desse projeto.

DESENVOLVIMENTO
O primeiro passo é escolher alguém capacitado para a tarefa de educar os novos alunos de forma clara e objetiva. Estando isso feito, é necessário agendar essas aulas de forma que não prejudiquem o funcionamento habitual da Igreja.
Começando as aulas, os alunos terão acesso a informações bíblicas: histórias educativas sobre personagens bíblicos, onde o professor possa comparar as histórias antigas (como por exemplo, a do Rei Salomão) com fatos atuais, levando os alunos a compreender a importância de tomar decisões sábias e as consequências benéficas que isso pode lhes trazer.
Além dos conhecimentos teóricos, também pode haver brincadeiras que incentivem a partilha, que possa levar os alunos a compreender a importância de ajudar uns aos outros, e como esse ato pode ser muito satisfatório quando se é feito com carinho e dedicação.
Além das atividades propostas, é possível que, ao decorrer das aulas, vá surgindo mais ideias inovadoras e estimulantes para uma vida mais saudável dentro da sociedade.


RESULTADOS
O resultado do projeto são alunos mais preparados para enfrentar os problemas que certamente encontrarão pela frente, visto que, usufruem de informações valiosas que os levarão a tomar sempre a melhor decisão, levando sempre em consideração o bem estarem de todos, e não apenas o de si mesmo.
CONCLUSÃO
O projeto objetiva a inclusão de crianças no mundo cristão, levando-as a identificar melhor os bons e maus caminhos e influenciando-as a escolher sempre o que há de bom, e que esse bom é possível sem machucar os semelhantes.
Esse projeto é inovador porque traz algo que é quase inexistente na atualidade: a educação cristã. A maioria dos pais só se preocupa em colocar os filhos na escola tradicional, e a proposta do projeto será lançada dentro dessa escola, logo, irá abranger a grande maioria das crianças. 

REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS
Ensino Prática de: Observação e Projeto; livro texto; universidade paulista (unip).
Sagrada Bíblia: Tradução: Padre Antônio Pereira de Figueiredo; Editora: Difusão Cultural do Livro.

RELATÓRIO DE OBSERVAÇÃO

PRAÇA DA PAINEIRA
Localização: Locais Educativos: Escola Estadual Professora Iracema Crem (Ensino Fundamental I, II e Médio), Colégio Bimbatti unidade 1 (Ensino Fundamental I, II, Médio e Técnico), Escola de educação infantil Cometa da alegria (Ensino Infantil), Colégio Núcleo Infantil (Ensino Fundamental I, II e médio), Faculdade FMC, Escola de Idiomas Wizard, Escola de Idiomas Centro Britânico de Idiomas, Colégio Objetivo (Ensino Fundamental I e II).
Locais Não Educativos: APAE Mauá (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais), Centro Cultural Museu barão de Mauá, Paróquia São Pedro, Centro Esportivo Municipal Celso Daniel, ONG Projeto Bilu.
PARECER DO GRUPO SOBRE A OBSERVAÇÃO
Observamos que num raio de 500m do nosso local de partida, existe muitos lugares educativos que abrangem além de diversas faixas etárias também diversas classes sociais. Da mesma forma, há um número considerável de locais não educativos que atraem ou acolhem de crianças a idosos, o que a nosso ver é excelente, pois em um futuro projeto essas pessoas seriam nosso público alvo tendo em vista que além do fato que já estarem envolvidas com diversos tipos de atividades encontram-se próximas ao local. 
PRAÇA DA PAINEIRA

Podemos dizer que é um espaço que pode ser muito bem aproveitado, tem boa iluminação, a conservação e limpeza são ótimas, tem um pouco de paisagismo, alguns bancos, degraus grandes que formam arquibancadas, um palco lunar com uma ótima acústica, casas ao redor, ruas laterais, etc. Notamos que por ser eventualmente uma praça seriam interessantes que houvesse pontos de hidratação, como bebedouros ou até mesmo torneiras públicas, principalmente na ocasião de um evento relacionado à Educação Física para a Comunidade; da mesma forma observamos que se faz necessária mais acessibilidade, como rampas de acesso da rua para a praça e também na lateral da arquibancada, assim como piso podo tátil para deficientes visuais.


Locais Educativos
Escola Estadual Professora Iracema Crem (Ensino Fundamental I, II e Médio):
Essa é uma escola estadual, localizada no final de uma avenida moderadamente frequentada durante a semana, bem ao lado do maior Centro Esportivo da cidade, o que possibilita fácil acesso ao mesmo para os estudantes de lá. Além disso, observamos que por não ser a avenida principal do local não passam ônibus, obrigando os alunos que utilizam transporte público a caminhar toda àquela avenida para ir à escola, encaramos essa informação como positiva, porque mesmo sendo pouca esta caminhada já é considerado um exercício físico e isso ajuda a diminuir o índice de sedentarismo dos alunos. É uma escola grande, do lado de fora podemos avistar a quadra poli esportiva desta escola, que é coberta permitindo que sejam realizadas atividades de diversos gêneros inclusive em dias chuvosos ou de muito sol.
Colégio Aristides Augusto Fernandes unidade 1 (Ensino Fundamental I, II, Médio e Técnico):
Essa é uma escola particular que também fica localizada na avenida anteriormente citada, por fora pudemos observar que ela tem vários andares e mais de uma quadra. Porém por se tratar de uma escola particular a maioria dos alunos é levada por seus pais ou piruás então e mesmo aqueles que utilizam transporte público já não precisam andar muito, pois a escola fica bem próxima a avenida principal onde passam os ônibus. Observamos que há escadas e rampas de acesso e que as quadras que pudemos ver também são cobertas e da mesma forma possibilitam a prática de atividades diversas independente do clima.
Colégio Cometa da alegria unidade 2 (Ensino Infantil):
Essa é outra unidade da escola particular acima citada, porém fica um pouco mais afastada da primeira localização e se encontra em uma rua repleta de casas. Por fora não conseguimos avistar nada além de um portão e paredes bem ilustradas e grades. Cremos que sua localização é conveniente aos moradores dali que tem filhos pequenos, pois não precisam se deslocar tanto.
Colégio Núcleo Infantil (Ensino Fundamental I, II e médio):
Se trata de uma outra escola particular, que está localizada em uma rua paralela a rua da escola acima citada. Por fora pudemos ver que ela também tem vários andares e parece ainda estar em fase de construção ou reforma. Não sabemos se há quadras, elevadores ou ao menos rampa de acesso. Notamos que ela está em uma rua principal, onde passam ônibus, então possivelmente a maioria de seus alunos utilize transporte público. Notamos que Há um portão como se fosse uma garagem, e então vimos duas possibilidades: ou seria o portão de acesso aos alunos ou um pequeno estacionamento, talvez para os professores dali. 
Faculdade FAMA UNIESP.
Esta é uma faculdade particular e está localizada em uma rua paralela a avenida onde citamos duas outras escolas. Da mesma forma notamos que os alunos que não utilizam carro ou moto para ir até lá tem que se caminhar um bom espaço. Não pudemos ver se tem quadra, mas julgando pelos cursos oferecidos acreditamos que realmente não haja, porém também se trata de um prédio e possivelmente há escadas e elevadores ou até mesmo escada rolante. É um lugar que provavelmente tem uma vista incrível de grande parte da cidade, mas fica bem ao lado de um cemitério. Notamos se tratar de um lugar bastante deserto aos finais de semana o que inviável para caminhadas.
Escola de Idiomas Wizard:
Essa escola está localizada em uma esquina, bem ao lado da Praça Paineiras que é muito próxima ao Centro Esportivo. Observamos que existe uma área externa que não é coberta e até bastante ampla considerando as outras unidades que possivelmente seja para estudo o que é bom, pois um ambiente tranquilo e arejado é bastante propício para este tipo de atividade. Sua recepção está localizada em uma rua principal onde passam veículos de transporte público. É uma rua bem ampla o que permite que uma quantidade bem grande de veículos estacione, facilitando para os alunos que possuem transporte próprio. Não avistamos pontos referentes à acessibilidade, como rampas de acesso da rua à calçada e da calçada à escola nem piso podo tátil.
Escola de Idiomas Centro Britânico de Idiomas:
Esta escola de idiomas está localizada em uma rua em que cruzam a principal, alguns metros mais próximos ao Cetro Esportivo. Nesta pudemos notar uma pequena rampa de acesso da rua para a calçada. Porém se trata de um local pequeno, com apenas duas vagas para carro que não é coberta. 
Colégio Objetivo (Ensino Fundamental I e II)
Este Colégio também é um edifício com cerca de três andares, não possui degraus na entrada o que facilita o acesso de deficientes físicos, a conservação da calçada é boa, não há lixo; há grades e um pequeno jardim na área externa e tem algumas vagas na frente para carros e motos e um espaço para piruás escolares e pais que levam as crianças até lá; as janelas de vidros são bem planejadas não havendo possibilidades de acidentes, mas proporcionam boa ventilação; há algumas árvores ao redor, o que torna o ambiente agradável, está localizado próximo a uma praça e a avenida principal.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.8 Kb)   pdf (111.5 Kb)   docx (14.2 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com