TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Organização Política da Educação

Por:   •  22/11/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.037 Palavras (5 Páginas)  •  211 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

CURSO: LETRAS

DISCIPLINA: Organização e Políticas da Educação Básica

PROFESSORA:  Vera Fátima Corsino de Almeida

ALUNO(A):Suzana Ribeiro Knappik  RGM:063.2382

POLO:Suiça

ATIVIDADE 1 (Aulas 1 e 2)

  1. Faça um relato sobre a História da Educação no Brasil, desde a chegada dos Jesuítas até os dias de hoje. ( mínimo uma página)

        

              Foram vários os períodos que a Educação no Brasil passou , e vem passando. Infelizmente, ainda não houve um amadurecimento nesta questão de grande importância para o desenvolvimento de uma Nação, e em todo esse processo, a questão política tem sido o grande entrave.

             A história da Educação no Brasil teve início em 1549 com a chegada dos Jesuítas ao Brasil, chefiado pelo Padre Manoel de Nobrega. Os Jesuítas viam os índios como um povo sem lei, sem fé, cheios de costumes e crenças que se afastam da realidade cristã e tinham como objetivo catequizar os nativos da região implantando o sistema europeu e desconstruindo toda a cultura nativa dos índios.

         Para que a catequização acontecesse, era necessário o domínio da leitura e a escrita, sendo assim, impulsionados a construírem uma escola e ensinar os índios as primeiras letras, o Latim, a Filosofia e a Teologia. A filosofia e os métodos de ensino Jesuítas com base no chamado  Ratium Studiorium, que era um documento escrito representando o primeiro sistema organizado de educação católica. O metodo educacional dos Jesuítas perdurou por 210 anos (1549 – 1759) quando Marques de Pombal os expulsou por terem a influência absoluta sobre a educação do país. Os Jesuítas já haviam se espalhado por 25 residências, 36 missões e 17 colégios.

         Após a expulsão dos Jesuítas, Marques de Pombal adotou uma política educacional centrada nas relações economicas, logo, a educação passou   a ser responsabilidade do Estado.

        Pombal tinha o intuito de construir um sistema público de ensino moderno e popular, e

anular o sistema educacional implantado pelos jesuítas. Ele instituiu o subsídio literário para a manutenção do ensino primário e médio, obtendo os recursos por meio de impostos cobrados.

        Na época, a coroa implanta um novo sistema de ensino chamado de Alvará Régia cujo o objetivo era substituir o ensino religioso. Os professores régios eram treinados para ensinarem sentimentos liberais e incentivar ideias filosóficas que teve grande importância nos anos que antecederam a Independência do Brasil.

        Já no Período Imperial ,com a chegada da família real em 1808, houve a ruptura significativa no sistema educacional com a criação da biblioteca Real, as academias Militares, as escolas de Direito e Medicina e a criação da Imprensa Régia. Foram criados vários cursos de nível superior. Após a queda econômica e política de Portugal, o Brasil conquistou sua Independência em 1822. Dois anos depois da Independência, o ensino primário  passou a ser gratuíto para toda a população.

        O sistema educacional no Brasil ganhou valiosa importância após a Revolução de 1930. A educação era considerada um instrumento de inserção social tanto para professores quanto para uma ampla parcela da população. A educação era um assunto que sempre estava em pauta, e o estabelecimento escolar se expande. Surge a criação do “ensino comercial” do ensino médio, onde o Estado implanta o seu sistema próprio de escolas, em 1946, forma o Sistema Nacional de Aprendizagem Comercial – SENAC, atendendo as exigências da aprendizagem comercial. E também houve o surgimento de outras organizações de ensino      (SENAI, SESI, SENAC, SESC, SEST, SEBRAE) com o objetivo de dar uma melhor qualidade de vida ao trabalhador e prestação de assitência tecnica e tecnológica as empresas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)   pdf (159.1 Kb)   docx (47.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com