TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Orthofiando Histórias, Tecendo Memórias

Por:   •  23/10/2018  •  Trabalho acadêmico  •  861 Palavras (4 Páginas)  •  132 Visualizações

Página 1 de 4

ESCOLA MUNICIPAL MÉXICO

SALA DE LEITURA – 2010

Professoras dinamizadoras: Iná Lavradas e Ivânia Barbosa

Projeto: “Orthofiando Histórias, Tecendo Memórias”

1º Tempo: “Em campo os Griots – Literatura e Africanidades”

Duração: março/abril/maio

Público alvo: alunos e professores de educação infantil ao 9o ano de escolaridade

Objetivos Gerais orientados pela SME:

• Contemplar a Lei nº 10.639, de 9 de Janeiro de 2003, que institui a obrigatoriedade, nas escolas do país, do ensino sobre História e Cultura Afro-brasileira, sendo os conteúdos referentes ao tema, ministrados no âmbito de todo o currículo escolar, em especial nas áreas de Literatura, Educação Artística e História.

• Identificar os contos populares como valiosa fonte de acesso à tradição oral africana, reconhecendo-os como rica expressão do modo de pensar e viver de nossos ancestrais negros, reduzindo, assim, no panorama da literatura oral apresentada a nossos alunos, a injusta hegemonia das narrativas de origem europeia.

• Apresentar diferentes obras literárias que tenham protagonistas negros e que valorizem a raça e a cultura afro-descendentes.

• Possibilitar o conhecimento de palavras, expressões, símbolos, objetos, instrumentos, cantos, danças, etc, oriundos da cultura africana.

• Destacar a biografia de grandes personalidades negras, brasileiras ou não, de diferentes épocas, que possam servir de modelo e referência aos jovens negros.

• Despertar reflexão e debate sobre estereótipos e preconceitos cristalizados no modo de pensar das pessoas, sobre o povo negro e sua cultura.

• Conhecer algumas das leis que estão diretamente ligadas à questão racial.

Cronograma e proposta de atividades:

PERÍODO ATIVIDADES

08/02 a 05/03 Reoganização e cadastro dos livros da Sala de Leitura.

08/03 a 19/03 Erradicação do Trabalho Infantil, conforme solicitação da SME/MPT.

22/03 a 25/03 Sensibilização para o tema através de fotos/ilustrações que remetam ao universo africano. Através do Mapa Mundi mostrar onde fica a África e dizer que neste trimestre estaremos trabalhando “Literatura e Africanidades”. Leitura da história “Menina Bonita do Laço de Fita”, conversar sobre padrões de beleza.

29/03 a 01/04 Preconceito. Através de descrições sociais de pessoas reais pedir que os alunos digam como acham que estas devem ser fisicamente. Comparar com as fotos destas pessoas reais e, ao final, contar a história “A Panela”, do livro “E para o resto da vida”.

05/04 a 09/04 Trabalhar com os contos africanos “O guerreiro terrível” e “Os irmãos Gêmeos”,

explorando os sentimentos de medo e curiosidade.

07/04 G.E. Roda de leitura com O Rei Preto de Ouro Preto

12/04 a 16/04 “Duula, a mulher canibal” e a intertextualidade com outras histórias bastante conhecidas e que parecem estar presentes nesta obra: Chapeuzinho Vermelho, João e Maria, a travessia do Mar Vermelho e com os mitos brasileiros como a Cuca, o Lobisomem, a Cobra Caninana.

14/04 Ciranda da palavra nas escolas. (* Vide programação em anexo)

19/04 a 22/04 “Os Sete Novelos”. Através deste texto, trabalhar o significado do “Kwanzaa”, identificando na história os sete princípios do “Nguzo Saba”. Ao final, produzir um “tecido” através da pintura em giz de cera e a escrita neste tecido do que cada um pode fazer para contribuir para melhorar a sua comunidade.

30/04 Entrega do portifólio do MPT

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)   pdf (51.9 Kb)   docx (13.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com