TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Cânones da Literatura

Por:   •  16/10/2020  •  Artigo  •  328 Palavras (2 Páginas)  •  150 Visualizações

Página 1 de 2

 Cânones são obras clássicas que em diferentes épocas, as pessoas reconhecem como importantes. À medida em que o tempo vai passando vão surgindo novos clássicos. O reconhecimento da recepção crítica e pública da originalidade e capacidade de expansão das ideias propostas pela obra e o que torna um livro clássico é a aceitação de várias instâncias de legitimação. Mas o fato é que, à medida que o tempo passa, determinados autores que foram apreciados por várias gerações constituem uma espécie de núcleo canônico, e este dificilmente é modificado.

 Na introdução do livro “Por que ler os clássicos” Ítalo Calvino apresenta as hipóteses de que os clássicos são livros que dialogam com diferentes públicos em diferentes épocas e que são maiores que sua própria época. Contudo, sabemos que a Literatura permanece viva em nosso meio.

 O hábito da leitura e a produção literária passaram por muitas fases e foram se transformando com o passar do tempo. CALVINO (1993, p.11) diz que “Os clássicos são aqueles livros que chegam até nós trazendo consigo as marcas das leituras que precederam a nossa e atrás de si os traços que deixaram na cultura ou nas culturas que atravessaram, (ou mais simplesmente na linguagem ou nos costumes).”

Um público muito seleto e específico, intelectuais, escritos, professores universitários são quem determina que aqueles livros devem se tornar cânones podendo agregar ou excluir nomes relevantes, no entanto, isso não significa “justiça ou injustiça” de como são analisados critérios literários. Muitos autores, que hoje fazem parte da seleta lista dos cânones, já caíram no ostracismo por muito tempo e foram resgatados muitos anos depois, um exemplo é Shakespeare. Há muitas polêmicas em torno dessa questão quanto a necessidade de analisar as obras com a mesma métrica sem negligenciar ou favorecer uma em detrimento de outra baseados somente em costumes e tradições sem levar em conta o contexto social.

 

Referências bibliográficas:

CALVINO, Ítalo. Por que ler os clássicos. Trad. Nilson Moulin. São Paulo: Companhia das Letras, 1993.

Disponível em: https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/4411070/mod_resource/content/1/Por%20que%20ler%20os%20Cl%C3%A1ssicos%3F%20.pdf

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (43.3 Kb)   docx (7.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com