TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PEIEC - Prática de Ensino Introdução à Docência

Por:   •  22/4/2020  •  Resenha  •  4.195 Palavras (17 Páginas)  •  152 Visualizações

Página 1 de 17

[pic 1][pic 2]

LICENCIATURA EM LETRAS PORTUGUÊS

PRÁTICA DE ENSINO: INTRODUÇÃO À DOCÊNCIA

POSTAGEM 1: ATIVIDADE 1

REFLEXÕES REFERENTES AOS 13 TEXTOS

GIOVANNA SANTOS DA SILVA – 1957078

POLO BAURU

2019

Conteúdo

1.        Reflexões referentes aos 13 textos        1

1.1.        Educação? Educações: aprender com o índio        1

1.2.        O fax do Nirso        2

1.3.        A história da Chapeuzinho Vermelho (na versão do lobo)        3

1.4.        Uma pescaria inesquecível        4

1.5.        A folha amassada        5

1.6.        A lição dos gansos        6

1.7.        Assembleia na carpintaria        7

1.8.        Colheres de cabo comprido        8

1.9.        Faça parte dos 5%        9

1.10.        O homem e o mundo        10

1.11.        Professores Reflexivos        11

1.12.        Um sonho impossível        12

1.13.        Pipocas da vida        13

  1. Reflexões referentes aos 13 textos
  1. Educação? Educações: aprender com o índio

A Educação está em toda a parte, ela está no “bom dia” para a atendente do balcão da padaria até as provas finais de um determinado bimestre.

Como fala o ditado popular “educação vem de berço”, existe sim verdade nesta afirmação, afinal a casa é a primeira sala de aula de um “aluno” e seus pais ou responsáveis são os primeiros professores que ensinam não só na teoria, mas principalmente na prática!

Existem aqueles “paisfessores” que falham no momento de educar? Infelizmente sim, porém com o tempo surgem novos professores, seja a própria vida, um parente, pessoas do convívio ou o profissional da educação, portanto estamos cercados de situações que nos ensinam e cabe a nós aproveitar este conhecimento.

Mesmo com tantos professores que a vida nos oferece, a escola tem um papel fundamental no processo de formação do cidadão, pois este ambiente proporciona ao aluno convívio social, onde se aprende a respeitar pessoas e regras, e permite o contato com o professor que não é só um mediador do conhecimento, mas principalmente como estimulador da busca por novos saberes.

Infelizmente algumas pessoas, ou educadores desacreditados com a profissão ou com a falta de valorização da mesma, não têm conseguido atingir este objetivo de estímulo ao conhecimento, à busca da transformação individual e do meio em que se vive, o resultado disso é um ambiente estagnado, sem crescimento, e sem desenvolvimento, como é o caso da nação Brasileira.

O mundo está globalizado, há cada vez mais tecnologias inovadoras, porém a educação não tem acompanhado esta evolução.

O acesso à internet, a fontes de informações, às notícias em tempo real deve ser utilizado para a evolução da educação e do aluno, porém também é necessária a valorização desta essencial profissão, assim como países desenvolvidos têm feito e o reflexo disso é o crescimento da nação, como, por exemplo, o Canadá que está no topo do ranking da Pisa (Programa Internacional de Avaliação de Estudantes).

Para que esta evolução aconteça o instrumento principal, o agente transformador, deve ser estimulado, valorizado e reconhecido, afinal o professor é formador de todas as outras profissões, formador do cidadão e consequentemente responsável pela transformação de uma sociedade.

A educação sendo administrada, valorizada e assistida pelo seu Governo gera resultados benéficos à sociedade, esta é uma forma de mensurar se a educação que tem sido ensinada nas escolas é verídica, caso contrário é sinal de que o Governo provavelmente não possui interesse na evolução do cidadão, o que é grave e infelizmente pode ocorrer.

Segundo Nelson Mandela, “A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo”, porém todos são responsáveis por usá-la, seja o aluno, o educador, ou o Governo. Temos que valorizá-la e utilizá-la da melhor forma possível!

  1.  O fax do Nirso

Uma boa fala e boa escrita são elementos essenciais para que uma pessoa possa se candidatar para uma vaga de emprego. Claro que quanto maior a responsabilidade do cargo, mais qualificação será exigida.

Em um mundo globalizado e de constante evolução tecnológica, o mercado de trabalho exige cada vez mais de seus candidatos, porém há aqueles que não são plenamente qualificados, estes se candidatariam a cargos de menor responsabilidade, informalmente chamados de “serviço braçal”.

O cenário atual da educação, em comparação às mudanças e exigências do mercado de trabalho, é desproporcional, ou seja, a velocidade das mudanças mercadológicas tem sido mais rápida que a Educação.

Percebendo esta escassez na qualificação profissional, as empresas têm investido em cursos de aprimoramento, tanto em sua área de atuação quanto em ensinos básicos, como cursos de português ou informática.

A empresa que não se atenta a estes detalhes pode prejudicar sua própria imagem. Imagine uma livraria que divulga uma promoção da seguinte forma: “Na compra de 1 livro a vista ganhe 10% de desconto ou 5% no pagamento à prazo”. É incoerente, pois quem ler este anúncio percebe que a pessoa que o elaborou não tem grande domínio das regras gramaticais, e consequentemente perde a credibilidade com o cliente.

Antigamente uma formação superior era considerada um diferencial, porém com as mudanças no mercado de trabalho e as exigências de seus contratantes, nos dias de hoje o diferencial tem sido quanto mais qualificação mais chances de ser admitido, ou seja, o candidato não deve possui só uma graduação, mas procurar buscar qualificar-se sempre!

Vale ressaltar que a formação superior (graduação, pós-graduação, doutorado, mestrado, etc.) é válida para a valorização do currículo, porém deve-se somar a qualidades comportamentais (como a pessoa se porta em determinados locais), emocionais (ter inteligência emocional sabendo lidar com a pressão e cobrança do cargo desejado), se o candidato é solícito ou se possui empatia, são características que também são valorizadas, tanto quanto uma formação superior.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25 Kb)   pdf (147.8 Kb)   docx (107.3 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com