TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PLANO DE AULA

Por:   •  21/10/2016  •  Trabalho acadêmico  •  600 Palavras (3 Páginas)  •  213 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

TRABALHO TG – ED VII

ALUNO:

JOÃO FERREIRA DA SILVA       RA. 1533143

POLO LENÇOIS PAULISTA

2016

[pic 2]

Trabalho em Grupo (TG)

Professora: Ana Lúcia Machado da Silva

O texto pode ser analisado pela disposição dos elementos gráficos, desenhos, cores etc. no espaço em que está veiculado. Analise a peça publicitária abaixo, relacionando a imagem com a frase “Think small”.

[pic 3]

Segundo Dionísio, no gênero propaganda, o discurso do autor (enunciador) está articulado ao enunciatário por meio das escolhas para a composição do texto, que são de caráter ideológico. Tanto elementos verbais, quanto não-verbais, são escolhidos a partir do contexto sociocultural dos interlocutores.

E Sant’anna aponta também que:

  1. Os textos publicitários fazem uso de elementos apelativos para gerar motivação nos leitores e estão relacionados às necessidades desses leitores, que podem ser pessoais ou transformar-se em necessidades culturais.
  2. Para atingir esse propósito, o leitor precisa acionar seus conhecimentos de mundo ou enciclopédicos, linguísticos e interacionais, colocando-os à disposição no momento de atribuir sentido ao texto, e compreender os objetivos comunicativos do texto.

Considerando estes dois apontamentos, observamos que o autor desta campanha, o publicitário americano Bill Bernbach , em 1959, diante de um produto desprezado pela maior parte dos consumidores de veículos da época, por acharem feio e com praticidade limitada, apelidando o Fusca, de beetle (besouro) ou até mesmo de carro de Hitler, o publicitário teria pela frente um grande desafio, quebrar essa barreira, diante de um povo que pensava e pensa atualmente grande (o conhecido lema do “sonho americano”), exatamente o oposto do produto em questão. Inclusive tradicionalmente gostam de carros grandes e “beberrões”.

Bill Bernbach lançou mão de alguns elementos linguísticos, para expressar e atingir seus objetivos, entre eles, uma forma verbal imperativa, com ambiguidade, polissemia e humor, pois ao convidar o seu público a “pensar pequeno”, mostrando o outro lado da moeda, o oposto da mentalidade da época; ele não queria tornar o seu público menos ambicioso, e sim apresentar um novo seguimento de carro (nem tão novo, já que fora lançado, 10 anos atrás), pequeno, barato, custo de manutenção e consumo de combustível baixo.

A campanha “Think Small” foi um divisor que mudou o jeito de pensar e fazer propaganda, Bernbach sabia que para impactar, mudar paradigmas seria preciso apenas fazer algo diferente, deixar de lado o que não agradava e valorizar, sobretudo, os pontos positivos.

Pensar pequeno, não em seus sonhos, objetivos e sim em um novo conceito de automóvel pequeno, porém forte e robusto (acima de tudo foi desenvolvido para guerra), como as grandes picapes, veraneios e SUV´s. Foi um sucesso esse trabalho publicitário, e por essa proeza ficou conhecido como o gênio do fusca.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)   pdf (201 Kb)   docx (200 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com