TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PLANO DE AULA DE LÍNGUA ESTRANGEIRA PARA ENSINO MÉDIO

Por:   •  6/9/2018  •  Trabalho acadêmico  •  814 Palavras (4 Páginas)  •  254 Visualizações

Página 1 de 4

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SEGIPE

CENTRO DE EDUCAÇÃO SUPERIOR À DISTÂNCIA- CESAD

MARCOS ALBERTO MONTALVÃO DOS ANJOS.

PLANO DE AULA DE LÍNGUA ESTRANGEIRA PARA ENSINO MÉDIO

LAGARTO/ COLONIA TREZE

2016

MARCOS ALBERTO MONTALVÃO DOS ANJOS

Matricula: 201420062291

PLANO DE AULA DE LÍNGUA ESTRANGEIRA PARA ENSINO MÉDIO

Atividade para composição da nota da AD2, do curso de Letras Inglês à distância da disciplina Metodologia Do Ensino-Aprendizagem De Línguas (LETR0386) da Área De Ciências Humanas da Universidade Federal de Sergipe.

        

Coordenadores de disciplina: Ricardo Nascimento Abreu.

Professor-tutor: Elisson Souza de São Jose.

LAGARTO/ COLONIA TREZE

2016

Plano de aula                                                                                    Nº 2 - (Sexta-Feira)

Disciplina: Língua Inglesa

Data: 19/08/2016

Público alvo: Alunos do 2º ano do Ensino Médio

Duração: 50 min

Tema: - Talking about career

1. Objetivos

Objetivo geral:

  • Saber usar os verbos modais e instigar a produção oral por meio da gravação de áudios

Objetivos específicos:

  • Provocar o interesse em aprender gramatica por meio da gamificação.
  • Simular a comunicação através de diálogos.

2. Pré-requisitos teóricos (opcional)

Vocabulary about occupation

3. Conteúdos

Modal verbs

4. Desenvolvimento do tema

No primeiro momento será feita uma correção das atividades de um a onze (seção Language in Use). Ao passo que as questões são corrigidas o professor vai comentando o uso dos verbos modais. Duração de 20 a 25 min

Depois com o uso ferramenta khoot os alunos irão responder um questionário criado pelo professor sobre o mesmo ponto gramatical. Ao responder eles devem atentar ao fato de que só há uma resposta correta. Antes que o jogo comece o docente exibe um pin no data show. Os estudantes precisaram dele para ter acesso à plataforma assim como também de um nickname que os próprios estudantes criam. O placar final gerado pelo site será exibido na projeção e os dois primeiros colocados ganham uma barra de chocolate cada um. Duração de 20 a 25 min

Atividade extraclasse

Em dupla os alunos criarão dois diálogos, ambos terão dois personagens. No contexto uma deles aconselha o outro a respeito do que é necessário considerar na hora de escolher a profissão. Um dos diálogos precisa apresentar uma versão positiva da situação e o outro uma negativa. Com o uso do celular eles devem gravar dois áudios referentes a esses diálogos e em seguida exportar no Vocaroo para que eles sejam convertidos em QR code. Com o uso do Microsoft Word os estudantes devem digitar o o script desses diálogos e colar o código. Em seguida eles podem envia o arquivo ao professor via E-mail.

(os aprendizes já tem familiaridade com as ferramentas, pois o professor já havia sugerido que pesquisassem tutoriais para aprender como usá-las)

5. Competências e Habilidades

Fazer uso da língua valorizando a de forma heterogênea, ou seja, dando espaço ao aprendizado do inglês encontrado nos livros e também o informal por meio da escrita e da fala.

6. Estratégias de ensino aprendizagem

1) Faça leitura conjunta das questões do livro em voz alta e ao fim de cada questão o professor exibe o comentário no slide. Esse material será passado a um dos alunos que ficara responsável por enviar aos outros.

2) Peça que tenham atenção quando forem responder o questionário do kahoot pois algumas questões parecem ser a questão verdadeira, mas eles devem escolher a mais provável.

3) Sugira que na gravação do áudio eles devem tentar falar naturalmente e não como se estivessem lendo.

7. Avaliação da aprendizagem

Acontecera em duas formas, uma será em caráter de avaliação formativa em que os alunos responderão um questionário por meio da ferramenta khoot e outra avaliação será através dos dois áudios que valerão de zero a dois pontos .

8. Recursos didáticos

  • Data show
  • Livro adotado pela escola (Way to go!)
  • Notebook
  • Wifi da escola
  • Se todos os alunos tiverem celular o questionário será respondido em sala caso contrario a aula será no laboratório de informática

9. Referências

BRASIL (MEC). Guia de Livros Didáticos: PNLD 2015: Língua Estrangeira Moderna. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2014.

BRASIL, Orientações curriculares Complementares para o Ensino Médio. Linguagens e Códigos e suas Tecnologias. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2006.

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Parâmetros Curriculares Nacionais: Ensino Médio. Brasília: MEC/SEF, p.25-31, 2000.

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. PCN + Ensino médio: orientações educacionais complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais. Brasília.

LEFFA, Vilson J. Como produzir materiais para o ensino de línguas. In: LEFFA, Vilson J. (Org.). Produção de materiais de ensino: teoria e prática. 2. ed. Pelotas: EDUCAT, 2008, p. 15-41

TAVARES, Kátia Cristina do Amaral; FRANCO, Claudio de Paiva: Way to Go!-1.ed. – São Paulo: Ática, 2013.[pic 1]

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)   pdf (221.3 Kb)   docx (15 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com