TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PLANOS DE AULA EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL

Por:   •  27/9/2021  •  Trabalho acadêmico  •  3.011 Palavras (13 Páginas)  •  214 Visualizações

Página 1 de 13

[pic 1]

PLANO DE AULA 01

DATA DE APLICAÇÃO: 22/04/2021

ESCOLA: Escola Municipal de Ensino Fundamental Elizabete de Paula Honorato

INTEGRANTES DA EQUIPE: Mileide Garcia Leal

ÁREA DE CONHECIMENTO: Formação de leitor, Formação do leitor literário, Leitura colaborativa e autônoma, Leitura multissemiótica, Contagem de histórias

SÉRIE/ANO EM QUE O PLANO SERÁ APLICADO: 1º ano

DURAÇÃO: 50 minutos (1 aula)

CONTEÚDO

Formação de leitor; Atribuição de sentido ao texto lido; Finalidade do texto/função social.

HABILIDADES BNCC

(EF12LP02) Buscar, selecionar e ler, com a mediação do professor (leitura compartilhada), textos que circulam em meios impressos ou digitais, de acordo com as necessidades e interesses.

(EF15LP15) Reconhecer que os textos literários fazem parte do mundo do imaginário e apresentam uma dimensão lúdica, de encantamento, valorizando-os, em sua diversidade cultural, como patrimônio artístico da humanidade.

(EF15LP16) Ler e compreender, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor e, mais tarde, de maneira autônoma, textos narrativos de maior porte como contos (populares, de fadas, acumulativos, de assombração etc.) e crônicas.

(EF15LP18) Relacionar texto com ilustrações e outros recursos gráficos.

(EF15LP19) Recontar oralmente, com e sem apoio de imagem, textos literários lidos pelo professor.

OBJETIVOS

OBJETIVO GERAL: Reconhecer textos literários como parte do imaginário.

Ler e compreender textos; Relacionar textos com ilustrações; Recontar os textos literários lidos em sala de aula.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS: Visar a apropriação de recursos como entonação expressiva, reconhecimento e distinção entre textos literários e não literário;

Compreender a estrutura da história e reconhecer os fatos marcantes.

METODOLOGIA

  • Sensibilização: Apresentação da equipe de sala e estágio;
  • Exposição sobre a atividade a ser realizada na aula;
  • Análise e exploração da capa do livro “A roupa nova do rei”, de Hans Christian Andersen, disponível em: https://escolaeducacao.com.br/a-nova-roupa-do-rei/

  • Desenvolvimento: Contação do texto;
  • Discussão sobre a estrutura da história;
  • Apresentação, no projetor multimídia, da história;
  • Reconto de partes do texto.
  • Atividade de Fixação: Quiz realizado em sala de aula, com perguntas referentes ao conto; Atividade para realizar juntamente com os pais: escolher em casa um texto literário já conhecido pelas crianças e pedir para elas que reconte para os pais à sua maneira, apenas com o auxílio das ilustrações do livro.

CRONOGRAMA

  • Sensibilização: 10 minutos
  • Desenvolvimento: 35 minutos
  • Atividade de Fixação: 5 minutos

AVALIAÇÃO

Avaliar durante os três momentos (sensibilização, desenvolvimento e atividade de fixação), em forma de observação quais dificuldades existentes para identificar a estrutura da história, reconhecimento da distinção de textos literários e não literários.

RECURSOS

RECURSOS MATERIAIS: Computador; projetor multimídia, caixas de som; conto impresso.

RECURSOS DIGITAIS: imagens do conto apresentado; vídeo do conto:

https://www.youtube.com/watch?v=8hSgjn-PKFI

REFERÊNCIAS

  • BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018
  • ARAÚJO, Izaura. A nova roupa do rei. Escola Educação, 2020. Disponível em: <https://escolaeducacao.com.br/a-nova-roupa-do-rei/> 

DESCRIÇÃO DA METODOLOGIA

Sensibilização: Apresentar-se para os alunos como estagiária, e introduzir sobre qual o assunto que irá ser ministrado.

Explicar que na aula iremos analisar um conto e que ao final terá perguntas sobre o texto lido, assim enfatizando que as crianças precisam prestar atenção na história.

Projetar na lousa a capa da história “A roupa nova do rei”, perguntar se as crianças conhecem o conto, explicar que nas capas são apresentadas informações como o titulo, nome do escritor e editora, e pedir para que elas digam sobre o que estão vendo, qual cenário, quais personagens, assim já adiantando algumas características do que compõe um conto.

Desenvolvimento: Após algumas indicações sobre a capa, pedir para que os alunos prestem atenção, pois a história será contada. Ao terminar a leitura perguntar se gostaram da história, pedir para dizerem alguns personagens, qual parte mais chamou atenção e ressaltar algumas partes mais importantes do texto.

Explicar aos alunos que será feito uma dinâmica, onde será apresentado no projetor algumas ilustrações da história e que o aluno escolhido ou que se prontificar a falar, terá que recontar aquele trecho do conto, da forma como se lembra. Dessa forma cada aluno fará o reconto das partes do texto. Em seguida passar o vídeo da história no projetor multimídia.

Atividade de fixação: Após essa interação será feito um quiz com algumas perguntas do texto, como por exemplo, “qual o título do conto?”, “Quem poderia ver as roupas mágicas do rei?”, entre outras.  Assim finalizando a aula, deixando uma atividade para realizar em casa, explicar que terão que escolher juntamente com os pais um conto que já conhecer, e através da observação das ilustrações recontar a história para eles.

PLANO DE AULA 02

DATA DE APLICAÇÃO: 22/04/2021

ESCOLA: Escola Municipal de Ensino Fundamental Elizabete de Paula Honorato

INTEGRANTES DA EQUIPE: Mileide Garcia Leal

ÁREA DE CONHECIMENTO: Matemática / Geometria

SÉRIE/ANO EM QUE O PLANO SERÁ APLICADO: 1º ano

DURAÇÃO: 50 minutos (1 aula)

CONTEÚDO

Formas geométricas

HABILIDADE(S) – BNCC

(EF01MA14) Identificar e nomear figuras planas (círculo, quadrado, retângulo e triângulo) em desenhos apresentados em diferentes disposições ou em contornos de faces de sólidos geométricos.

OBJETIVOS

OBJETIVO GERAL: Identificar figurar planas e suas características.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS: Conhecer, identificar quadrados, retângulos e triângulos em faces de figuras geométricas não planas;

Nomear as figuras geométricas;

Reconhecer objetos do dia a dia que tenha essas características.

METODOLOGIA

  • Sensibilização: Roda de conversa a fim de investigar os conhecimentos prévios das crianças em relação ao formato das coisas.
  • Desenvolvimento: Relacionar as formas geométricas com os objetos encontrados em sala e suas características.
  • Atividade de Fixação: Representação por meio de desenho 2 objetos do dia-a-dia, que assemelham-se as figuras planas apresentadas.

CRONOGRAMA

  • Sensibilização: 5 minutos
  • Desenvolvimento: 30 minutos
  • Atividade de Fixação: 15 minutos

AVALIAÇÃO

 Avaliar quais dificuldades os alunos tiveram em assemelhar as figuras geométricas com os objetos da sala e do dia-a-dia.

RECURSOS

RECURSOS MATERIAIS: Computador; projetor multimídia, caixas de som; Folha A4 em branco e material com as figuras impressas para ser colado no caderno.

RECURSOS DIGITAIS: Imagens das formas geométricas. Vídeo da música “Uma Forma eu Sou "Retângulo" | Mister Maker em Português | As Formas” disponível em:

WhatsApp para interação com os pais para disponibilização da atividade digital ou para as famílias retirarem na escola.

REFERÊNCIAS

  • BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.
  • BRASIL, Mister Maker em Português. Uma Forma eu Sou "Retângulo" | Mister Maker em Português | As Formas, 4 de set. de 2019. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=RDQ4dZpvK2w>
  • Santos, Artur Ribeiro dos. Conhecendo as formas geométricas. Nova escola, 2019. Disponível em: < https://novaescola.org.br/plano-de-aula/92/conhecendo-as-formas-geometricas-planas#:~:text=Orienta%C3%A7%C3%A3o%3A%20Apresentar%20a%20discuss%C3%A3o%20sobre,ret%C3%A2ngulo%20como%20formas%20geom%C3%A9tricas%20planas.>

DESCRIÇÃO DA METODOLOGIA

Sensibilização: Apresentar-se para os alunos como estagiária, e introduzir sobre qual o assunto que irá ser ministrado, “formas geométricas”. Explicar que na aula iremos analisar as figuras geométricas e relacioná-las com os objetos da sala de aula e do cotidiano dos alunos. Iniciar uma conversa sobre o formato das coisas, dos móveis e objetos e dessa forma observar os conhecimentos prévio dos alunos.

Desenvolvimento: Analisar juntamente com os alunos se todos os objetos tem a mesma forma, perguntar se o formato da porta é o mesmo da mesa e o por quê? Apresentar no projetor multimídia as formas (círculo, quadrado, triângulo e retângulo). Identificar e nomear cada uma delas e apresenta-las com formas geométricas planas. Pedir para a turma dar exemplos que tenha as formas geométricas, por exemplo, que pareça com a mesa, com a lousa, relógio, parede, entre outros. Perguntar se na sala de aula conseguimos encontrar as figuras geométricas em objetos, dessa forma eles reconhecem a face geométrica no mundo físico. Após essa interação pedir para os alunos listar alguns dos objetos encontrados em sala de aula com suas características. Pedir para que leiam para turma os objetos encontrados.

Atividade de Fixação: Apresentar o vídeo com as formas geométricas para fixação. Para finalizar solicitar que representem em forma de desenho dois objetos do dia-a-dia, que se assemelham as figuras planas apresentadas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.2 Kb)   pdf (229.1 Kb)   docx (94 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com