TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PLANO DE AULA – ENSINO MÉDIO

Por:   •  17/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.721 Palavras (7 Páginas)  •  622 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1]

LICENCIATURA EM LETRAS- PORTUGUÊS/ESPANHOL

PRÁTICA DE ENSINO: TRAJETÓRIA DE PRÁXIS (PE:TP)

POSTAGEM 1: ATIVIDADE 1

PLANO DE AULA – ENSINO MÉDIO

Danielli Stéfani Alves Lôpo – 1617112

Januária – MG

2018


PLANO DE AULA – 1° ANO DO ENSINO MÉDIO

NÍVEL DE ENSINO: Ensino Médio – 1°ano      DISCIPLINA: Língua Portuguesa

TEMA DA AULA: História da língua Portuguesa

TEMPO DE DURAÇÃO:  03 aulas de 50 minutos

1.  CONTEÚDOS

Conhecer a origem da Língua Portuguesa para que o aluno consiga entender o seu processo de formação.

Reconhecer as diferenças do Latim Vulgar e o Latim erudito e o seu papel importante na historia.

Conhecer as diversas línguas e povos que influenciaram no nosso vocábulo.

Conhecer um pouco sobre a chegada da Língua Portuguesa no Brasil.

2. OBJETIVOS

 Os objetivos das aulas em questão, é que os alunos possam investigar seu processo de formação e deduzir como ela se transformou com o passar do tempo até os dias atuais.

 Localizar e a compreender a língua que falam e comparar certos fatos históricos com o processo de formação da língua portuguesa.

3. RECURSOS

Serão utilizados no decorrer da aula ferramentas como: quadro negro, giz, folha sulfite, mapa-múndi, cartolinas, lápis, borracha, pinceis, caneta, caderno e outros recursos que poderão ajudar no decorrer das aulas.

4. DESENVOLVIMENTO DAS ATIVIDADES

  • Introdução ao tema: Apresentar o tema a ser trabalhado explicando para os alunos a importância da língua portuguesa para nossa vida de forma descontraída que promova a participação de todos os alunos envolvidos, com objetivo de afastar a impressão de dificuldade que a disciplina representa a maioria dos alunos promovendo uma aproximação e uma discussão sobre o tema abordado. Assim como os benefícios que esta por sua vez traz para nossa formação pessoal e profissional.  

 Duração 50 minutos.

  • Desenvolvimento da aula: Os conteúdos serão aplicados  através de aulas expositivas, dialogadas e descontraídas, com atividades coletivas e individuais. A todo momento o professor deverá fazer questionamentos em relação ao tema se preciso voltar a assuntos anteriores fazendo uma espécie de “flashback” para que os alunos desenvolvam a capacidade de absorção dos conteúdos. O professor deverá instigar a curiosidade do aluno para promover discussões sobre o conteúdo abordado, transformando a sala de aula no período em que se encontra o tema.  Os alunos fazer relações entre o conteúdo da aula com outros conteúdos transversais.
  • Atividades para os alunos: Os alunos realizaram atividades de leitura de textos, resolverão atividades de interpretação individuais e em grupo.  Sendo que as atividades em grupo terão de elaborar cartazes e apresentações a critérios do grupo.

Aula 1

Atividade 1

Para motivar os alunos a estudarem sobre o tema o professor levará o mapa-múndi e apresentará aos estudantes onde localiza o país/continente do tema tratado.  O professor deverá pedir aos alunos que eles se juntem formando grupos de 6 integrantes  para desenvolver o assunto da aula.  Para que discutam as seguintes questões:

  1. Como surgiu a língua portuguesa?
  2. Qual a sua origem?
  3. Que língua é a mais falada no mundo? Quantos países tem a língua portuguesa como língua oficial? Quais são eles?
  4. Qual a importância da língua portuguesa em nossa vida?

Ao final da discussão o professor devera solicitar a cada grupo que dividam suas respostas com a turma.

Aula 2

Atividade 2

Para essa aula o professor deverá pedir aos alunos que permaneçam em grupo para  um debate sobre o texto entregue a todos e que eles levantem hipóteses para responderem as questões propostas;

  1. Qual foi a primeira língua falada no Brasil?
  2. Como originou a língua portuguesa utilizada até os dias atuais no Brasil?
  3. Quais foram os povos que influenciaram na língua portuguesa do Brasil?

        História da língua portuguesa no Brasil

O Brasil foi "descoberto" por Portugal no ano de 1500, e desde então, com a grande presença dos portugueses nos territórios brasileiros, a língua portuguesa foi se enraizando, enquanto as línguas indígenas foram aos poucos desaparecendo. Uma delas, talvez a que mais influenciou o atual português falado no Brasil, era o Tupinambá ou Tupi-guarani, falado pelos índios que habitavam o litoral. Esta língua foi a primeira utilizada como língua geral na colônia, ao lado do português, pois os padres jesuítas que vieram para catequizar os índios, estudaram e acabaram difundindo a língua.

No ano de 1757 uma Provisão Real proibiu a utilização do Tupi, época esta, em que o Português já suplantava esta língua, ficando ele, o Português, com o título de idioma oficial. Em 1759 os jesuítas foram expulsos, e a partir de então a língua portuguesa se tornou definitivamente a língua oficial do Brasil.

A língua portuguesa, falada no Brasil, herdou, no entanto, um vasto vocabulário das línguas indígenas, principalmente no que se diz respeito às denominações da fauna, flora, e demais palavras relacionadas à natureza.

Os portugueses trouxeram, então, muitos escravos capturados na África, para trabalhar nas terras brasileiras, e estes vieram falando diversos dialetos, os quais contribuíram para a construção da nossa língua. Muito do que temos hoje, foi herdado das línguas africanas, bem como itens culturais que vieram junto com os escravos e aqui se instalaram.

Deste modo, a língua portuguesa falada no Brasil, foi se distanciando da língua portuguesa falada em Portugal, pois enquanto aqui, a língua recebia as influências dos índios (nativos) e dos imigrantes africanos, em Portugal a língua recebia influência do francês (principalmente devido à cultura, educação, etc, que na época era prestigiada na frança.)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.6 Kb)   pdf (159.2 Kb)   docx (71.7 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com