TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PLANO DE AULA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL

Por:   •  15/1/2022  •  Trabalho acadêmico  •  1.151 Palavras (5 Páginas)  •  296 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]  UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL

Estudos Aplicados ao Ensino da Língua Portuguesa e Literaturas da Língua Portuguesa II

Prof.ª Raquel de Oliveira Fonseca

Alunas: Alana Teixeira, Jhullia Siqueira

ATIVIDADE AVALIATIVA

PLANO DE AULA

DISCIPLINA: Literatura

TEMA: Dominação e manipulação social

SÉRIE: 3ª ano do ensino médio

CARGA HORARIA: 30 dias letivos

1. JUSTIFICATIVA:

Sabemos que a Literatura exerce um papel importante na vida dos seres humanos pois, ler é fundamental para que tenhamos senso crítico e sociopolítico sobre a nossa concepção de mundo, por isso, é de extrema importância estimular os alunos para que desenvolvam o senso crítico por meio da leitura. O indivíduo precisa desenvolver a capacidade de compreender o seu lugar social, para então ser um sujeito ativo na sociedade em que vive. A sequência didática visa desenvolver e estimular o pensamento crítico dos alunos, por meio da leitura da obra Admirável Mundo Novo de Adolf Huxley. É uma obra distópica que aborda temas relevantes para a sociedade contemporânea, como governos totalitários e manipulação psicológica. A obra será trabalhada em conjunto com duas músicas: Admirável Gado Novo de Zé Ramalho e Admirável Chip Novo de Pitty. São leituras multimodais que mesmo sendo textos de diferentes épocas e gêneros, é possível observar as semelhanças entre eles no que diz respeito a sociedade em que vivemos por isso, é importante a leitura dos textos pelos alunos da 3º série do ensino médio.  São jovens que logo sairão das escolas e devem se enxergar como indivíduos capazes de transformar a sociedade em que vivem, já que o senso crítico liberta o indivíduo da submissão ao sistema.

2. OBJETIVOS GERAIS:

  • Conhecer e observar uma obra distópica, por meio da leitura e análise do livro Admirável Mundo Novo de Adolf Huxley;
  • Despertar e desenvolver o senso crítico dos alunos;
  • Compreender diferentes tipos de textos (textos multimodais) e suas semelhanças entre si;
  • Refletir sobre a manipulação ideológica existente na obra ficcional e relacionar com a sociedade atual;

3. OBJETIVO ESPECÍFICO:

  • Interpretar e compreender uma obra distópica;
  • Identificar a intertextualidade nas obras;
  • Analisar e interpretar diferentes textos;

4. HABILIDADES:

(EM13LGG102) Analisar visões de mundo, conflitos de interesse, preconceitos e ideologias presentes nos discursos veiculados nas diferentes mídias como forma de ampliar suas as possibilidades de explicação e interpretação crítica da realidade.

(EM13LGG202) Analisar interesses, relações de poder e perspectivas de mundo nos discursos das diversas práticas de linguagem (artísticas, corporais e verbais), para compreender o modo como circulam, constituem-se e (re)produzem significação e ideologias.

(EM13LGG302) Compreender e posicionar-se criticamente diante de diversas visões de mundo presentes nos discursos em diferentes linguagens, levando em conta seus contextos de produção e de circulação.

(EM13LGG303) Debater questões polêmicas de relevância social, analisando diferentes argumentos e opiniões manifestados, para negociar e sustentar posições, formular propostas, e intervir e tomar decisões democraticamente sustentadas, que levem em conta o bem comum e os Direitos Humanos, a consciência socioambiental e o consumo responsável em âmbito local, regional e global.

5. SEQUÊNCIA DIDÁTICA

1º ATIVIDADE:

Como primeira atividade, as aulas serão dialógicas, os alunos serão questionados sobre a obra Admirável Mundo Novo de Adolf Huxley (1932): se já conhecem ou já ouviram falar, se já tiveram algum contato com a obra antes, sobre qual tema eles acham que a obra aborda. Então, a obra será apresentada brevemente para os alunos, por meio de slides com imagens e textos que despertem a curiosidade dos alunos, com o objetivo de instiga-los a fazer a leitura da obra. Seguido de uma explicação sobre o que é uma obra distópica, quem é o autor e o contexto da época em que a obra foi escrita.

2º ATIVIDADE

Após a leitura, será feito um debate sobre a compreensão e a interpretação da obra. Será uma aula dialógica em que o conhecimento será construído coletivamente. Os alunos contarão as suas experiências com a leitura e o professor será um questionador para direcioná-los a perceber as semelhanças da obra de ficção com a atual realidade social.

3º ATIVIDADE

Na sequência, os alunos ouvirão a música Admirável Gado Novo de Zé Ramalho (1979). Depois será entregue a letra impressa da música para leitura individual. Após a leitura, será feita uma discussão com a turma sobre a música. Os alunos serão questionados sobre a semelhança da música de Zé Ramalho com a obra escrita de Adolf Huxley. Como atividade, realizarão uma pesquisa em dupla sobre os aspectos mais importantes sobre o contexto histórico da música de Zé Ramalho.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.7 Kb)   pdf (101.5 Kb)   docx (19.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com