TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Por:   •  13/8/2019  •  Trabalho acadêmico  •  491 Palavras (2 Páginas)  •  180 Visualizações

Página 1 de 2

Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Relatório de Estágio

Francielly Karla Dauzaker Fruto

Campo Grande

2017

O estágio obrigatório foi realizado na biblioteca da “Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul”. As 100 horas obrigatórias de estágio foram divididas e realizadas no período de 03 de julho a 28 de setembro de 2017.

Já havia sido informada pelas minhas colegas de curso que não havia muitas atividades que poderia fazer, mas esperava que, pelo menos, as tarefas estivessem relacionadas ao que foi estudado no nosso curso de bacharelado em Letras. Informaram-nos, na apresentação do plano de estágio, que poderíamos aplicar os conhecimentos do curso por meio de projetos que trariam benefício tanto para nós, alunos e estagiários, como para a própria organização concedente do estágio, no caso a “Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul”, em especial o setor de biblioteca.

Tinha expectativa de, com o estágio, ganhar experiência para o mercado de trabalho e, tendo contato com profissionais da área, saber mais sobre as oportunidades que o curso de bacharel em Letras poderia me oferecer no futuro. Além de colocar em prática as teorias que foram estudadas durante o curso, firmando o conhecimento e deixando projetos que, nos anos seguintes, pudessem continuar a ser desenvolvidos e melhorados.

A minha decepção com o estágio está principalmente no fato de que as atividades indicadas para que eu realizasse fugiram muito de qualquer disciplina ou teoria que estudei durante o curso.

A responsável pelo setor de biblioteca indicou atividades gerais, que um graduado em Letras não poderia, nem deveria executar, como: apontar lápis – atividade que render bolhas e machucados nas mãos das minhas colegas; recortar, montar e decorar enfeites para encostos de cadeiras – a responsável sugeriu que enfeitássemos a biblioteca para que se tornasse mais atrativa para crianças e jovens. O objetivo dessa última tarefa é interessante e importante, para que aumente o número de leitores e pessoas que frequentem a biblioteca e tenha contato com os livros.

Mesmo com a boa intenção, essas atividades foram totalmente diferentes do que foi proposto para nós, no início do ano. Esse tipo de função não precisa de nenhuma teoria. Assim, não precisaria necessariamente de um estagiário para realizar qualquer uma dessas tarefas: qualquer pessoa poderia apontar lápis e decorar a biblioteca.

Posso resumir todo o período de estágio com essas atividades. Em muitos dias fiquei sem nada para fazer, pois a responsável não indicava nada que deveria ajudar

Fiquei bastante insatisfeita com o que foi realizado. Não só porque as atividades não tinham relação com o curso de Letras, nem mesmo com a minha habilitação em Literatura, mas porque as tarefas eram vagas, sem nenhuma possibilidade de aprender e colocar em prática qualquer tipo de aprendizado. Além disso, como já disse, as atividades poderiam ser desempenhadas por qualquer pessoa, o que demonstra como o local não tinha nenhum tipo de função para estagiários de Letras. Por isso, não foi possível aplicar nenhuma teoria.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (51.7 Kb)   docx (7.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com