TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PORTIFÓLIO DA UTA ORGANIZAÇÃO ESCOLAR FASE II

Por:   •  5/7/2016  •  Artigo  •  2.726 Palavras (11 Páginas)  •  435 Visualizações

Página 1 de 11

CENTRO UNIVERSITÁRIO EDUCACIONAL UNINTER

ANDREA BATISTA DE SOUZA RU 947187 TURMA 2013/05

MARILENE GOMES FIGUEIREDO SILVA RU 422188 TURMA 2013/05

PORTIFÓLIO DA UTA ORGANIZAÇÃO ESCOLAR FASE II

ILHABELA

2016

CENTRO UNIVERSITÁRIO EDUCACIONAL UNINTER

ANDREA BATISTA DE SOUZA RU 947187 TURMA 2013/05

MARILENE GOMES FIGUEIREDO SILVA RU 422188 TURMA 2013/05

PORTIFÓLIO DA UTA ORGANIZAÇÃO ESCOLAR FASE II

Resenha do livro O pedagogo e a organização do trabalho pedagógico, apresentado a UTA Organização Escolar fase II no curso de licenciatura em Pedagogia

Tutora: Elisabete Martarelli

Cidade: Ilhabela - SP

ILHABELA

2016

SUMÁRIO

  1. INTRODUÇÃO................................................................................................4
  2. O PEDAGOGO E A ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO........6
  3. CONSIDERAÇÕES FINAIS..........................................................................12

  1. INTRODUÇÃO

Este relatório é uma resenha do livro O pedagogo e a organização do trabalho pedagógico, do autor Marcos Aurélio Silva Soares, editora Intersaberes, Curitiba, 2014. Da UTA Organização Escolar fase II. O que é uma resenha? Resenha é um texto em forma de síntese sobre um determinado fato cultural, que pode ser um livro, um filme, peças teatrais, etc. Para fazer uma resenha é preciso ler o livro e em seguida resumi-lo, tirar as principais ideias. A resenha pode ser descritiva ou crítica. A descritiva apenas narra os fatos como aconteceram e a crítica é embutir a sua opinião sobre o assunto.

Neste livro, o autor apresenta elementos que possibilitam a reflexão do pedagogo, do professor e dos trabalhadores em educação a respeito da forma da organização do trabalho pedagógico, desenvolvidas nas escolas públicas e privadas, porém, como o ensino público domina em quantidade de oferta das matriculas da educação básica, os debates e reflexões se darão mais em torno dele.

O objetivo inicial é o de possibilitar debates e reflexão sobre como o ensino vem sendo organizado pelos profissionais que trabalham na educação, principalmente a pública, e consequentemente provocar inquietações e rupturas de práticas inadequadas.

Sendo que descreve alguns dos princípios fundamentais da legislação educacional. Tais fundamentos são indispensáveis para que a organização do trabalho pedagógico obedeça aos parâmetros estabelecidos legalmente.

Também busca promover um debate acerca da gestão democrática, que deve indicar a ação de todos os profissionais que trabalham na escola, levando os alunos a compreender esses tipos de gestão, bem como relacioná-las com as relações que são constituídas no interior da escola. Também aborda a função da escola, relacionando-a com a formação da cidadania, a busca de uma educação de qualidade e da formação de cidadãos atuantes, críticos e reflexivos.

Na gestão democrática a ação do pedagogo e quais procedimentos deveriam ser adotados pelo profissional nos diversos mecanismos de ação coletiva no interior da escola como: associação de pais, grêmio estudantil, conselho escolar e reunião pedagógica e de pais e traz reflexões sobre as diferentes formas de organização do ensino na educação básica descritas pela lei n°9.394, de 20 de Dezembro de 1996 (Brasil, 1996), as quais são apresentadas em seu art. 23, que aponta os principais tipos de organização curricular, como séries, ciclos, complexos temáticos, temas geradores e organização por projetos.

  1. O PEDAGOGO E A ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO

           Ao nos remetermos ao ambiente escolar, um dos profissionais que tomam a frente de inúmeras situações ocorridas no dia a dia educacional é, sem dúvida, o pedagogo. É por essa dimensão, que encontraremos, ao longo de nossos estudos, questionamentos pertinentes aos fundamentos legais e teóricos da organização do trabalho pedagógico da escola, explorando a Constituição Federal, a Lei de Diretrizes e Bases, bem como a gestão democrática e a organização de vários aspectos da escola.

Na escola todas as ações dos profissionais devem ser pautadas pela clareza de objetivos a que se propõem e encaminhada de tal forma que seja possível atingir tal finalidade de desenvolver uma atividade intencional. Nesta perspectiva podemos afirmar que o principio que deve nortear a organização de todo trabalho pedagógico desenvolvido pelas escolas é de fato, o trabalho.

Entretanto, para que a escola possa cumprir a sua função não basta realizá-la tendo como pressuposto o princípio do trabalho, cabe a ela o seu aprimoramento, pois lhe é destinado o desenvolvimento do trabalho educativo, ou seja, por meio de atividades intencionais permitindo ao ser humano o acesso à cultura acumulada historicamente, como meio de produção de sua própria cultura.

Cabe à escola no momento de elaboração do seu PPP, a escolha de elementos culturais que serão priorizados para cada etapa do trabalho desenvolvido no ambiente escolar e, consequentemente, qual a melhor forma de fazê-lo. Para isso é fundamental que os profissionais que ali trabalham possam refletir sobre todas as ações realizadas e a entender que os passos trilhados possuem um objetivo a ser alcançado. Sendo assim a escola deve ver com clareza o projeto de sociedade que pretende construir ao realizar a elaboração do PPP.

          E preciso que a escola organize metodologias que possibilitem a assimilação do conteúdo ensinado. Como já sabemos os alunos não aprendem todos da mesma forma é necessário que os profissionais da educação tenham uma constante readequação das formas de trabalhar o mesmo conteúdo, com vistas a atingir o seu objetivo principal: conseguir que o aluno aprenda aquilo que está sendo ensinado.

           E importante destacar que os princípios definidos pela coletividade da escola devem demarcar aquilo que de fato seja o conjunto de crenças do grupo, pois se você comunga de uma determinada concepção de vida, esta deve estar presente em todos os momentos. Pois suas ações diárias perante seus pares e alunos estarão comprovando-as.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19 Kb)   pdf (127.1 Kb)   docx (18.1 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com