TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO DE INTEGRAÇÃO ENTRE A ESCOLA E A COMUNIDADE

Por:   •  8/2/2017  •  Trabalho acadêmico  •  3.187 Palavras (13 Páginas)  •  748 Visualizações

Página 1 de 13

[pic 1]

LICENCIATURA EM LETRAS PORTUGUES/ESPANHOL

PRÁTICA DE ENSINO: INTEGRAÇÃO ESCOLA X COMUNIDADE (PE: IEC)

POSTAGEM 2: ATIVIDADE 2

PROJETO DE INTEGRAÇÃO ENTRE A ESCOLA E A COMUNIDADE

KÁTIA LOPES RA 1434191

POLO ALTA FLORESTA - MT

2016

KÁTIA LOPES RA 1434191

PROJETO DE INTEGRAÇÃO ENTRE A ESCOLA E A COMUNIDADE

Trabalho apresentado à Universidade Paulista – UNIP INTERATIVA, referente ao curso de graduação em Licenciatura em Letras Português/Espanhol como um dos requisitos para a avaliação na disciplina de Prática de Ensino: Integração Escola x Comunidade (PE: IEC), sob a orientação da Professora: Raquel.

                                         POLO ALTA FLORESTA – MT   

                                                               2016

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO----------------------------------------------------------------------------3

2. OBJETIVOS -------------------------------------------------------------------------------5

  1. Objetivo geral -----------------------------------------------------------------------5
  2. Objetivos específicos -------------------------------------------------------------5
  1. JUSTIFICATIVA -------------------------------------------------------------------------6

4.Desenvolvimento-------------------------------------------------------------8

5. RESULTADOS E DISCUSSÕES ----------------------------------------------------13

6. CONSIDERAÇÕES FINAIS -----------------------------------------------------------14

REFERÊNCIAS -----------------------------------------------------------------------------15


  1. Introdução                                                                                                                   A leitura literária, como produção humana, está intrinsicamente ligada a vida social. O entendimento do que seja o produto literário está sujeito a modificações históricas, portanto não pode ser apreensível somente em sua constituição, mas em suas relações dialógicas com outros textos e sua articulação em outros campos: o contexto de produção, a crítica literária.

        Dentro de um ambiente escolar, o professor ao lidar com a leitura literária, precisa tomar conhecimento da realidade sociocultural dos educandos e, então inicialmente, apresentar-lhes textos que atendam a este universo. Em questões que envolvem ensino-aprendizagem de leitura é algo instigante e indispensável, já que os primeiros anos da vida escolar do educando são dedicados ao aprendizado da leitura.

        Formar, por meio da leitura crítica e engajada, indivíduos que questionem a realidade, buscando, assim, transformar a sociedade num ambiente mais justo, vem despontando como um desafio e algo extremamente desejável por parte de professores e educadores. Os Parâmetros Curriculares Nacionais (1998, p.70), elaborados para orientar a prática pedagógica, destacam como um dos objetivos das atividades de leitura justamente a formação do leitor competente, ou seja, aquele que “é capaz de ler nas entrelinhas identificando, a partir do que está escrito, elementos implícitos, estabelecendo relações entre o texto e seus conhecimentos prévios ou entre o texto e outros textos já lidos”.

        No que diz respeito à leitura literária, experiência evidencia desenvolver em educandos capacidades leitoras que extrapolem os limites da simples periodização dos estilos de época e da caracterização dos seus principais autores. Também é papel do professor ensiná-los a centrar suas atenções na constituição do texto, pois, conforme assegura Lajolo (1982, 95), o texto literário é um excelente meio de contato com a pluralidade de significações que a língua assume em seu máximo grau de efeito estético.

        Na formação de novos leitores é fundamental que o professor selecione não apenas obras canômicas da literatura para o trabalho em sala de aula, mas que tenha senso estético aguçado e perceba que a diversidade de leituras pode suscitar a busca de autores consagrados da literatura de obras clássicas. O professor precisa ler muito para os educandos, ler com eles, saber ouvir a leitura, ainda que tímida e descompassada. Rodas de leitura, peças teatrais, reconto, é fundamental no desenvolvimento do ser humano, e a escola possui um papel importante na promoção do hábito da leitura.

Nesse contexto, o texto literário nos apresenta como opção de proposta de trabalho, pautado em objetivos previamente esquematizados, em ações planejadas e avaliadas quanto ao processo de aplicações de novas estratégias leitoras e quanto ao produto final esperado. Buscar auxiliar a formação dos educandos no processo ensino aprendizagem, tornando-os leitores e produtores proficientes de texto. Cabe ao professor de Língua Portuguesa contemplar em suas aulas a leitura e a escrita de gêneros literários diversificados, pois, acredita-se ser esse o seu papel, já que ele costuma ser visto como mediador do conhecimento no processo ensino-aprendizagem.

        Para tal, urge que se desenvolvam técnicas e estratégias cada vez mais avançadas de cobrança da leitura/escrita dos gêneros textuais nas escolas, bem como que se exija do professor uma postura educadora que vise o crescimento intelectual e pessoal do educando.

        Diante disso, torna-se necessário a promoção da leitura literária como forma integradora entre a escola e a comunidade. Essa integração permite desenvolver a motivação pela leitura, não só dos educandos, mas também de seus pais.

2.OBJETIVO                                                                                                    

2.1 OBJETIVO GERAL

Promover a leitura literária como forma integradora entre a Escola e a Comunidade.

2.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS
  • Elaborar um diagnóstico sobre a realidade da Escola e da comunidade escolar com relação à leitura;
  • Selecionar obras literárias de interesse dos educandos e da comunidade escolar;
  • Desenvolver ações diversas na integração que possibilite o acesso de todos na formação de leitores;
  • Orientar os pais para que tenham atitudes de incentivo e contribuição com prática da leitura dos seus filhos.

                                                                                                                              3.Justificativa

Este projeto de promoção da leitura literária surgiu da necessidade de integração entre a escola e a comunidade escolar. Nesse sentido, a metodologia que será adotada transformará a escola num espaço de leitura e de construção do conhecimento com toda a comunidade.

        Diante disso, acreditamos que a educação é concebida em forma de aprendizagem em que todos estão engajados na descoberta e elaboração do conhecimento. A escola tem o papel de orientar o educando e a comunidade escolar na seleção e no processamento crítico das informações.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.4 Kb)   pdf (232 Kb)   docx (763.8 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com