TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO DE INTEGRAÇÃO ENTRE A ESCOLA E A COMUNIDADE

Por:   •  8/7/2018  •  Trabalho acadêmico  •  4.592 Palavras (19 Páginas)  •  238 Visualizações

Página 1 de 19

[pic 1]

LICENCIATURA EM LETRAS PORTUGUÊS

PRÁTICA DE ENSINO: INTEGRAÇÃO ESCOLA X COMUNIDADE (PE:IEC)

POSTAGEM 3: EXAME ( ATIVIDADE 1 + ATIVDADE 2)

RELATÓRIO DE CARACTERIZAÇÃO DA ESCOLA E DA COMUNIDADE + PROJETO DE INTEGRAÇÃO ENTRE A ESCOLA E A COMUNIDADE

MARIA CACILDA DO NASCIMENTO – RA – 1323432

POLO: SÃO JOÃO DEL REI – MG

2017

[pic 2]

UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP

CURSO DE: LETRAS PORTUGUÊS

POSTAGEM I – ATIVIDADE I

NOME: MARIA CACILDA DO NASCIMENTO – RA:1323432

DISCIPLINA: Prática de Ensino: Integração Escola – Comunidade

TÍTULO: 1- Caracterização de uma Unidade Escolar

1.2- Caracterização da comunidade em que a Escola se insere

LOCAL: SÃO JOÃO DEL REI – MG

2017

Prática de Ensino: Integração Escola - Comunidade

  1. Caracterização de uma Unidade Escolar

        A Escola Estadual “Sousa Leite” está localizada à Rua Professor José Maria de Paiva Oliveira, n.º 50, centro, Madre de Deus de Minas, CGC 19.706.274/0001-29, TIPOLOGIA R.O.3.5.B.2. Tel (32) 33381388.

        O estabelecimento foi criado pela Lei Estadual n.º 3941, de 24 de dezembro de 1965, publicada no Minas Gerais de 25 de dezembro de l965, com a denominação de Ginásio Estadual de “Madre de Deus de Minas”.

        Foi instalada em 29 de janeiro de 1966, tendo sido autorizado o seu funcionamento pela portaria n.º 130, publicada no Minas Gerais de 25 de março de 1966. De acordo com a Lei 5700 de 3/6/1971 passou denominar-se Escola Estadual “Sousa Leite”.

        O Decreto Estadual n.º 26.626, de 12 de março de 1987, criou no estabelecimento, o Ensino de 2º Grau sem habilitação profissional.

        Pela portaria SEE n.º 1262/87, publicada no Minas Gerais de 14 de março de 1987, foi autorizado o funcionamento do Ensino de 2º Grau, sem habilitação profissional, hoje, Ensino Médio.

A escola é bem localizada, no centro da cidade, a qual facilita o acesso, como é a única escola estadual que oferece os anos finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio atende toda a clientela do município.

        

Modalidades de Ensino oferecidos:

- Ensino Fundamental ( anos finais);

- Educação de Jovens e Adultos (EJA);

- Ensino Médio.

Análise Crítica do Ambiente Físico

A escola é bem localizada ao centro da cidade a qual facilita o acesso da clientela local, sendo a única escola Estadual que atende os anos finais do ensino fundamental e ensino médio, portanto, essa escola atende toda a clientela que reside dentro de seu perímetro urbano e zona rural.

O espaço físico da escola é precário, pois a escola foi adaptada em uma casa antiga do município, portanto as salas de aulas são pequenas, portanto sua infraestrutura não sendo adequadas à sua proposta pedagógica.

O número de alunos ultrapassa ao seu espaço físico, pois, tendo de conter no máximo 28 a 30 alunos em sala de aula, o pátio já é integrada uma pequena quadra de esporte inacabada onde os alunos ficam durante o intervalo da merenda.

A escola não consta com uma biblioteca isolada, pois essa funciona junto com a sala de professores, portanto é um pouco tumultuada não tendo espaço para os alunos pesquisarem com calma, os alunos tem que pegar os livros e voltarem para sala de aula. O servidor responsável pelo funcionamento da Biblioteca será o Professor para o Ensino do Uso da Biblioteca e/ou o Assistente Técnico da Educação Básica e terá as funções inerentes ao seu cargo. A Biblioteca funcionará em horários paralelos aos do funcionamento dos turnos.  Todo o acervo da Biblioteca será  catalogado e registrado em livro próprio.O empréstimo de obras da Biblioteca será efetivado sob as seguintes condições:

I - o aluno ou servidor da Escola terá direito à pesquisa na Biblioteca e poderá retirar obras da mesma, se necessário for.

A Escola Estadual “Sousa Leite” conta com um Laboratório de Informática que visa propiciar a experimentação e difusão de propostas sobre a utilização da tecnologia computacional, com o objetivo de aprimorar a prática educativa e qualidade de ensino através de Informática Educativa, formação de recursos humanos e preparação para o trabalho.

 O Laboratório de Informática pretende ainda:

a) propiciar condições de utilização do computador como instrumento pedagógico que favoreça maior participação do aluno na formação do próprio conhecimento;

b) proporcionar a oportunidade de apropriação crítica e criativa da tecnologia computacional, no processo de produção pedagógica; uma vez que a Escola tem o espaço físico precário, o laboratório funciona em espaço cedido pela Prefeitura Municipal através de parceria. 

 O Laboratório de Ciências da Natureza e suas Tecnologias têm por objetivo estimular o conhecimento científico, através do desenvolvimento de práticas acerca do conteúdo teórico desenvolvido; em razão da precariedade do nosso espaço físico, o laboratório encontra-se desmontado.

 Os professores proporcionarão visitas através a laboratório, para suprir esta deficiência, quando os alunos poderão identificar variáveis relevantes e selecionar os procedimentos necessários para a produção, análise e interpretação de resultados de processos ou experimentos científicos e tecnológicos.

Respeitadas às disposições e normas legais, a Escola fará seu trabalho, buscando sempre na comunidade e fora dela, parcerias diversas, sejam ajudas financeiras, intercâmbios pedagógicos, prestação de serviços voluntários e ações diversas que beneficiem a Projeto Político Pedagógico da Escola (PPP).

As medidas para a execução e o funcionamento dos convênios, serviços voluntários e parcerias serão definidas nos documentos próprios que forem necessários de acordo com a legislação vigente.

Características da gestão escolar:

A elaboração da proposta pedagógica e do regimento escolar da Escola Estadual “Sousa Leite” teve a participação da comunidade, professores e demais funcionários da escola e com a aprovação do colegiado escolar.

 São Instituições Escolares do estabelecimento:

I - Caixa Escolar

II - Colegiado

...

Baixar como (para membros premium)  txt (31.4 Kb)   pdf (482.8 Kb)   docx (343.8 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com