TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA

Por:   •  11/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.124 Palavras (5 Páginas)  •  826 Visualizações

Página 1 de 5

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA

SETOR DE CIÊNCIAS HUMANAS LETRAS E ARTES

DEPARTAMENTO DE LETRAS VERNÁCULAS

THAIS DE FÁTIMA SCHEFFER

PROJETO DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA

CERRO AZUL

ABRIL/2014

THAIS DE FÁTIMA SCHEFFER

PROJETO DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA

Projeto apresentado à disciplina de Prática III:

Discussão de documentos oficiais norteadores da formação e da atuação de professores de Língua portuguesa, de responsabilidade da professora Ms. Jaqueline A. S. Dutra, como requisito para avaliação e conclusão da disciplina.

                                                    CERRO AZUL

ABRIL/2014

RESUMO

Este trabalho tem como objetivo ajudar alunos com dificuldade de domínio de leitura e escrita. Tomou-se como referencial teórico as PCNs e DCEs. Os procedimentos metodológicos foram o acesso as mais variadas formas de escrita, proporcionando ao aluno a base necessária para melhorar sua interpretação textual e domínio da escrita. A partir de fundamentos teóricos fundamentados pelo corpo docente da instituição e dos estudos realizados pelos mesmos com a classe citada no projeto, verificou-se a importância da realização de tal trabalho, já que os mesmos apresentavam grande dificuldade perante as atividades a eles propostas.

Palavras-Chaves: Aluno. Dificuldade. Aprendizagem. Leitura. Escrita.

DADOS DE IDENTIFICAÇÃO

Nome: Thais De Fátima Scheffer

Curso: Letras Português/Espanhol

Disciplina: Pratica Pedagógica

Público objetivo da intervenção: Alunos do 6º ano.

TEMA: LEITURA, ESCRITA E INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS.

PROJETO DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA

JUSTIFICATIVA

Diante da situação presenciada em sala de aula, observamos dificuldades nos alunos do 6º ano, dentre elas: autonomia, leitura, escrita e interpretação de textos, sendo assim necessário a elaboração desse projeto, que tem como objetivo desenvolver uma aprendizagem significativa no letramento de ambos.

Serão trabalhadas atividades com métodos lúdicos, e recursos expressivos para que possamos obter um resultado eficaz de modo que o domínio da leitura e da escrita possa ser compreendida como contato com o mundo, o domínio de tal é o foco central desse projeto.

SITUAÇÃO PROBLEMA

Dominar a prática da leitura e escrita permite ao individuo desenvolver conceitos e competências funcionais no ambiente em que vive e com as pessoas que se relacionam. Garantir que a criança aprenda a ler e escrever assim que entram na escola é o objetivo de todo         o educador, no entanto isso tem se tornado cada vez mais um grande desafio. O que nos leva a questionar:

*Por que muitos alunos chegam ao ensino médio sem saber dominar a leitura e escrita?

*De que forma a produção textual influencia em tal aprendizado?

*Como o educador deve intervir em tal processo?

OBJETIVOS ESPECIFICOS

*Adquirir competência na leitura e escrita;

*Autonomia para a produção dos mais variados gêneros textuais;

*Dominar a boa ortografia;

*Competência na interpretação de gêneros;

FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

É através da leitura e da escrita que o homem conseguiu estreitar laços com seus semelhantes, resolver conflitos, e se organizar politicamente.  A busca pelo conhecimento vem desde os primórdios da civilização onde o homem busca habilidades para tornar sua vida mais útil perante a sociedade. Nesse contexto surge a escrita e a leitura como imanentes à própria historia da civilização.

Com o desenvolvimento da linguagem, a escrita aperfeiçoou-se a ponto de ser imprescindível à sua própria existência. A busca pelo conhecimento tornou-se incessável pelo homem, e podemos afirmar que quando mais cedo se iniciar, mais cedo germinará bons resultados. Ou seja, é ainda na infância que se deve despertar para o mundo da simbologia, o mundo da leitura.

Segundo Bárbara Vasconcelos De Carvalho:

“O conto infantil é uma chave mágica que abre as portas da inteligência e da sensibilidade da criança, para sua formação integral. O que fez de Andersen o grande escritor universal e imortal foram as estórias ouvidas quando criança.”

Em outras palavras a imaginação humana é fundamental para a construção do conhecimento, dai a importância de introduzir a leitura ainda na infância, para que não se tenha os mesmos problemas que enfrentamos hoje com alunos no ensino médio que sequer dominam a interpretação textual. O compromisso da escola deve ser ensinar o aluno a ler para que ele possa “tomar conhecimento e usufruir da riqueza histórica construída e transmitida pelos homens de todos os tempos” (LUCKESI, 1987, P121).

Oportuna a citação:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.9 Kb)   pdf (106 Kb)   docx (13.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com