TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Leitura e Literatura no Ensino Médio

Por:   •  9/11/2016  •  Monografia  •  6.768 Palavras (28 Páginas)  •  537 Visualizações

Página 1 de 28

INTRODUÇÃO

        A busca pela informação e pelo conhecimento tem sido um processo contínuo desde o início da civilização, pois há uma percepção de que sem esses recursos o indivíduo ficaria excluído socialmente.

        Nesse trabalho, procurou-se abordar os principais elementos que envolvem a prática da leitura, e sua importância na vida do educando do Ensino Médio.

        Considerando que na atual conjuntura social os alunos estão distantes da leitura efetiva e envolvidos pela praticidade, pela comodidade, o que em nada beneficia no processo de aprendizagem, na formação de habilidades em analisar, refletir e criticar, bem como não auxilia na formação da capacidade de interpretar, inferir e produzir.

        O estudo aborda a necessidade em incitar do aluno o interesse pela leitura e incutir nesse o hábito dessa prática tão antiga, valorizada e necessária, pois por dela é que se desenvolve o pensar crítico, o interpretar analítico, o vocabulário e o conhecimento de mundo.

        Assim, o primeiro capítulo desse estudo visa mostrar o que é a leitura e como essa ocorre no Ensino Médio, evidenciando o processo que o educando utiliza para realizá-la.

        No segundo capítulo, é abordado o que é literatura, qual a sua finalidade no Ensino Médio, os principais obstáculos enfrentados por professores e alunos para trabalharem a disciplina em sala de aula, e o papel do professor como intermediário e incentivador entre o aluno e a leitura.

O terceiro capítulo enfatiza os benefícios da prática da leitura para o educando, e evidencia como a leitura contribui positivamente para o desenvolvimento da escrita.

        

         

O QUE É LEITURA E LITERATURA?

2 O QUE É LEITURA.

        Ler é uma atividade ampla e complexa, pois envolve conhecimentos semânticos, gramaticais, culturais e ideológicos. É um processo de descoberta e assimilação de experiências e reflexões, mais que a decodificação de palavras, a leitura é uma interação entre o leitor e o texto. O ato de ler, além de interpretação dos símbolos gráficos requer também uma capacidade de interpretação do que foi lido, é um processo contínuo de compreensão das diversas formas de expressão através dos vários tipos de linguagens, ao desenvolver o hábito da leitura o indivíduo torna-se um leitor crítico, capaz de entender e formar um conceito próprio de interpretação da leitura.

        A cada texto lido, a cada imagem interpretada, a cada reflexão feita, o sujeito leitor vai, gradativamente, ampliando o seu conhecimento e percebendo que possui um conhecimento prévio que o auxilia em leituras posteriores.

        Segundo Maria Helena Martins (1982, p. 31), existe muitas concepções de leitura, mas que pode se restringir a duas caracterizações:

“(...) 1) Como uma decodificação mecânica de signos lingüísticos, por meio de aprendizado estabelecido a partir do condicionamento estímulo-resposta (perspectiva behavorista-skinneriana);

2) Como um processo de compreensão abrangente, cuja dinâmica envolve componentes sensoriais, emocionais, intelectuais, fisiológicos, neurológicos, bem como cul-turais, econômicos e políticos (perspectiva cognitivo-sociológica)”.

        Vale, aqui, considerar a questão da leitura como uma ação que abrange também elementos não verbais, pois ao analisar uma obra de arte, por exemplo, a pessoa faz uso de uma análise, de reflexão, de interpretação.

        Esse tipo de leitura, também é fundamental para o desenvolvimento intelectual e cultural das pessoas, principalmente de educandos, que se encontram em pleno processo de aprendizagem.

        Por isso, uma das principais funções da escola é formar sujeitos sociais leitores da realidade em que se integram, tornando-os cidadãos informados, participativos e críticos no meio social. Entretanto, o que se percebe, já há algum tempo, é que os alunos que chegam ao ensino médio apresentam imensas dificuldades relacionadas à leitura e interpretação de texto, e a abordagem tradicional que se da à leitura é uma das causas que justificam essa dificuldade dos alunos. Percebe-se ainda um desinteresse pelo ato da leitura, esse fator pode ser justificado pela falta de preparo que os alunos têm em relação à leitura, por falta de estímulo, e por alunos desconhecerem os benefícios da prática da leitura, frisando que a dificuldade acaba levando ao desinteresse, e por vezes, quando o sujeito leitor assume não gostar de ler, pode na verdade, estar mascarando a dificuldade que tem em relação a essa prática.

        Deve-se ainda, levar em consideração a realidade atual em que os educandos estão inseridos. Uma realidade que presa pela rapidez e economia. As conversas são carregadas de gírias, que possuem toda uma idéia e significados diversos, os diálogos, pela internet são abreviados, as propagandas privilegiam a imagem e usam de pouco vocabulário, os resumos de obras são cada vez mais acessíveis. Os entretenimentos são cada vez mais atrativos.

        Inúmeras características e verdades que conferem à leitura uma prática desinteressante e cansativa.

        Nesse contexto, as perguntas pertinentes e plausíveis são: O que é que leitura? O que é de fato literatura? Qual a importância da literatura na vida escolar e social de cada indivíduo? Como fazer para incentivar o aluno do ensino médio a ler os clássicos literários, principalmente, os da Literatura Brasileira?

        Na opinião de Maria Helena Martins (2004, p. 07),

“o ato de ler é usualmente relacionado com a escrita, e o leitor visto como decodificador da letra. Mas ler, vai além de decodificar palavras e símbolos linguísticos, ler requer atenção, interação entre leitor e texto, entender o sentido das palavras, compreender, relacionar e deter para si o que for mais relevante.”

        Portanto, para se ler bem e entender o que o autor quis realmente nos transmitir, é necessário que haja uma maturidade literária, uma melhor capacidade de interpretação; essa capacidade está associada a conhecimentos prévios que se tem armazenado no cérebro e que se é capaz de usar no ato da leitura. Ler bem, se consiste numa concepção de leitura que envolve interação entre o conhecimento prévio do aluno e o que é produzido a partir das articulações das ideias, em que o aluno descobre que além da interpretação de palavras, a leitura proporciona uma nova descoberta em cada linguagem e um novo sentido à vida.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (40.9 Kb)   pdf (229.8 Kb)   docx (27.8 Kb)  
Continuar por mais 27 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com