TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Arte Literatura na Ed Infantil

Por:   •  5/12/2020  •  Trabalho acadêmico  •  3.206 Palavras (13 Páginas)  •  205 Visualizações

Página 1 de 13

[pic 1][pic 2]

 [pic 3]

KARINE DA SILVA ALVES

A IMPORTÂNCIA DA ARTE E DA LITERATURA INFANTIL NO AMBIENTE ESCOLAR

[pic 4]

[pic 5]

KARINE DA SILVA ALVES

A IMPORTÂNCIA DA ARTE E DA LITERATURA INFANTIL NO AMBIENTE ESCOLAR

Produção textual apresentada para as disciplinas de Educação e Artes; Letramentos e Alfabetização; Literatura Infantojuvenil; Ludicidade e Educação; Práticas Pedagógicas em Pedagogia: Práticas de Alfabetização e Letramento; Estágio Curricular em Pedagogia I: Educação Infantil do curso de Licenciatura em Pedagogia.

Diamantina

2020


SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO        4

2. A IMPORTÂNCIA DA ARTE E DA LITERATURA INFANTIL NO AMBIENTE ESCOLAR        5

3. PROPOSTA DIDÁTICA        9

4. CONCLUSÃO        15

5. REFERÊNCIAS        16

1. INTRODUÇÃO

O processo de alfabetização e letramento nos anos iniciais do ensino fundamental envolvem uma gama de elementos que devem ser considerados e bem relacionados no contexto escolar para que possibilite ao aluno desenvolver-se de forma gradual e significativa. Dessa forma, é necessário ao professor abrir-se para novas possibilidades e enxergar com clareza os elementos que podem ser associados à sua prática e podem contribuir para este fim.

No que tange ao ensino de arte e literatura, faz se necessário repensar e buscar práticas metodológicas de ensino que contribuam para a formação integral do estudante instigando-o a reconhecer e a valorizar elementos culturais intrínsecos na sua vida cotidiana. Nesta perspectiva, o ensino de arte e literatura na escola surge não somente como componentes essenciais na construção de saberes, mas também como práticas essenciais para o processo de alfabetização e letramento.

Neste contexto, a apropriação do ensino de arte e literatura pelo professor deve partir de uma demanda interdisciplinar que corrobore nas práticas pedagógicas e favoreça a compreensão do aluno. Quando atreladas a outras disciplinas e desenvolvidas em caráter interdisciplinar, o ensino de arte e cultura promove ao aluno um saber amplo. A ludicidade se instabiliza neste contexto como essencial para que o ensino de artes e literatura se concretizem. Através de atividades lúdicas o aluno poderá liberar a sua imaginação e apropriar-se dela para entender e criar tanto no contexto artístico quanto literário. Tais eventos podem proporcioná-lo a exploração por completo do conteúdo trabalhado pelo professor e consequentemente instigá-lo a apropriação da leitura e escrita, bem como adentrar no universo descrito no gênero textual trabalhado ou mesmo nas expressões artísticas exploradas neste âmbito.

Pensando nisso, o presente trabalho visa discutir as relações entre arte e cultura e como essas disciplinas podem ser exploradas no ambiente escolar como meio de propiciar ao aluno novos saberes enquanto desenvolve capacidades múltiplas. Além disso, propõe-se discutir-se e apresentar ideias relativas ao trabalho do professor com o intuito de contribuir para que se estabeleça uma nova percepção do ensino dessas disciplinas como algo necessário, tendo em vista uma proposta interdisciplinar que forneça meios para o desenvolvimento integral do estudante.

2. A IMPORTÂNCIA DA ARTE E DA LITERATURA INFANTIL NO AMBIENTE ESCOLAR

A literatura e a arte constituem-se importantes mecanismos de acesso à cultura para o cidadão. A apropriação destes saberes possibilita o incentivo à leitura e a apreciação artística sendo importantes elementos formadores de conhecimentos significativos bem como uma porta aberta aos elementos culturais engendrados na sociedade atual. Diante disto, oportunizar as crianças desde a educação infantil o acesso a arte e a literatura desde a infância, surge como essenciais para a apropriação de saberes culturais e desenvolvimento integral do cidadão.

A literatura e a arte são formas de viajar, seja pela leitura ou pelas artes visuais os alunos imergem nas diversidades culturais apropriando-se das formas de expressões humanas. Não se trata apenas de entreter, brincar ou inventar, mas uma forma de conhecer elementos da nossa cultura, liberar a imaginação e buscar desenvolver habilidades sensoriais para a construção de novos saberes e abrir-se para uma postura mais crítica e reflexiva pautado no conhecimento adquirido e na sensibilidade para perceber o novo.

Ferraz e Fusari (2009) trazem colocações importantes acerca da arte ao afirmar que:

 É fundamental entender que a arte se constitui de modos específicos de manifestação da atividade criativa dos seres humanos, ao interagirem com o mundo em que vivem, ao se reconhecerem, e ao conhecê-lo. Em outras palavras, o valor da arte está em ser um meio pelo qual as pessoas expressam, representam e comunicam conhecimentos e experiências. A atividade de desenhar para as crianças, por exemplo, é muito importante, pois favorece a sua expressão e representação do mundo. (FERRAZ e FUSARI, 2009, p.18).

No que diz respeito a literatura, ambas se correlacionam ao se apresentarem como atividade criativa humana bem como a expressividade. De igual modo, a literatura constitui-se a própria arte, tendo esta um carácter assertivo ao que se refere a literatura infantil, por apresentar muitas vezes em um mesmo contexto o texto literário e / ou imagético, propiciando ao aluno um despertar de emoções. Postulam-se assim como objetos de expressividade, representatividade e comunicação levando a criança a participar de efetivamente do mundo físico e do “universo criado” onde ela pode inventar e reinventar situações diversas integrando um mundo de experiências enquanto se apropria de elementos culturais diversos.

Para Regina Zilberman (2004), o trabalho com literatura infantil:

(...) desemboca num exercício de hermenêutica, uma vez que é mister da relevância ao processo de compreensão, pois é esta que complementa a recepção, na medida em que não apenas evidencia a captação de um sentido, mas as relações que existem entre a significação e a situação atual e histórica do leitor.

Neste ponto, o trabalho com a arte e a literatura não pode ficar preso a ensino tradicional ou mesmo a realização de apresentações escolares com objetivos meramente cívicos ou apresentações culturais. A apropriação destas disciplinas precisa esta interligadas com o conteúdo do professor, devem utilizar-se de estratégias diversas para fornecer aos alunos fomentos necessários para que a arte e a literatura sejam tomadas como elementos de aprendizagem contínua.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.6 Kb)   pdf (771.5 Kb)   docx (1.3 Mb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com