TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

LEITURA E LITERATURA: ASPECTOS CULTURAIS E IMPORTÂNCIA NA FORMAÇAO DO ESTUDANTE

Por:   •  20/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  5.902 Palavras (24 Páginas)  •  492 Visualizações

Página 1 de 24

LEITURA E LITERATURA: ASPECTOS CULTURAIS E IMPORTÂNCIA NA FORMAÇAO DO ESTUDANTE

READING AND LITERATURE: CULTURAL ASPECTS AND IMPORTANCE IN TRAINING STUDENT

Lidiane Rodrigues Goulart

Pós - graduação em Metodologia do Ensino da Língua Portuguesa e Literatura Brasileira pelo Instituto Coimbra

lidianegoulart@hotmail.com

RESUMO

O presente artigo irá discorrer sobre a importância da leitura e literatura na vida do estudante, que o hábito de leitura auxilia no desenvolvimento do senso crítico e na compreensão do mundo e a literatura o auxilia no estímulo da imaginação. Além disso, o texto defende que através da leitura, testamos os nossos próprios valores e experiências com as dos outros. No final de cada leitura ficamos enriquecidos com novas experiências e novas ideias. A leitura favorece o desenvolvimento do raciocínio e aumenta a capacidade de interpretação e compreensão dos variados textos que encontramos em nosso dia-a-dia.

        

Palavras-chave: Leitura, Literatura, estudante, educador, senso crítico.

ABSTRACT

This article will discuss the importance of reading and literature student life, the habit of reading aids in the development of critical thinking and understanding of the world and literature to help stimulate the imagination. In addition, the text states that through the reading test our own values ​​and experiences with the other. At the end of each reading we were enriched with new experiences and new ideas. Reading fosters the development of reasoning and increases the ability of interpretation and understanding of the various texts we encounter in our day-to-day.

Keywords: Reading, Literature, student, educator, critical sense.

INTRODUÇÃO

A escolha do tema ocorre porque a leitura e a literatura são elementos de suma importância na formação dos estudantes, principalmente, na primeira fase do Ensino Fundamental, onde se solidifica as noções básicas do estudo, do preparo dele como ser planetário, visionário.

Durante a análise deste texto pode-se observar que a Leitura é condição essencial para que o aluno possa compreender o mundo, os outros, suas próprias experiências e a necessidade de inserir-se no mundo da escrita, torna-se imperativo desenvolver no aluno a capacidade da leitura e fazê-lo ir além da simples decodificação de palavras.

 Ler é como viajar por outros mundos é conhecer novas realidades, é aprender mais sobre a vida, muitas vezes, ler é uma grande aventura, onde o aluno se diverte, emociona e aprende, além de tirar informações importantes para sua vida diária.

A leitura permite a interpretação coerente do texto, permitem a resolução das atividades com mais compreensão e coesão.

A leitura é uma atividade extremamente importante para o homem civilizado. Ela pode atender a finalidades diferentes.

É uma atividade básica na formação cultural da pessoa. Além disso, é uma excelente atividade de lazer.

Ler é uma das competências mais importantes a serem trabalhadas com o aluno, principalmente após recentes pesquisas que apontam ser esta uma das principais deficiências do estudante brasileiro. Não basta identificar as palavras, mas fazê-las ter sentido, compreender, interpretar, relacionar e reter o que for mais relevante.

A importância da leitura e a literatura

Desde muito pequenos, os alunos podem ‘ler’ textos, entendido o verbo de forma não literal: quando o professor lê para a classe, quando o aluno conta suas vivências na roda, quando o aluno ouve o colega contar ou descrever algo, quando o aluno ouve uma cantiga e sua letra, quando o aluno ‘lê’ ilustrações de um livro, quando ele tem acesso constante aos livros da sala ou da biblioteca, quando sabe que a leitura é uma atividade valorizada pelo professor.

Quanto mais cedo histórias orais e escritas entrarem na vida da criança, maiores as chances de ela gostar de ler. Primeiro elas escutam histórias lidas pelos adultos, depois conhecem o livro como objeto tátil ‘que ela toca, vê, e tenta compreender as imagens que enxerga". (MARICATO, 2005, 18).

Esse contato com a leitura é muito importante, por isso é bom que a escola conscientize os pais dessa necessidade e que estes próprios propiciem momentos de leitura a seus filhos. “As crianças colocadas em condições favoráveis de leitura adoram ler. Leitura é um desafio para os menores, vencer o código escrito é uma tarefa gigantesca.” (MARICATO, 2005, 18).

Quanto mais cedo histórias orais e escritas entrarem na vida da criança, maiores chances de ela gostar de ler.

E verdade que ainda no berço a criança entre em contato com as primeiras formas literárias, que lhe chegam através das canções de ninar. Em seguida numa sequencia que intuitivamente parece acompanhar seu desenvolvimento psíquico e linguístico, o bebê é estimulado a participar de brincadeiras envolvendo parlendas, trava-linguas, advinhas e canções de roda. Paralelamente, escuta as primeiras narrativas de ficção, historinhas sobre animais, brinquedos e contos de fada. Quando a iniciação se realiza efetivamente, a criança, ao chegar à escola, traz consigo uma bagagem de conhecimentos literários nada desprezível. (JARDIM, 1994, 07).

Contar história para bebês e até mesmo quando está grávida é muito bom, pois a criança aprende a gostar de ouvir e posteriormente de ler.

“Algumas crianças não têm ambiente favorável à leitura em casa, mas há outras que ouvem histórias lidas pela família. Se for criado um ambiente de leitura nas escolas, as crianças levarão a prática para suas casas. E vice-versa, haverá crianças que trarão leitura para a escola”. (MARICATO, 2005, 18).

Isso mostra a importância do exemplo, crianças que veem seus pais ou professores lendo, que percebem que eles gostam de ler passam a apreciar a leitura.

Um professor devidamente preparado valoriza o trabalho com a leitura, conquistando com mais facilidade seus ouvintes. O trabalho com a leitura deve ser planejado com antecedência. Não há lugar para a improvisação.

O acesso democrático à leitura e à escrita é das conquistas mais poderosas que os povos de todos os países devem almejar neste final de século. Apropriar-se da arte de escrever e ler é garantia de autonomia e cidadania.

Ser leitor, porém, não é resultado de um processo natural. É preciso, além da interferência educacional e cultural, contato permanente com o material escrito, variado, e de qualidade, desde cedo, fruto de uma ação consciente da sua importância e função social.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (39 Kb)   pdf (245.8 Kb)   docx (27.7 Kb)  
Continuar por mais 23 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com