TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PRÁTICAS PEDAGOGICA

Por:   •  13/6/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.847 Palavras (8 Páginas)  •  1.290 Visualizações

Página 1 de 8

UNIVERSIDADE DE UBERABA

LICENCIATURA EM LETRAS – PORTUGUÊS/INGLÊS

JONATHAN SILVA BENTES

PRÁTICAS PEDAGOGICA

SANTARÉM - PARÁ

2018

UNIVERSIDADE DE UBERABA

LICENCIATURA EM LETRAS – PORTUGUÊS/INGLÊS

JONATHAN SILVA BENTES

PRÁTICAS PEDAGOGICA

Trabalho apresentado, como requisito parcial para habilitação na disciplina Pratica Pedagógica, do curso de Licenciatura em Letras, da Universidade de Uberaba - UNIUBE.

Professor -tutor on-line: Bruno Cesar Oliveira Carvalho.

SANTARÉM - PARÁ

2018

 

Atividade 1:  A partir do vídeo "Educação por competências", escreva um parágrafo-síntese explicando o que são competências.

Compreende-se competência como um atributo dado somente aos seres humanos, pois somente ao humano se exige a racionalidade do pensamento e a construção do conhecimento. Nesse sentido, não se cobra competência dos objetos e dos animais, porque tal propriedade de realização de sonhos e construção de ideais, as pessoas somente se classifica os termos de incompetências e competências. Cabe ressaltar a respeito da competência, que é necessário percebe-la em três modos. Primeiro ao âmbito da competência, que se retrata do contexto em que cada pessoa é competente, pois para ser competente, tem que ser competente de algo. Desse modo, o âmbito é o que especifica a competência. Outro ponto se refere a mobilização, a qual significa a ação da competência, a efetivação do que se pretende realizar, por ser exatamente a capacidade de tomar decisões. O terceiro ponto, é voltado ao controle desses contextos, desses âmbitos, para que não haja a extrapolação da tomada de decisões, ou seja, decisões precipitadas, mas do controle de conhecer o contexto para atuar diante do mesmo. Esse ponto também se refere, a não se basear apenas no que já é fato, criado. Mas ser competente é buscar usar a criatividade para novos fatos e descobertas. Para finalizar, é de suma importância considerar que a competência não se dá por meio da individualização, as pessoas para serem competentes precisam da interação com outras pessoas, pois no processo de coletividade se constroem as individualidades, elemento complementar em relação a pessoalidade na ideia de competência.

Atividade 2:  A partir do vídeo “Howard Gardner – Teoria das Inteligências Múltiplas”, escreva um parágrafo-síntese explicando o que são inteligências múltiplas.

Para Gardner a inteligência é um fator biológico, e é também a capacidade de resolver problemas. Essa capacidade de resolver problemas abrange-se a toda capacidade que o indivíduo possui para sonhar, criar, produzir e relacionar-se. Dentro de diversas possibilidades de interação, seja pela arte, pela música, e em outras, todas essas possibilidades envolvem limitações que cada pessoa pode enfrentar, e relacionar-se buscando vence-las. É nesse envolvimento que se encontra as inteligências múltiplas. Gardner se perguntava, se existe no cérebro alguma parte específica para a fala, para a escuta, considerando as limitações de pessoas que sofreram danos cerebrais. O pesquisador contribuiu com sua teoria na área da educação, e demonstrou sete tipos de inteligências: Inteligência verbal _ se desenvolve a partir dos dois anos de idade, é por meio dessa inteligência que as pessoas conseguem desenvolver e organizar a fala e seus conteúdos de forma clara e objetiva. Inteligência Lógico matemática _ é a capacidade de solucionar problemas matemáticos, projeções geométricas. Inteligência espacial _ ligada a capacidade de olhar para o espaço de entender mapas, gráficos, brincadeiras imaginárias. Inteligência Pictórica _ facilidade de se expressar por meio de desenhos. Inteligência Musical _ capacidade de entonação de voz, ritmo, timbre e sensibilidade emocional à música. Inteligência Cenestésica _ capacidade de resolver problemas ou elaborar produtos utilizando o corpo inteiro ou parte do mesmo, bailarinos, atletas. Inteligência Naturalista _ é a capacidade de interagir com o mundo vegetal e animal. Inteligência Interpessoal _ capacidade de interação com outras pessoas, construir amizades. Inteligência Intrapessoal _ é a forma como relacionamos conosco, como nos vemos, e convivemos com nossas limitações e potencialidades.

Atividade 3: Após assistir ao vídeo, responda as seguintes perguntas: a). Quais os pontos positivos dos projetos apresentados? b). Quais os pontos negativos? c). Você achou o projeto relevante? Sim ou Não? Por quê?

Os projetos apresentados no vídeo são voltados a uma perspectiva interdisciplinar, a qual rege um diálogo entre os seres humanos e as disciplinas. Do ponto de vista positivo, os dois projetos exigem dos alunos a leitura, a compreensão sobre aspectos históricos e a sensibilização dos alunos sobre um entendimento político social, sendo demonstrado a partir de várias abordagens por meio de uma interdisciplinaridade, ou seja, um leque de olhares, no entendimento da história, da geografia, da matemática, entre outras. Outro fator, é quanto à parte prática, a vivência, os debates, fazem com que alunos e professores tenham contato real, fazendo com que a teoria se transforme em realidade, e a realidade traz consigo o sabor da experiência, da criatividade e do conhecimento. Do ponto de vista negativo, enquanto a prática interdisciplinar coloca o aluno frente a um leque de informações sobre diversas disciplinas, isso acaba com que o conhecimento nesse momento seja transferido de forma generalizada e não especifica e aprofundada, pois é preciso preencher todas as disciplinas envolvidas. Ou seja, quando um certo tema é debatido sobre uma única esfera, dela se estuda a sua totalidade e não uma de suas partes. Do modo geral, o projeto é se suma importância, sendo relevante para a inclusão de alunos, professores de diversas disciplinas na busca de conhecimento sobre um determinado tema, sobre uma determinada problematização social, e por meio da interação interdisciplinar, se permite vários olhares, versões e conhecimentos, todos somados aperfeiçoa as teorias, o conhecimento cientifico e a visão política social.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.2 Kb)   pdf (152.4 Kb)   docx (16.9 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com