TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PSICOLOGIA APRENDIZAGEM

Por:   •  15/11/2013  •  2.500 Palavras (10 Páginas)  •  717 Visualizações

Página 1 de 10

Etapa 1

A IMPORTÂNCIA DA PSICOLOGIA PARA A PEDAGOGIA.

É importante refletir e considerar a relevância da psicologia para o pedagogia, pois ela representa atualmente o desenvolvimento e facilita a convivência com as pessoas ao redor, a tolerância e a paciência.

A psicologia nos ajuda a entender o comportamento humano, e a respeitar as diferenças, como intervir pedagogicamente para que haja um aprendizado.

O psicologo trabalha também com as dificuldades sem que a estima se comprometa, ainda profissionais em conjunto descobrem, dislexia, hiperatividade e outros problemas comuns e não muito comuns a faixa etária escolar.

Psicologia enquanto ciência busca compreender o processo evolutivo e o comportamento do ser humano, tem sua origem na pesquisa racional, sistematica e profundamente influênciada pela visão de mundo do investigador.

Caracteriza e deleneia-se a psicologia da educação, como uma área para onde convergem interessese questionamnetos sobre aprendizagem e tudo quanto correlacionada, direta ou indireta a problemas educativos e escolares.

A aprendizagem é um processo fundamental para a vida, em suas sociedades, organizou meios para tornar a aprendizagem mais eficiente, os chamados meios ou contextos educativos.

A diferença fundamental consiste em que os associacionistas começaram da explicação de fenômenos mais simples para, posteriormente, explicar comportamentos mais complexos, através de um encadeamento de etapas. Já os cognitivistas preferiram estudar processos mais complexos da aprendizagem, sem preceder da ligação entre tais processos e outros mais elementares.

Os processos de aprendizagem desempenham um papel central no desenvolvimento humano. O principal mediador desse processo é o próprio aprendiz.

A importância da Psicologia no processo ensino-aprendizagem reside no reconhecimento de que a educação é um fenômeno verdadeiramente complexo e o seu impacto no desenvolvimento humano obriga que se considere a globalidade e a diversidade das práticas educativas em que o ser humano se encontra imerso, isto porque a educação se desdobra em múltiplos contextos nos quais as pessoas vivem e participam, definidos como âmbitos educativos.

É possível destinguir pelo menos dois modelos de teoria de aprendizagem: no modelo associonista, a aprendizagem é concebida como estabelecimento de uma ligação entre estímulo e resposta, destaca-se o condicionamento clássico de Pavlov e o condicionamento operante de Skinner. No modelo cognitivista, a aprendizagem é a reestruturação cognitiva de situações problemáticas, destaca-se Gestalt clássica, Piaget e Vygotsky.

Recai sobre o educador o compromisso de aperfeiçoamento profissional, de renovação dos paradigmas norteadores de sua ação para acolher a dimensão individual, particular e psicossocial do aprendiz, sendo resultante desse diálogo entre as três instâncias, que são: a realidade de quem aprende, a realidade do objeto a ser aprendido e a realidade de quem ensina.

Tal entendimento fundamenta e justifica a preocupação em pensar e promover o repensar das práticas pedagógicas instituídas, como sendo uma condição necessária para que essas práticas se façam de um modo mais ético, mais eficaz e eficiente, cumprindo assim a função de socialização.

Etapa 2

TEORIA VERBAL SIGNIFICATIVA

Aspestos Conceituais

A aprendizagem significativa ocorre quando uma informação se conecta a um conceito relevante pré-existente na mente do aprendiz, ou seja, é possível aprender significativamente uma nova idéia ou conceito na medida em que outras idéia ou conceitos estão disponíveis em campos mentais do individuo. A aprendizagem significativa pode acontecer a partir de representações, de conceitos ou de proposições.

A aprendizagem por representações acontece quando a criança adquire um vocabulário novo. Primeiro ela aprende as palavras que representam os objetos reais e significativos. Nesse processo ela ainda não os categoriza nem os classifica.

A aprendizagem por conceituação acontece quando a criança, a partir de experiências concretas, compreende por exemplo que a palavra mamãe, pode ser usada para sua mãe e para todas as outras mães existentes. Quando as crianças de idade pré-escola se submetem a contextos de aprendizagem por descobrimento ou recepção e compreendem conceitos abstratos como governo, país, mamíferos podemos afirmar que aí se deu a aprendizagem significativa por conceitos.

Contribuição

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.4 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com