TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Patratica Pedagogica

Por:   •  28/5/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  2.768 Palavras (12 Páginas)  •  116 Visualizações

Página 1 de 12

UNIVERSIDADE DE UBERABA

MAGALI GARCIA ALMEIDA

A IMPORTANCIA DA LINGUA ESPANHOLA

Uberlândia-MG

2014

Introdução

A comunicação é uma característica intrínseca ao ser humano. Passamos desde que nascemos até a hora da nossa morte comunicando-nos. Traduzimos nossos pensamentos e emoções em signos, que serão captados por outro interlocutor, interpretados e traduzidos novamente, o que formara um novo pensamento ou emoção na mente do receptor. O processo somente será efetivo se o código for conhecido pelos indivíduos envolvidos no ato.

A comunicação pode ser voluntaria ou involuntária, verbal ou não verbal. Segundo diversos estudos um 90% da comunicação é não verbal, por meio de gestos e expressões, na maioria das vezes ignorada pelo emissor, mas, ainda assim, a linguagem verbal mais amplamente dominada por nos. Nela encontramos uma diversidade gigantesca. Mais de seis mil idiomas, dos que se calcula que mais da metade estão em perigo de extinção. Isto sem contar com línguas já extintas como o latim e o sânscrito.

Infinidade de sons, letras e palavras. Os idiomas evoluem, mudam, aparecem e se desvanecem. Com o desaparecimento do latim, formou-se a família das línguas românicas, que conta com o maior numero de falantes no mundo. Dentre todas as línguas que a constituem destaca-se o espanhol como a mais usada entre todas elas. Tomando-o como base de estudo analisaremos a sua utilização a nível mundial e regional, sua importância nas relações internacionais, origem e influencias, assim como toda forma cultural associada.

Neste trabalho foi possível ver a importância da língua espanhola no âmbito internacional, assim como sua função nas distintas organizações regionais. Conhecemos as suas origens, as influencias recebidas por diversas outras línguas e o contexto social e cultural no qual se desenvolve o uso do idioma. Podemos afirmar que o espanhol é uma língua com uma grande riqueza, não só léxica ou dialetal mais também social e cultural o que faz propicio a sua expansão e garante em um futuro próximo à condição de idioma mais falado do mundo.

1. Origem da língua espanhola

O castelhano ou espanhol é uma língua românica do grupo ibérico. O castelhano tem esta denominação porque se originou na região de Castela e espanhol porque é o idioma oficial falado na Espanha.

A transição do espanhol medieval para o moderno foi marcada pela mudança pelo ensurdecimento das consoantes sibilantes da língua antiga que começaram no século XV. No início de sua história, o vocabulário espanhol foi enriquecido pelo seu contato com o basco e o árabe e a língua continua a adotar palavras estrangeiras a partir de uma variedade de outras línguas, bem como o desenvolvimento de novas palavras. O espanhol foi trazido principalmente para a América, bem como a África e o Ásia-Pacífico, com a expansão do Império Espanhol entre os séculos XV e XIX, onde se tornou a língua mais importante para o governo e o comércio.

Em 1999, havia, de acordo com o Ethnologue, 358 milhões de pessoas que falavam o espanhol como língua nativa e um total de 417 milhões de falantes em todo o mundo. Atualmente, esses valores são de até 400 e 500 milhões de pessoas, respectivamente. O espanhol é o segundo idioma mais falado no mundo.

O México contém a maior população de falantes do idioma. O espanhol é uma das seis línguas oficiais da Organização das Nações Unidas (ONU) e é usado como língua oficial da União Europeia, do MERCOSUL e da União de Nações Sul-Americanas (UNASUL).

Devido à sua crescente presença na demografia e na cultura popular dos Estados Unidos, especialmente nos estados de rápido crescimento do Cinturão do Sol, o espanhol é a segunda língua mais aprendida por falantes nativos do inglês. A crescente estabilidade política e econômica de muitas das maiores nações hispanófonas, a imensa extensão geográfica da língua na América Latina e Europa para o turismo e a popularidade crescente de destinos culturalmente vibrantes encontrados no mundo hispânico têm contribuído significativamente para o crescimento da aprendizagem de espanhol como língua estrangeira em todo o mundo.

LÍNGUA CASTELHANA. In: WIKIPÉDIA, a enciclopédia livre. Flórida: Wikimedia Foundation, 2014. Disponível em: <http://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=L%C3%ADngua_castelhana&oldid=38709408>. Acesso em: 25 maio 2014.

2. A importância da língua espanhola no Brasil e no mundo

Falar espanhol no Brasil tornou-se uma necessidade. Atualmente, o espanhol é a terceira língua mais usada na internet depois do inglês e do mandarim. É também a segunda língua mais estudada e a segunda língua da comunicação internacional, depois do inglês.

O domínio da língua espanhola é um diferencial no mercado de trabalho. Trata-se do fenômeno da globalização, onde as pessoas e as mercadorias passam a circular livremente nos diversos países.

A criação dos tratados do MERCOSUL prova que a língua espanhola já se tornou fundamental para a sobrevivência na nova ordem mundial.

O Mercado Comum do Sul (MERCOSUL) é a união aduaneira composta por quatro países-membros: Argentina, Paraguai, Uruguai, Brasil e Venezuela, cujos objetivos são bastante ambiciosos, abrangendo áreas relacionadas não somente â economia, mais também â cultura, educação, deslocamento populacionais, trabalhistas, entre outros.

A historia de América Latina e a língua espanhola começam desde a colonização, onde grande parte da América Latina foi colonizada por exploradores espanhóis.

O Brasil tem parceria com vários países da America latina como, Argentina, México, Venezuela, Chile, Bolívia, Paraguai e Uruguai o que faz ainda mais importante o aprendizado da língua espanhola.

A importância da língua española no mundo é debatida cada três anos no “Congreso Internacional de La Lengua Española”, que se realiza em alguma cidade da Espanha ou da

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.4 Kb)   pdf (70 Kb)   docx (21.1 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com