TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pesquisa ação

Por:   •  11/6/2015  •  Projeto de pesquisa  •  636 Palavras (3 Páginas)  •  186 Visualizações

Página 1 de 3

INTRODUÇÃO

O preconceito sempre esteve presente na história, e constituí-se pelo medo ou receio das situações diferentes do considero “normal” pelo padrão social, além, de resultar da desinformação.

Do pensamento de que o outro é ruim, é fora dos padrões surge a discriminação, que é o preconceituoso agredir físico e verbalmente um indivíduo. A importância da divulgação desse tema deve-se a fato de muitos praticamente involuntariamente praticarem ações preconceituosas e discriminativas.

Na escola, essas ações são mais corriqueiras e próximas da realidade, por fazer parte de um contexto social múltiplo que envolve diferentes realidades. Essa diversidade social e cultural frequentemente é alvo de comparações e práticas preconceituosas  no âmbito de ensino, por jovens que não têm noção das consequências psicológicas que aquela “brincadeira” pode vir a causar no outro.

O preconceito é transmitido culturalmente e só se pode combatê-lo através da educação. A educação aproxima as pessoas, possibilita o conhecimento de outras sociedades e culturas. Ela é um conjunto de processos que modificam a existência e o comportamento individual da pessoa. Em outras palavras, é o único instrumento capaz de formar uma sociedade mais justa. É imprescindível uma reeducação associada às políticas públicas, porque somente assim construiremos uma sociedade mais justa e democrática.

Com base nessas informações, criamos esse projeto sobre O Preconceito. Visando combatê-lo através de uma boa e ampla educação. Onde possam interagir e trabalharem juntos, vendo que dentro da escola somos uma equipe, onde todos são diferentes, mas com objetivos iguais.

OBJETIVO

        

O Objetivo desse projeto é garantir a igualdade das pessoas e garantir seus direitos. Auxiliando as ações, e estimulando o trabalho em equipe e o enfrentamento do preconceito. Explorar dentro das salas de aula o conhecimento, as diferenças, crenças, a fim de refletir e debater a história, a cultura. Esclarecer que todos nós somos seres únicos e temos livre arbítrio de pensar e agir como temos vontade, mas sempre respeitando o próximo.

Nosso objetivo é ensinar que todos têm suas particularidades, e cabe a cada um de nós respeitarmos, e sermos éticos perante as diferenças.

METODOLOGIA

Os métodos que podem ser usados para tratarmos esse tema em sala de aula.

  1. Falar sobre o preconceito na sociedade, sua origem, suas formas, e as leis que resguardam todos.
  2. Mostrar filmes, livros, entrevista com pessoas que tenham sofrido algum tipo de preconceito, ministrando palestras sobre o surgimento das raças e povos.
  3. Reunir a turma para um debate, pesquisas de campo e peças teatrais colocando-os assim para estar no lugar do outro.
  4. Usando exemplos representativos que mostrem que por trás de toda cor clara ou escura, por  trás de todo gênero sexual, de toda religião ou crença, há uma mistura. Há cultura, e uma história tão bonita como qualquer outra, tão rica em conhecimento como a do outro. Que todos nascem da miscigenação de raças  e não podemos julgar, ou humilhar o outro por suas características.
  5. Entrega de material informativo como folders e panfletos, de como tratar o outro tendo em vista o respeito às diversidades.

CRONOGRAMA

1. Apresentação do Projeto para a direção do colégio ou o responsável  pelo espaço a ser desenvolvido o projeto.

2. Apresentação do Projeto para o corpo de Professores.

3.  Aplicação do Projeto para os Alunos.

De acordo com a receptividade dos alunos com o projeto, caberá a escola decidir junto com a sociedade sua aplicação fora do âmbito escolar, levando para fora da escola o conhecimento adquirido dentro dela. Formando uma equipe escola e sociedade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)   pdf (79.7 Kb)   docx (13.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com