TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Plano de Aula

Por:   •  30/7/2018  •  Exam  •  505 Palavras (3 Páginas)  •  152 Visualizações

Página 1 de 3

LICENCIATURA EM PEDAGOGIA

PLANO DE AULA

I  - Identificação

Professor: Jefferson Luis Brentini da Silva

Disciplina: GESTÃO, COORDENAÇÃO E SUPERVISÃO DO TRABALHO NA ESCOLA 

Turma 3º Termo/2º ano

Nº aulas Semanais:  2

Nº aulas Semestrais: 38

Dia da semana Sexta feira

Horário da aula 20:50 – 22: 40

II – Objetivo

Expor, de maneira sintética, os desafios de administrar órgãos públicas e as necessidades da escola pública frente as imposições regulamentárias

III – Resultados esperados

 A partir desta exposição, espera-se que aqueles que assistam a ela possam, a partir de seus respectivos olhares, compreender parte dos paradigmas que permeiam a administração escolar, além das possibilidades e desafios que o gestor têm em sua práxis cotidiana.

IV – Síntese da exposição

O que é escola? Qual é o papel da escola? Qual a relevância dela frente a sociedade? Qual o papel do gestor? Qual é a escola que gostaria que seus filhos e amigos frequentasse?

Estas indagações são o norte de nossa aula e a pretensão não é a de obter todas as respostas para estas perguntas, mas, na verdade, aprofundar ainda mais nesta reflexão, como tentativa de verificar, de maneira clínica, qual é a escola que é preciso para suprir todas as nossas exigências.

Inicialmente, quando falamos no processo de administrar, de gerir, é de suma importância esclarecer sobre o que, de fato, é o gestar e que, em suma, são ações, estratégias e organização do espaço a partir dos conhecimentos prévios que o sujeito têm de possuir sobre os seus pares, os profissionais da educação; a comunidade e todos os sujeitos envolvidos no processo de formação, direta e indiretamente, como pais e alunos.

Além disto, é crucial que o administrador tenha conhecimento teórico e que utilize de uma série de ferramentas metodológicas desta área do conhecimento (a administração) e de muitas outras, na pretensão de tornar possível aquilo que usualmente é proposto na teoria como ideal.

Por conseguinte, é a escola pública o lugar aonde os sujeitos são formados, de maneira mais abrangente, o que permite inferir, então, que este é altamente significativo frente ao processo de transformação da realidade, já que grande parte dos indivíduos que fazem parte da sociedade passam grande parte nestas instituições.

Mas, qual é a educação que estes recebem? Qual é a formação esperada pelo sistema? E, o mais importante, qual é a formação que os profissionais da educação recebem para desempenhar os seus papeis com êxito?

Estes talvez sejam um dos maiores desafios: congregar aquilo que é determinado legalmente, o que é esperado e esperançado pelos profissionais envolvidos no processo de formação dos alunos e, ainda, qual é a formação destes professores para alcançar aquilo que se espera.

V – Referências Bibliográficas

ADORNO, T. Educação e Emancipação. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1995.

ARISTÓTELES. Ética a Nicômaco. Tradução de Leonel Vallandro e Gerd Bornheim da versão inglesa de W. D. Ross In: Os Pensadores. São Paulo: Nova Cultural, 1973, v.4.

GIL, A. C. Gestão de Pessoas: enfoque nos papéis profissionais. São Paulo: Atlas, 2001.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 30. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2004. 148 p. (Coleção leitura).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (89.7 Kb)   docx (10.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com