TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Plano de Aula

Por:   •  10/3/2019  •  Trabalho acadêmico  •  649 Palavras (3 Páginas)  •  234 Visualizações

Página 1 de 3

A LITERATURA INGLESA

Anthony Burgess

BURGESS, John Anthony Burgess Wilson. A literatura inglesa.1 Ed. Editora Àtica S.A.1996, São Paulo

Na obra em questão o autor e professor John Anthony Burgess Wilson, compositor escritor e critico britânico, apresenta uma visão sobre a influencia que a literatura inglesa sofreu de vários povos devido as invasões no mundo antigo. Devido ao fato de a herança galesa e romana ter sido quase totalmente apagada por invasões das populações da baixa Alemanha e Escandinávia, é somente no início da Idade Média que aparecem as primeiras palavras em inglês, escritas em dialeto Anglo-Saxónico agora conhecido como inglês antigo. A tradição oralera muito forte nos primórdios da cultura inglesa e a maioria dos trabalhos literários foi escrita para serem representados. Os poemas épicos eram assim muito populares e muitos, incluindo Beowulf, sobreviveram até aos dias de hoje entre as obras que constituem a literatura em Língua inglesa antiga. Existia um idioma que lembrava aproximadamente o norueguês atual ou, melhor ainda, o islandês,embora muito do verso anglo-saxão nos manuscritos existentes é provavelmente uma ' suave ' adaptação dos primeiros poemas de guerra Vikings e Alemães originados do continente.

Com exceção da relativa levemente amorosa e otimista Restauração e a era Augustiniana, a melancolia e a angústia permanecem como tema favorito dos escritores de língua inglesa, embora o romance gótico e o pré-romantismo marcas do nascimento da sensibilidade romântica moderna. Foi somente no início do século 13 quando Albion tornou-se independente e cortou suas relações com a França que a linguagem realmente mudou. Como os Normandos foram assimilados pela cultura principal, seu francês penetrou nas classes mais baixas da sociedade mudando a gramática e o léxico do inglês antigo. Embora ele não tenha se tornado uma língua normanda, o inglês de Chaucer é muito mais próximo ao inglês dos dias atuais do que a linguagem falada no século anterior. O interlocutor de médio do inglês não pode ler Chaucer ( inglês médio ) sem dificuldade mas pode captar a essência da história , enquanto ele necessita ler Beowulf no inglês moderno . Na alta Idade Média (1200-1500), os ideais de amor cavalheiresco entraram na Inglaterra e os autores começaram a escrever romances, seja em prosa ou verso. Tornaram-se especialmente populares os contos sobre Rei Artur e sua corte. O poema Sir Gawain and the Green Knight (que numa tradução literal seria Sir Gawain e o Cavaleiro Verde) mostram muitas das feições chaves da literatura deste tempo: como paisagem o legendário reino do Rei.

A era elisabetana viu um grande florescimento da literatura, especialmente no campo do drama. E isso foi fundamental no desenvolvimento do novo drama, que estava então começando a distanciar-se das velhas peças de mistério e milagres da Idade Média. Os italianos foram particularmente inspirados por Sêneca (um grande autor de tragédias e filósofo, o tutor de Nero ) e Plauto ( seus clichês cômicos , especialmente daqueles soldados garbosos tiveram uma poderosa influência na Renascença e depois ) . Contudo, as tragédias italianas adotaram um princípio contrário à ética de Sêneca: mostrando sangue e violência no palco. Nas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)   pdf (36.5 Kb)   docx (8.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com