TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Plano de Aula

Por:   •  23/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  557 Palavras (3 Páginas)  •  446 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

LICENCIATURA EM LETRAS- PORTUGUÊS

PRÁTICA DE ENSINO VIVÊNCIA NO AMBIENTE EDUCATIVO (PE: VAE)

POSTAGEM1: ATIVIDADE 1

PLANO DE AULA- EF II

Anderson da Silva Oliveira                RA: 1403832

SOROCABA-CAMPOLIM

2015

ROTEIRO PARA A ELABORAÇÃO DO PLANO DE AULA – EF II

Tema da aula: Narratividade em músicas                 Disciplina: Língua Portuguesa

Ensino: (x) Ensino Fundamental II - 6º ano

Tempo de duração da aula: 100 minutos

  1. Conteúdos:

Retomada de elementos da narrativa; reconhecimento de traços narrativos em textos de diversos gêneros (narratividade).

  1. Objetivos:

Retomar os elementos presentes em uma narrativa; analisar textos produzidos em outras linguagens, como a musical, que apresentam traços de narrativa.

  1. Recursos:

Para essa atividade, utilizaremos equipamento multimídia , texto de apoio e letra da música Vital e Sua Moto, de Herbert Viana.

4. Etapas da Aula

a) Introdução ao tema:

                Primeiro farei a leitura para os alunos do texto “The Big sleepy”, de Fernando Bonassi e, posteriormente, farei questionamentos para saber se eles reconhecem nestes textos os elementos característicos de uma narrativa, tais como: narrador, personagens, foco narrativo, etc. Terminados os questionamentos iniciais, perguntarei aos discentes se eles acham que essa forma de organizar o texto, utilizando-se de elementos da narrativa, está presente somente em histórias, fábulas e outros textos que eles devem estar acostumados a ler e ouvir.

b) Desenvolvimento da aula:

                Concluída a primeira etapa da aula, passarei ao desenvolvimento do reconhecimento dos elementos de narratividade em outro tipo de texto, que os alunos não devem estar muito acostumados a reconhecer. Apresentarei a eles a letra da música Vital de sua Moto, de Herbert Viana, impressa e pedirei que eles a colem no caderno. Ouviremos a canção uma primeira vez, sem pretensões, depois o professor fará uma explanação dos elementos da narrativa que estão presentes na música e explicará que, apesar de não estarem organizados da mesma maneira que estão em um texto comum, uma fábula, por exemplo, a música pode também ser considerada uma narrativa, pois contém alguns elementos que podem ser considerados como traços de narratividade. Logo em seguida, escutaremos uma vez mais a canção, porém agora, pedirei que os alunos tentem identificar, na prática, o que acabamos de fazer na teoria.

c) Atividades para os alunos:

        Logo em seguida, escutaremos uma vez mais a canção, porém agora, pedirei que os alunos tentem identificar, na prática, o que acabamos de fazer na teoria.

5. Avaliação:

                Como forma de avaliação pedirei que os alunos façam uma breve descrição da sequência dos acontecimentos que são apresentados na música, como forma de saber se os mesmos compreenderam os conceitos de narratividade..

6. Fontes/Referências:

- Parâmetros Curriculares Nacionais- PCN

Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/portugues.pdf- Acesso 07/09/2015

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (190.8 Kb)   docx (448.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com