TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Plano de aula: Fábulas

Por:   •  18/1/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.023 Palavras (5 Páginas)  •  1.713 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

ROTEIRO PARA O PLANO DE AULA

  1. Identificação

Nível de ensino/turma: Ensino Fundamental, 6º ano

Disciplina: Língua Portuguesa                    Tema da aula: Fábula

Tempo de duração da aula: 60 minutos

  1. Conteúdos

Gênero textual: Fábula

  1. Objetivos

- Interpretar textos;

- Reproduzir fábulas lidas através de representação oral e produzir através da escrita;

- Identificar as características do gênero Fábulas;

- Introduzir através das fábulas, conceito de valores morais, ética e cidadania;

d) Recursos

 

- Textos de apoio (Livro Fábulas de Jean de La Fontaine)

- Exercícios impressos

- Canetão

- Quadro  Branco

  1. Etapas da aula
  1. Introdução ao tema – 10 min
  2. Iniciar a aula com uma dinâmica “O feitiço virou contra o feiticeiro”. Onde o objetivo é mostrar para a turma que antes de pedir para alguém fazer alguma coisa que se coloque no lugar do outro, pois provavelmente ele não faria o que escolheu para o outro grupo fazer. O procedimento é dividir a turma em dois grupos e pedir para que cada grupo escolha dois micos para o outro grupo. Após a escolha do mico nomeia-se um líder de cada grupo que fala em voz alta para todos, os micos escolhidos. Após a divulgação o professor diz que o nome da brincadeira é o feitiço virou contra o feiticeiro e que os grupos farão os micos escolhidos por eles mesmos.
  3. Através da dinâmica será mostrada uma moral e assim apresentaremos e diremos nosso objetivo naquela aula, será explicada aos alunos a definição de FÁBULAS, para que serve qual é o objetivo deste tipo de produção textual.
  4. Fábulas
  5. Segundo Elias e Koch (2009) a leitura é processo no qual o leitor realiza um trabalho ativo de compreensão e interpretação do texto, a parti r de seus objetivos, de seu conhecimento sobre o assunto, sobre o autor, de tudo que sabe sobre a linguagem etc.
  6. A fábula é uma história narrativa que surgiu no Oriente, mas foi particularmente desenvolvido por um escravo chamado Esopo, que viveu no século VI a.C., na Grécia Antiga. Esopo inventava histórias em que os animais eram os personagens. Por meio dos diálogos entre os bichos e das situações que os envolviam, ele procurava transmitir sabedoria de caráter moral ao homem. Assim, os animais, nas fábulas, tornam-se exemplos para o ser humano. Cada bicho simboliza algum aspecto ou qualidade do homem, como, por exemplo, o leão representa a força; a raposa, a astúcia; a formiga, o trabalho etc. É uma narrativa inverossímil, com fundo didático. Quando os personagens são seres inanimados, objetos, a fábula recebe o nome de apólogo. A temática é variada e contempla tópicos como a vitória da fraqueza sobre a força, da bondade sobre a astúcia e a derrota de preguiçosos. A fábula já era cultivada entre assírios e babilônios, no entanto, foi o grego Esopo quem consagrou o gênero. La Fontaine foi outro grande fabulista, imprimindo à fábula grande refinamento.
  7. Desenvolvimento da aula – 10 min

Realizar a leitura de uma fábula para os(as) alunos(as). Após o ato da leitura, poderá levantar questionamentos sobre a narrativa e o feito produzido nos(as) alunos(as), respeitando as mais diversas interpretações. Logo após, instigar os alunos sobre a lição de moral transmitida pelo texto, fazendo quem eles atentem para as informações implícitas no texto. Isto ajuda na auto compreensão do texto e acrescenta ideias aos(às) colegas.

Apresentar a intenção do autor estimulando os(as) alunos(as) a confrontar a mensagem apresentada através da fábula trabalhada com os desafios do mundo contemporâneo. Posteriormente, os(as) alunos(as) poderão pesquisar, em grupo, outras fábulas em sites de busca ou livros.

  1. Atividades para os alunos – 40 min

Estudando o texto[pic 2]

1) Nessa fábula de Esopo, explique por que a raposa se alegrou com a proximidade do bode.

__________________________________________________________________________________________________________________________________

_________________________________________________________________

2) Em que situações do texto o bode mostrou-se imprudente?

__________________________________________________________________________________________________________________________________

_________________________________________________________________

3) O bode recriminou a atitude egoísta da raposa. Qual é a sua opinião sobre a resposta que ela deu ao bode?

_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

  1. Em seu caderno, comente uma situação em que você precisou analisar as circunstâncias com prudência, antes de tomar uma decisão.
  2. Nesse caso, quais seriam as consequências, se você tivesse agido de forma insensata, sem pensar antes?


Oficina de Produção

Leia as propostas a seguir e escolha uma delas para criar uma fábula.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.6 Kb)   pdf (179.9 Kb)   docx (25.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com