TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Por que existem tantas folhas com cores diferentes?

Por:   •  15/5/2015  •  Projeto de pesquisa  •  872 Palavras (4 Páginas)  •  511 Visualizações

Página 1 de 4

1 - Por que existem tantas folhas com cores diferentes?

 Elas são diferentes por que são determinadas por substancias (os pigmentos) presentes em sua composição química.

2 - O que é fotossíntese?

 É o processo qual a planta sintetiza compostos orgânicos a partir da presença de luz ,água e gás carbônico .Ela é fundamental para a manutenção de todas as formas de vida no planeta  ,pois todas precisam desta para sobreviver.Os organismos clorofila (plantas,algas e certas bactérias) captam energia solar e a utilizam para a produção de elementos essenciais,portanto o sol é a fonte  primaria de energia .

3 - Por que as formigas fazem cocô ?

Sim, as formigas fazem cocô e é através dele que elas eliminam água e acido úrico segundo biólogos         Malaspena.

4 - Por que há folhas na árvore?

A principal razão por que as árvores  tem folhas é produzir fotossíntese.  É o processo pelo qual  as folhas recolhem energia a partir do sol e utiliza para  fabricação de açúcares que alimentam a árvore.

5 -Todas as frutas são comestíveis?

 Sim, porém não pode exagerar no consumo, mesmo que ela seja saudável, pois pode sobrecarregar o corpo de algumas substâncias e até levar a um aumento de peso.

6 - Por que nem todas as árvores possuem flores?

Todas as árvores produzem flores, ainda que em muitos casos sejam dimensões insignificantes e se apresentam desprovidas dos elementos vistosos  que outras plantas exibem.

7- Por que as folhas são verdes?

 Essa cor ocorre graças à presença de um pigmento chamado clorofila, que está presente em organelas denominadas plastos. Cada plasto é classificado de acordo com o pigmento que ele contém. No caso da clorofila, temos os cloroplastos.

8 - Porque nas plantas possuem insetos?

Plantas  ornamentais,assim como outras culturas,sofrem o ataque de diferentes espécies de pragas.Os hábitos  alimentares dessas espécies são bastante diversificados.

Na  maioria das vezes é possível  examinar as plantas atacada em busca do organismo causando dano, entretanto, nem sempre é possível encontra-lo. A  forma como se alimentam podemos dar a dica de qual inseto está ocasionado o dano. Inseto que se alimenta da seiva das plantas: Pulgões ou afídeos, cochonilhas, moscas brancas, percevejos, tripés e formigas. 

9 - Porque as folhas caem?

 As árvores que perdem as folhas no inverno, são chamadas decíduas ou caducas. Nas plantas é o resultado de processos naturais e não significa doença e tão pouco sofrimento. A perda das folhas é totalmente programada pela árvore.

    O motivo desta perda de folhas é uma estratégia de sobrevivência nos invernos rigorosos destas de algumas regiões. O objetivo desta perda não é a conservação de calor, mas de umidade. As folhas, principalmente as maiores, apresentam uma grande superfície, perdem grande quantidade de água através da evaporação. Nos invernos rigorosos, devido ao congelamento do solo, as raízes perdem o seu abastecimento de água. Então, é importante que a planta esteja hidratada ao máximo. Se mantivessem suas folhas, poderiam ficar fatalmente secas.

   

10- Porque nascem plantas em outras que não são da árvore?

As plantas que vivem sobre outras são chamadas de plantas epífitas, (Epifitismo) não retiram nutrientes delas, mas apenas se apoiam (se retirassem nutrientes delas, não seriam epífitas, mas parasitas).

   O epifitismo é algo comum nas florestas tropicais, onde a competição por luz e espaço não permite que plantas herbáceas prosperem sobre o solo. Desta forma, certas espécies que conseguiam germinar sobre a casca das árvores, acima do nível do solo, foram selecionadas, e hoje encontram-se  milhares de espécies com hábito epifítico.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)   pdf (83.4 Kb)   docx (13.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com