TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pratica de Ensino: Introdução a docência

Por:   •  23/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  541 Palavras (3 Páginas)  •  362 Visualizações

Página 1 de 3

A cerca

Era uma vez um menino com temperamento muito forte. Seu pai deu-lhe um saco de pregos, dizendo-lhe que cada vez que ele ficasse enraivecido pregasse um prego na cerca do fundo da casa.

No primeiro dia o garoto pregou 37 pregos, mas gradualmente ele foi se acalmando. Descobriu que era mais fácil "segurar" seu temperamento do que pregar os pregos na cerca.

Finalmente chegou o dia em que o garoto não se enfureceu nenhuma vez. Contou ao pai o que havia sucedido e pai sugeriu-lhe que, de agora em diante por cada dia que conseguisse segurar seu temperamento retirasse um dos 37 pregos.

Passou-se o tempo e o garoto finalmente pode dizer ao pai que tinha retirado todos os pregos.

O pai tomou o filho pela mão e levou-o até a cerca dizendo-lhe:

- Você fez muito bem meu filho, mas a cerca nunca mais será a mesma. Quando você diz coisas quando está furioso, elas deixam uma cicatriz assim como as marcas da cerca.

Não importa quantas vezes você possa dizer; "desculpe", a ferida mesmo assim permanecerá. Uma ferida verbal é tão dolorosa quanto uma ferida física.

Principais questões para reflexão

⦁ Como desenvolver autocontrole de modo que, como professor, você não corra o risco de causar estragos irremediáveis na vida de seus futuros alunos?

Precisamos pensar antes de agir e escolher bem nossas palavras, se falarmos tudo o que vem na cabeça no momento da raiva com certeza vamos causar estragos.

⦁ Se um pedido de desculpa não consegue retirar uma ferida verbal, será então necessário pedir desculpa por nossos erros?

Sim, pois um simples pedido de desculpa mostra que estamos arrependidos e que vamos nos esforçar para não cometer o mesmo erro novamente. E também vamos dar o exemplo para os nossos alunos da importancia dessa palavra magica.

⦁ Na sua opinião por que é importante reconhecer quando está errado?

Porque quem não reconhece seus erros não muda, não vê motivos para mudar, não pede perdão e vive a amargura de uma vida cheia de problemas de relacionamento. Encobrir nossos erros, justificá-los, é uma ótima forma de NÃO prosperar!

⦁ No texto o pai do menino mostrou que toda ação leva a uma consequência, as vezes irremediáveis. Como você pode explicar a seus futuros alunos a consequência que terão sobre suas ações?

Podemos mostrar que nossas atitudes trazem consequências, independentemente de serem intencionais ou não. Nós tomamos inúmeras decisões em nossas vidas. Algumas tão pouco significativas que quase nem as percebemos. O resultado total dessas ações se transforma em padrões que frequentemente vão determinar o rumo que nossa vida irá tomar.

⦁ Se temos um temperamento forte e as vezes gritamos? Que mensagem passamos estímulo aos nossos alunos ou desestímulos?

Quando gritamos damos na verdade desestímulos, conseguimos ver isso na nossa própria vida sendo liderados por outros, não gostamos quando somos agredidos verbalmente mas sim quando somos encorajados

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (42 Kb)   docx (570.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com