TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS LITERATURA INFANTO-JUVENIL

Por:   •  28/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  3.593 Palavras (15 Páginas)  •  312 Visualizações

Página 1 de 15

[pic 1]

ANHANGUERA

CURSO DE LETRAS

ANA PAULA NASCIMENTO DA SILVA

CÍNTIA LEMOS DOS SANTOS

FRANCIELI TAVARES

LORENA RACHEL BRASIL DOS SANTOS

ROSELAINE DE JESUS SILVA

SAMANTA BORGES DOS SANTOS

RONALDO DA SILVA

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS

LITERATURA INFANTO-JUVENIL.

Taboão da Serra

2015


ANHANGUERA

ANA PAULA NASCIMENTO DA SILVA – RA 2982568306

CÍNTIA LEMOS DOS SANTOS – RA 8483181075

FRANCIELI TAVARES – RA 8072847784

LORENA RACHEL BRASIL DOS SANTOS – RA 991114824

 ROSELAINE DE JESUS SILVA-RA-9857498380

SAMANTA BORGES DOS SANTOS–RA. 8092881509

RONALDO DA SILVA-RA-8406101346

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS:

Literatura

Trabalho de Atividades Práticas Supervisionadas- didática do curso de LETRAS, ministrado pelo professor Régis Macedo.

ANHANGUERA-Taboão da Serra.

Taboão da Serra

2015

Sumário

1.Introdução.        3

2.A formação de Portugal e as primeiras manifestações literárias:        4

3.As origens do trovadorismo:        6

4.Classificação das cantigas trovadorescas:        8

5.Os principais autores trovadorescos:        9

6.Humanismo:        10

7.Classicismo        12

8.O Barroco        14

9.Questões:        16

10. Gabarito        18

11.Considerações finais:        19

1.Introdução.

Este trabalho apresenta um resumo sobre umas das principais escolas literárias, do movimento português; trovadorismo, humanismo, classicismo, e barroco, terá um resumo sobres as principais características destes movimentos, bem como suas características, principais obras e autores. Por meio deste trabalho procuramos como se deu o início e o fim de cada uma destas escolas, e pode-se observar a necessidade de mudança do homem através dos tempos.

2.A formação de Portugal e as primeiras manifestações literárias:

A formação de Portugal teve origem, em 1093, teve suas terras doadas pelo rei Afonso Vl a Henrique de Borgonha, juntamente com seu compromisso, matrimonial com a filha ilegítima do rei, Dona Tereza. As terras eram um território limitado ao norte pela Galícia, na altura do rio Minho, e ao sul pelo rio Douro. Essa região compreendia o antigo condado de Porto Cale. D. Henrique chamou a região de “Província Portucalense” ou “Condado Portucalense”.

Com a morte de D. Henrique, seu filho D. Afonso Henrique, conde de Porto Cale, rompe as leis da hierarquia, desejando consolidar a independência do condado herdado por seu pai. Foi então que aos 17 anos, no ano de 1128, ele se arma como cavaleiro (o que caberia ao rei, seu primo) e presta vassalagem diretamente ao Papa.

Tal atitude agrada não somente a igreja em sua tarefa de expandir o cristianismo e expulsar os árabes, como também estender os limites do condado e alcançar uma verdadeira independência. Onze anos mais tarde, ele já bem-sucedido proclame-se rei e assim nasce Portugal, que logo mais é transformado em nação.

Afonso Vll, (primo ao qual D. Afonso Henrique servia), é induzido a reconhecer os direitos de D.  Afonso Henrique, e este só prestaria vassalagem à Santa sé. O novo rei inaugura a Dinastia de Borgonha, toma Lisboa dos Árabes e expande seu reino. Seus sucessores se encarregaram de consolidar as fronteiras e dar ao país a necessária integração social e política.

O último monarca da Dinastia de Borgonha foi D. Fernando, que faleceu em 1381. Dois anos depois, a corte proclama D. João, o novo rei de Portugal, mestre da ordem militar de Aviz, que dá início a Dinastia do mesmo nome, cujos membros desempenham papel importante para expansão marítima. Tem início assim, as Primeiras Grandes Navegações.

A primeira manifestação literária de Portugal, foi o Trovadorismo, esta época abrange as origens da Língua Portuguesa, a língua galaico-portuguesa (português arcaico) que vai do período de 1189 a 1418. Portugal está ocupado com as cruzadas, a luta contra os mouros, e estava marcada pelo teocentrismo (onde Deus é o centro de tudo) e também pelo sistema feudal (sistema econômico e político, entre senhores e vassalos), já enfraquecido, em fase de decadência. Quando finalmente a guerra chega ao fim, começam as manifestações sociais de período de paz, entre elas a literatura, e em torno dos castelos feudais também se desenvolveu um tipo de literatura que redimensiona a visão do mundo medieval e aponta para novos caminhos, e eis que surge o trovadorismo.

Este movimento literário vai do período de aproximadamente do séc. Xll ao XlV. A partir desses séculos, Portugal começa a afirmar-se como reino independente, embora ainda mantivesse laços econômicos, sociais culturais com o restante da Península Ibérica. E desses laços, próximo à Galícia (região ao norte do rio Douro), surgiu uma língua particular, de traços próprios chamada galego-português, a produção literária desta época foi feita nesta variação linguística. A cultura trovadoresca refletia bem o panorama histórico desse período:

As cruzadas, a luta contra os mouros, o Feudalismo, o poder espiritual do clero. O trovadorismo foi marcado pelo feudalismo, que consistia numa hierarquia rígida entre senhores, um deles, o suserano, fazia a concessão de uma terra (feudo) a outro individuo, o vassalo. O suserano, no regime feudal, prometia proteção ao vassalo como recompensa por certos serviços prestados. Essa relação de dependência entre suserano e vassalo era chamado de vassalagem. Assim, o senhor feudal ou suserano era quem detinha o poder, fazendo a concessão de uma porção de terra a um vassalo, encarregado de cultiva-la. Além da nobreza (a classe que pertencia aos suseranos) e a classe dos vassalos, havia ainda a classe dos cleros.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25 Kb)   pdf (239.6 Kb)   docx (58.8 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com