TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO: O BRINCAR E A BRINCADEIRA NA EDUCAÇÃO IINFANTIL

Por:   •  30/10/2021  •  Projeto de pesquisa  •  1.847 Palavras (8 Páginas)  •  1.439 Visualizações

Página 1 de 8

PROJETO: O BRINCAR E A BRINCADEIRA NA EDUCAÇÃO IINFANTIL

Lívia da Silveira Silva[1]

1-INTRODUÇÃO

Esse trabalho visa demonstrar a importância do brincar e das brincadeiras para o desenvolvimento cognitivo das crianças no decorrer do seu desenvolvimento e aprendizagem. Busca-se, entretanto mostrar a capacidade dos jogos e brincadeiras lúdicas em estabelecer o desenvolvimento integral da criança até 6 anos de idade, em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social, complementando a ação da família e da comunidade, onde ela poderá brincar, expressando emoções, sentimentos, pensamentos, desejos e necessidades.

Trata-se de nesse projeto do tipo de pesquisa bibliográfica acrescida de pesquisa de campo para responder o seguinte problema: qual é a influencia do brincar e das brincadeiras no processo ensino aprendizagem com crianças da Educação Infantil, na Instituiçaõ de Ensino Núcleo Infantil Padre Wiro?

Sendo adotado uma pesquisa qualitativa e a realização de observação dentro deste Centro de Ensino de Educação Infantil, observando suas brincadeiras e o espaço em estudo, especialmente o momento do recreio, percebendo como as crianças se sentem à vontade para brincar livremente podendo assim criar e recriar sem o rigor da sala de aula.

Pode-se observar a necessidade e desempenho do trabalho com o lúdico com crianças, pois promove o crescimento e desenvolvimento das mesmas, justificando assim a necessidade de jogos, brinquedos e brincadeiras dentro e fora da sala de aula.

E mostrar quão importante e necessário o aperfeiçoamento de educadores e de sua prática docente adequando-se a utilização mais efetiva do ato de brincar, das brincadeiras e brinquedos também nas metodologias de ensino aprendizagem e momentos de lazer para a  melhor contribuição na formação integral do desenvolvimento da criança.

2-JUSTIFICATIVA

Segundo o RECNEI, brincar é uma das atividades fundamentais para o desenvolvimento da identidade e da autonomia da criança (RECNEI, 1998). Para tanto, esse projeto tem-se como objetivo geral analisar a importância do brincar e da brincadeira dentro do Centro de Ensino em estudo.

Sabe-se que, o brincar e a brincadeira são atividades fundamentais para o desenvolvimento de algumas capacidades importantes, como: a atenção, a imitação, a memória, a imaginação, o processo de troca, de partilha, confronto e negociação, gerando momentos de equilíbrio e desequilíbrio, adquirindo novas conquistas individuais e coletivas. [pic 1]

Nos dias atuais analisa-se o brincar como fonte riquíssima, onde a vida moderna dá ênfase aos meios de comunicação e colocam cada vez mais as crianças a viverem de forma mecânica, sem vida lúdica, onde ocupa-se o máximo do tempo das crianças com diversos afazeres e deixam assim de lado a essência do humano: a alegria, a imaginação, a criatividade, a descoberta, o faz de conta, a brincadeira, a imitação, as emoções, as regras, a socialização, os jogos e suas diversas forma de expressar a vida e o mais importante, todo o bem estar psicológico da criança em que as atividades lúdicas proporcionam, ou seja, todas as descobertas capazes para o seu desenvolvimento.

Pode-se observar o extraordinário da vida daqueles que tem uma criança no contexto diário e acompanha o seu desenvolvimento a cada descoberta em seus mínimos detalhes com a alegria e simplicidade da vida, com o amor que eles tem e como transmite as suas descobertas.

Acredita-se que é de suma importância na vida da criança o lúdico, o brincar no sentido de descobrir o mundo, os brinquedos, as brincadeiras, os jogos e o quanto eles ajudam no processo de socialização da criança, sendo assim desenvolve, não só o emocional, mas o afetivo, o intelectual, assim como a motrocidade, a fonética, entre outros, ou seja, a formação de uma criança saudável, e no futuro um adulto competente, compromissado, com facilidade de vencer os obstáculos da vida e apto a viver em sociedade.

O lúdico faz despertar na criança a sensibilidade e o respeito ao outro, à medida que envolve o afeto e cooperação entre elas. Além disso, é uma fonte riquíssima de conhecimento, exigindo do educador observar atentamente os diálogos, as motivações, as curiosidades das crianças, e as hipóteses que elas fazem a respeito do mundo que as cerca, para que a partir destas percepções proponha novas ações que encaminhem a construção de novos conhecimentos significativos, de forma lúdica e prazerosa (NASCIMENTO, 2008).

A Educação Infantil é a etapa educacional considerada imprescindível para o desenvolvimento da criança. E a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional da Educação Infantil (1996, Art. 29.) deixa claro que a Educação Infantil faz parte da Educação Básica e que deve promover o desenvolvimento integral da criança até seis anos de idade, complementando a ação da família e da comunidade.

Sabe-se que a escola é caracterizada pela atuação de diferentes pessoas e vontades, assim é um lugar onde são exercidos diferentes papéis. Família e escola possuem o mesmo objetivo em relação à formação cognitiva da criança, promovendo a aprendizagem e o seu desenvolvimento com qualidade, mesmo que partem de caminhos e especificidades diferentes, onde tanto de pais e quanto de educadores, ambos tendo o conhecimento da sua participação na vida da criança, numa avaliação contínua de seus aprendizados, fazem parte desse processo cujo sentido é oportunizar condições à criança de ter uma aprendizagem significativa que possibilite seu ingresso no universo social de forma crítica e participativa.[pic 2]

É de fundamental importância que os educadores responsáveis pela educação infantil busquem formação adequada para desenvolver atividades com crianças onde o brincar e a brincadeira esteja presente, incluindo brincadeiras para liberar tensões, fonte de prazer, alegria e trazer o desenvolvimento integral, da criança na educação infantil (VIGOTSKY, 1999).

Por tratar de situações que provocam prazer e alegria às crianças, as atividades lúdicas devem constar na prática pedagógica dos educadores da Educação Infantil, que compreendam as fases do desenvolvimento da criança para adequar os jogos e brincadeiras e encaminha-los.

Através de jogos e brincadeiras lúdicas, o brincar faz parte das atividades curriculares, sobretudo nas creches, nos níveis pré-escolares, sendo importante para o seu desenvolvimento cognitivo, social e emocional. Pois, a criança que brinca, se desenvolve, aprende a dividir brinquedos, se torna mais sociável, adquire confiança nela mesma como pessoa, aprende a ter limites e respeitar o próximo. Através da brincadeira ele desenvolve a coordenação motora, a fala, o comportamento dentro e fora da sala de aula.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.7 Kb)   pdf (101.6 Kb)   docx (18.2 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com