TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto: O Brincar

Por:   •  17/9/2015  •  Projeto de pesquisa  •  4.654 Palavras (19 Páginas)  •  2.737 Visualizações

Página 1 de 19

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8][pic 9]

[pic 10][pic 11][pic 12]

NOME DO(S) AUTOR(ES) EM ORDEM ALFABÉTICA

[pic 13]

Brincar

A Importância do Brincar na Educação Infantil

Projeto de Ensino apresentado à Universidade Norte do Paraná - UNOPAR, como requisito parcial para a obtenção do título de pedagoga.

Orientador: Prof.ª Jane Cristina Rossi

GOMES, Brincar: A Importância do Brincar na Educação Infantil:2015. 21 folhas. Projeto de Ensino (Pedagogia) – Centro de Ciências Humanas. Universidade Norte do Paraná, Porto Velho, 2015.

RESUMO

O projeto Brincar: A Importância do Brincar na Educação Infantil é uma importante forma de convívio, é por meio deste ato que a criança pode reproduzir o seu cotidiano, num mundo de fantasia e imaginação. O grande desafio dos professores de Educação Infantil é proporcionar aulas interessantes e atraentes. Motivo pelo qual, procurou-se neste trabalho, mostrar a importância da inclusão de jogos e brincadeiras como estratégias pedagógicas para o professor. Pois, segundo o estudo, o jogo e a brincadeira favorecem a lateralidade, psicomotricidade, coordenação motora, autoestima, ou seja, envolve todo o domínio do esquema corporal. Enfim, são amplas fontes para o desenvolvimento psicomotor do aluno que consequentemente beneficiarão o processo de ensino-aprendizagem. Sendo assim, aplicando jogos e brincadeiras, cria-se, portanto, um espaço de interação no qual a criança experimenta o mundo e internaliza a compreensão de diversos sentimentos e conhecimentos. Neste sentido um dos objetivos centrais deste estudo é analisar a importância do brincar na Educação Infantil, pois segundo os autores pesquisados Ferreira e Oliveira, este é um período fundamental para a criança no que diz respeito ao seu desenvolvimento e aprendizagem de forma significativa.

Palavras-chave: Brincadeira. Jogos. Desenvolvimento. Educação Infantil. Professor (a).

.


SUMÁRIO

1. Introdução....................................................................................................04

2. Revisão Bibliográfica ...................................................................................06

3. Processo de Desenvolvimento do Projeto de Ensino...................................15

3.1.Tema e linha de pesquisa...........................................................................15

3.2. Justificativa.................................................................................................15

3.3. Problematização.........................................................................................15

3.4. Objetivos....................................................................................................16

3.5. Conteúdos.................................................................................................16

3.6. Processo de desenvolvimento...................................................................16

3.7. Tempo para a realização do projeto..........................................................16

3.8 Recursos humanos e materiais..................................................................16

3.9. Avaliação....................................................................................................17

4. Considerações Finais...................................................................................18

5. Referências..................................................................................................19.



  1. INTRODUÇÃO

O projeto Brincar: A Importância do Brincar na Educação Infantil é uma importante forma de convívio, é por meio deste ato que a criança pode reproduzir o seu cotidiano, num mundo de fantasia e imaginação.

O ato de brincar possibilita o processo de aprendizagem da criança, pois facilita a construção da reflexão, da autonomia e da criatividade, estabelecendo, desta forma, uma relação estreita entre jogo e aprendizagem.

Para definir a brincadeira infantil, ressalto a importância do brincar para o desenvolvimento integral do ser humano nos aspectos físico, social, cultural, afetivo, emocional e cognitivo. Para tanto, se faz cogente conscientizar os pais, educadores e sociedade em geral sobre à ludicidade que deve estar sendo vivenciada na infância, ou seja, de que o brincar faz parte de uma aprendizagem prazerosa não sendo somente lazer, mas sim, um ato de aprendizagem, e ainda a importância desta ludicidade nas intervenções e prevenções de dificuldades de aprendizagem.

Nesta conjunção, o brincar na educação infantil proporciona a criança estabelecer regras constituídas por si e em grupo, contribuindo na integração do indivíduo na sociedade. Deste modo, à criança estará resolvendo conflitos e hipóteses de informação e, ao mesmo tempo, desenvolvendo a capacidade de compreender pontos de vista diferentes, de fazer-se entender e de demonstrar sua opinião em relação aos outros, e ainda e nesse ato que podemos diagnosticar e prevenir futuros problemas de aprendizagem infantil.

É importante perceber e incentivar a capacidade criadora das crianças, pois está se constitui numa das formas de relacionamento e recriação do mundo, na perspectiva da lógica infantil.

Neste sentido, um dos objetivos essenciais deste projeto é analisar a importância do brincar na Educação Infantil, pois segundo os autores pesquisados, este é um período fundamental para a criança no que diz respeito ao seu desenvolvimento e aprendizagem de forma significativa. O grande desafio dos professores de Educação Infantil é proporcionar aulas interessantes e atraentes.

Motivo pelo qual, procurou-se neste trabalho, mostrar a importância da inclusão de jogos e brincadeiras como estratégias pedagógicas para o professor. Pois, conforme nossos estudos, o jogo e a brincadeira favorecem a lateralidade, psicomotricidade, coordenação motora, autoestima, ou seja, envolve todo o domínio do esquema corporal. Serão realizadas as atividades em uma semana.


  1. REVISÃO BIBLIOGRÁFICA

Ao longo da história da humanidade, foram inúmeros os autores que se interessaram, direta ou indiretamente, pela questão do brincar, do jogo, do brinquedo e da brincadeira.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (32.9 Kb)   pdf (175.8 Kb)   docx (41.1 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com