TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto alfabetização

Por:   •  15/9/2015  •  Artigo  •  466 Palavras (2 Páginas)  •  186 Visualizações

Página 1 de 2

UNIDADE ESCOLAR MUNICIPAL FILOMENA MACHADO TEIXEIRA

CAXIAS, 06 DE JULHO DE 2015.

MACROCAMPO: ORIETAÇÕES DE ESTUDOS E LEITURA

PROFESSOR: WEBERTH DOS SANTOS PEREIRA

                         MARISA

PROJETO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO COM ENFASE NAS SERIES INCIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

CAXIAS-MA

2015

UNIDADE ESCOLAR MUNICIPAL FILOMENA MACHADO TEIXEIRA

CAXIAS, 06 DE JULHO DE 2015.

MACROCAMPO: ORIETAÇÕES DE ESTUDOS E LEITURA

PROFESSOR: WEBERTH DOS SANTOS PEREIRA

PROJETO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO COM ENFASE NAS SERIES INCIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

[pic 1]

CAXIAS-MA

2015

REFERÊNCIAL TEORICO

A criança deve desenvolver habilidades para interagir positivamente com seu meio natural e social e incorporá-lo em sua vida diária com os objetivos de: “Ter prazer em experimentar fenômenos e eventos da natureza por meio de brincadeiras; brincar pela experimentação e criar com coisas que a cercam; desenvolver interesse por brinquedos e coisas feitas pelo homem. (KISHIMOTO, 1997, p. 68).

A ludicidade se faz como um meio preponderante para incentivar e motivar o aluno a ler e escrever de forma prazerosa e dinâmica, tendo como pressuposto básico o meio em que o discente está inserido.

Vale lembrar que o nosso aluno vem de várias realidades, que o propicia a uma evasão escolar maior, além disso, precisa trabalhar para o sustento ou a complementação da renda familiar.

E necessário que haja uma relação entre todas as disciplinas do curso escolar dos discentes, de forma que o aluno possa aprender através da interdisciplinaridade. Umas disciplina que chama a outra, uma disciplina que evoca a outra.

A elaboração de um planejamento eficaz possibilita um melhor engajamento dos alunos em sala de aula. Sempre tendo como foca o ensino aprendizagem do aluno. Este se faz como chave mestre no ensino aprendizagem.

Um dos mais apreciados momentos de ludismo em aulas de judô é a dinâmica do pique-corrente que se trata de uma espécie de jogo de pegador no qual existe um pegador inicial e quando este consegue aprisionar um colega passam a correr de mãos dadas para pegar outros que irão se agrupando formando a corrente. Essa aula é importante para o Judô no aspecto psicomotor irá trabalhar os membros inferiores dando tonicidade aos músculos e ventilação respiratória e cardíaca desenvolvendo ainda o espírito de coletividade e trabalho em equipe. Assim não há necessidade de trabalhar com exercícios repetitivos evitando rotinas cansativas no aquecimento e lesões por esforços repetitivos. Brincadeiras estas que levam os discentes a interagir e aprender de forma dinâmica e prazerosa. É de fundamental importância o acompanhamento tanto dos pais como dos professores.

É de grande valia essa interação entre professor x aluno x escola x comunidade método pelo qual chamamos de compartilhamento responsabilidades que leva um acompanhamento mais continuo e frequente dos discente, propiciando uma aprendizagem mais eficaz e prazerosa.

Pode-se perceber que o discente na sociedade. O projeto visa tracejar  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (71 Kb)   docx (12.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com