TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto de pesquisa

Por:   •  24/5/2015  •  Projeto de pesquisa  •  648 Palavras (3 Páginas)  •  189 Visualizações

Página 1 de 3

CRIAÇÃO DE UMA MATRIZ BIBLIOGRAFICA COM FOLHETOS DE AUTORES DO MUNICÍPIO DE PICOS-PIAUÍ

PICOS-PI

ABRIL-20124

1. JUSTIFICATIVA/CARACTERIZAÇÃO DA PESQUISA

O cordel é uma literatura carregada de simbologias que possui uma modalidade poética oral. Foram os portugueses que introduziram o cordel no Brasil, e por volta do século XIX os folhetos já recebiam características próprias brasileira. Com temas variados, tais como: lendas, religiosidade, histórias de animais, os folhetos de cordel eram expostos e vendidos em feiras livres pelos próprios autores e tornaram-se a principal fonte de divertimento e informação a população. Abrangendo fatos de caráter social, as capas dos folhetos apresentavam ilustrações conhecidas como xilogravura manifestando a criatividade do artista cordelista. O cordel é uma expressão da poesia e de alta acepção e motiva estudos em várias áreas do conhecimento.

Esse projeto surge para cultuar a preservação, conservação e disponibilização por meio de uma matriz bibliográfica de uma coleção de folhetos de autores da cidade de Picos e localidades, além de procurar disseminar a cultura da literatura de cordel levando como percursor as obras da coleção da matriz.

Este projeto se justifica por buscar obras de autores de uma arte que representa o Brasil e especificamente o nordeste, tendo em vista que essa literatura é desvalorizada e de certa forma esquecida pela população. Os resultados deste estudo científico trará um diagnóstico dos cordéis picoenses e a catalogação das obras desconhecidas pela ALERPI (Academia de Letras da Região de Picos), dados que servirão de base para a criação da matriz bibliográfica, trazendo maior desenvolvimento cultural para a cidade de Picos.

2. OBJETIVOS

2.1 GERAL

Criação de uma matriz bibliográfica com os folhetos de cordel de autores da cidade de Picos e macrorregião.

2.2 ESPECÍFICOS

• Valorizar a literatura de cordel e os artistas picoenses da área;

• Estabelecer critérios norteadores da analise documentaria dos folhetos de cordel para criação da matriz;

• Contribuir para atualização das informações documentarias referentes a coleção de cordéis da ALERPI;

• Divulgar a pesquisa;

.

3. METODOLOGIA

O trabalho seguirá pela pesquisa bibliográfica investigando a literatura de cordel como principal fonte e captará as bases teóricas necessárias para entender e estabelecer a criação da matriz identificando nomes e folhetos da literatura de cordel da macrorregião de Picos, adquirindo também conhecimento de como se dá a construção dos folhetos e verificação da temática abordada pelos mesmos.

Posteriormente será realizada a pesquisa de campo nos domínios da cidade de Picos, na qual haverá visitas à ALERPI

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)   pdf (47.5 Kb)   docx (13.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com