TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto pedagógico

Por:   •  18/3/2016  •  Projeto de pesquisa  •  722 Palavras (3 Páginas)  •  157 Visualizações

Página 1 de 3

Projeto Pedagógico

Justificativa

Este projeto foi desenvolvido com a intenção de demonstrar aos alunos a importância da leitura em nossas vidas e os benefícios que ela pode nos proporcionar. Apresentando-lhes os vários gêneros textuais como,charges, contos, poemas, tirinhas, jograis, cartas, dentre outros, para que eles possam optar pelos que mais lhes atrair despertando, assim,o gosto e o hábito da leitura.

Quando se consegue apagar a má impressão que alguns alunos têm em relação à leitura um passo muito grande é dado, pois se quebra uma barreira e abre-se uma porta para o desenvolvimento criativo, para a aquisição do conhecimento e crescimento intelectual desses alunos.

 Dessa forma, acreditamos que esse projeto influenciará positivamente na vida dessas crianças por abordar o tema de uma maneira bem dinâmica e divertida, visando, sempre, a participação ativa dos alunos em todo o processo.

A exposição e apresentação de textos divertidos e o ensinar da gramática através de um jogo pedagógico tem como objetivos o incentivo ao hábito de ler e a descoberta do prazer em realizar essa ação, assim como, o conhecimento de novas palavras, de algumas regras ortográficas e o uso frequente do dicionário nos momentos de dificuldades, para que eles possam enriquecer seu vocabulário melhorando, consequentemente, a sua leitura e a produção de textos.

Metodologia

Para que o projeto seja posto em prática, solicitaremos à coordenação do CEF Maria do Rosário, a disponibilização de uma sala e contaremos com a presença de 17 (dezessete) alunos do 6° ano do ensino fundamental II, aqueles que tenham dificuldades de aprendizagem. O mesmo será realizado, no dia 25 de junho de 2013, no período da manhã, no horário das08:00h às10:00h.

O Projeto acontecerá em várias etapas:

1°- Explicar de forma introdutória: O que é ler? Por que ler? E Para que ler?

2°- Propor aos alunos que participem de um jogo pedagógico (desenvolvido pelointegrante do grupo, Ricardo Sérgio) com foco na gramática e regras ortográficas, objetivando que eles divirtam-se e aprendam ao mesmo tempo.

3°- Será entregue às crianças um poema (escrito pela integrante do grupo, Maria Alves) que será lido em forma de jogral, sendo que, antes da leitura em grupo será feita uma leitura individual, para que eles localizem no texto palavras desconhecidas e busquem seus significados no dicionário.

4°- Será servido um lanche aos alunos participantes.

5°- Distribuição de um brinde.

6°- Sorteio de um livro (Diário de um banana, Rodrick é o cara, do autor Jeff Kinney),para que esse aluno possa começar a por em prática o ato de ler com prazer, ao qual tanto enfatizamos anteriormente.

7°- Registro fotográfico de todas as etapas do projeto.

Recursos Humanos

Para que possamos realizar as ações acima citadas, precisaremos contar com a participação e colaboração de todos os componentes do grupo, dos alunos selecionados pela escola, da coordenadora pedagógica do CEF Maria do Rosário e com o auxílio do orientador educacional da instituição de ensino escolhida, obtendo, assim, o sucesso esperado e todos os objetivos alcançados.

Recursos Materiais

        Serão utilizados os seguintes materiais:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)   pdf (97.8 Kb)   docx (11.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com