TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Prática de Ensino- Letras

Por:   •  23/11/2018  •  Monografia  •  5.278 Palavras (22 Páginas)  •  213 Visualizações

Página 1 de 22

INTRODUÇÃO

       Apresento este relatório de observação e docência em turma de EJAI (Ensino de Jovens e Adultos e Idosos), para a conclusão do curso de Licenciatura em Letras – Português/Literaturas, ministrado pela Universidade Estácio de Sá na modalidade de Ensino à Distância.

       No primeiro semestre do ano de 2018 foram estabelecidas as observações das práticas do ensino em Língua Portuguesa nas escolas: Sistema de Ensino Lóide Martha, situada na Avenida Expedicionário José Amaro, nº 114 – Vila São Luís, Duque de Caxias, sob a orientação do professor Leandro da Conceição Avelar. E também foram observadas o trabalho com a língua materna, na Escola Municipal Motta Sobrinho, situada na Rua Paraná, nº 739 – Duque de Caxias, ministradas pela professora Maria Akico Okamura.

1 – ESTRURUTA E FUNCIONAMENTO DAS ESCOLAS

        O Sistema Educacional Loide Martha foi fundada  em 1989, começando inicialmente apenas com o ensino noturno, no então conhecido como “supletivo”. Seu nome é em homenagem à mãe do  diretor proprietário e administrador da Instituição.

       O Sistema de Ensino Loide Marta oferece Educação Infantil, Ensino Fundamental Regular, Ensino Fundamental (EJA), Ensino Médio – Pós Médio – EJA e Cursos Técnicos (Técnico em Enfermagem, Segurança do Trabalho, Informática, Normal (Magistério), Administração e Pré -Militar). Todas as dependências da escola são monitoradas por câmeras de segurança e 4 monitores diurno e 1 noturno.

      A Escola Municipal Professor Motta Sobrinho, oferece Ensino Infantil, Ensino Fundamental (Primeiro e segundo segmento), EJAI ( Ensino de Jovens e Adultos e Idosos).

      Infraestrutura das escolas: Água filtrada, Energia, Saneamento básico, Lixo destinado a coleta periódica e  Acesso a Internet.

  1. – ASPECTO FÍSICO HUMANO E MATERIAL DAS ESCOLAS

      A escola Loide Marta funciona em um prédio com dois pavimentos com fachada nas cores bege e vermelha, e no seu interior as cores cinza e vermelha, na sala de estar possui uma pia, um bebedouro de inox, uma lixeira grande vermelha, quatro bancos.

      O prédio em arquitetura moderna possui 33 salas em três pavimentos, 1 secretaria, 5 coordenações,1 laboratório de enfermagem, 1 sala de informática, auditório, 1 psicopedagoga, uma cantina, um parquinho infantil e dois ginásios poliesportivos cobertos, com banheiros feminino e um banco da fofoca em mármore corumbá, e masculino, 1 banheiro adaptado, 3 bebedouros de inox, 2 mesas de totó, uma biblioteca.

     O corpo decente é composto por mais 100 funcionários no total. A escola em questão funciona em três turnos (manhã, tarde e noite).O Ensino Médio funciona no primeiro turno na horário de 7:30 à 12:30 e as aulas de Língua Portuguesa são as  2ª à 6ª. A EJA e o Pré- Militar, funciona à noite no horário de 18:50 às 21:50.

     Encontramos todas as salas climatizadas, 4 ventiladores, 2 armários, quadro branco abaulado, retro projetor afixado no teto, 1 mesa do professor , mais ou menos 60 cadeiras universitárias, lixeira, 1 mural grande.

     O corpo docente da Escola Municipal Professor Motta Motta Sobrinho, que está localizada na Rua Paraná, nº 739 – Parque Pauliceia, Duque de Caxias, RJ. É composto por aproximadamente 66 funcionários no total. Funciona em três turnos (manhã, tarde e noite), na entrada encontramos um salinha de estar com um sofá, possui ainda, 9  salas, 1 secretaria, 1 sala de professores, banheiros masculino e feminino sendo 1 adaptado, 1 bebedouro de inox,  no corredor existe 3 murais pequenos e 1 mural grande. Em frente a sala da turma 901 tem um pequeno jardim com  duas mesas com 4 bancos em  cimento, 1 sala de leitura, 1sala de orientação pedagógica, 1 sala de informática e uma sala de recursos multifuncional, para atendimento educacional especializado, 1 cozinha e um refeitório. Dependências e vias adequadas a alunos com deficiência e mobilidade reduzida,

            Nas salas de aula encontramos aproximadamente 30 mesas e cadeiras, 1 quadro branco, 2 ventiladores, 1 mesa de professor,  2 armários, 1 estante com livros didáticos, na parte posterior da sala encontramos 3 painéis do corpo humano (sistema respiratório, sistema nervoso e muscular).

Equipamentos : Computadores administrativos e para alunos, Televisão, DVD, copiadora, retroprojetor, impressora, aparelho de som, projetor multimídia(Datashow), câmera fotográfica (filmadora).

                 

         1.2- PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO DA EJA

          O Sistema Loide Marta é regido e fundamentado no sociointeracionismo e construtivismo; seus teóricos apoiam a filosofia da Instituição, que periodicamente capacitam seus professores para que estejam sempre embasados em seus projetos pedagógicos, segundo a Coordenadora Pedagógica Adriana Fernandes Alfradique.

        O Sociointeracionismo de Vigotsky, Fala da teoria da aprendizagem com o objetivo na interação. Segundo esta teoria, a aprendizagem ocorre em contextos históricos, sociais e culturais. Pois o conhecimento real da criança é o ponto de partida para o conhecimento potencial.

         Segundo Vigotsky, o conhecimento está alicerçado sob o plano das interações, isto é: essa interação acontece entre o contexto cultural, o homem e o desenvolvimento, pois essa interação acontece no interpsíquico para o intrapsíquico, ocorrendo primeiro o desenvolvimento cognitivo, no relacionamento com o outro, para depois ser internalizado individualmente. Então o desenvolvimento ocorre exteriormente para depois ocorrer efetivamente no interior do indivíduo. Portanto, sem influência mútua não há desenvolvimento. “O ser humano só adquire cultura, linguagem, desenvolve o raciocínio, se estiver inserido no meio com os outros. A criança só vai se desenvolver historicamente se estiver inserida no meio social”.

  O que é construtivismo?

              Segundo Piaget, o conhecimento se reduz a uma aquisição exógena, baseado nos processos verbais e audiovisuais dirigidos pelo adulto. Ele diz ainda, que o imprevisto retorno aos fatores inatos e de maturação interna reduzem a educação ao exercício de faculdades preexistentes.

              O Projeto Político e Pedagógico do Município exige uma profunda reflexão sobre as propostas da escola, como também o seu papel com a sociedade. Norteando assim, os caminhos e as práticas a serem executadas por todos os componentes do processo educativo. Essa construção agrupa crenças, convicções, conhecimento da comunidade escolar, do meio social e científico, constituindo-se em compromisso político com a sociedade. Este processo entremeado de reflexão e investigação que incide em muitos pressupostos norteadores: o filosófico-sociológico, o epistemológico e o didático-metodológico. O primeiro busca responder em qual contexto sócio-político – econômico - cultural estamos inseridos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (31.3 Kb)   pdf (168.8 Kb)   docx (26.5 Kb)  
Continuar por mais 21 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com