TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estagio Obrigatório do ensino fundamental I - LETRAS - Unopar

Por:   •  26/10/2019  •  Trabalho acadêmico  •  7.364 Palavras (30 Páginas)  •  2.466 Visualizações

Página 1 de 30

[pic 1]

[pic 2][pic 3][pic 4][pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]


SUMÁRIO

INTRODUÇÃO        4

1        RELATO DAS LEITURAS OBRIGATÓRIAS        5

2        RELATO DA ANÁLISE DA REALIDADE ESCOLAR        6

3        LEVANTAMENTO DE DADOS DA ORGANIZAÇÃO DA ESCOLA        7

4        RELATO DA ANÁLISE DA PROPOSTA PEDAGÓGICA DA ESCOLA        10

5        RELATO DA ANÁLISE DO LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA PORTUGUESA        10

6        RELATO DA ENTREVISTA COM O PROFESSOR REGENTE        12

7        DIÁRIOS DE OBSERVAÇÃO        14

8        PLANOS DE AULA        19

9        RELATO DOS APONTAMENTOS SOBRE OS PLANOS DE AULA        29

10        DIÁRIOS DE REGÊNCIA        30

11        RELATO DA PARTICIPAÇÃO EM REUNIÃO PEDAGÓGICA        38

CONSIDERAÇÕES FINAIS        39

REFERÊNCIAS        40


INTRODUÇÃO

Este relato de estágio supervisionado tem como objetivo descrever as atividades desenvolvidas durante o período de estágio realizado na Escola Estadual Serafim da Silva Salgado, no município de Rio Branco – Acre. O estágio teve como propósito, a prática do ensino de Língua Portuguesa, com a aplicação de metodologias e estratégias didáticas voltadas para aprendizagem significativa. O mesmo foi divido em duas etapas: observação e participação e regências. Na primeira fase a estagiária tinha que observar os professores da disciplina de Língua Portuguesa, com foco nos materiais e estratégias didática, utilizado por eles. A segunda etapa exigiu da acadêmica a prática na sala de aula, fazendo uso de diferentes estratégias de aprendizagem. Dessa forma o estágio supervisionado - prática de ensino de Língua Portuguesa teve como finalidade de preparar os acadêmicos a lecionarem, observando a teoria da aprendizagem significativa, considerando o conhecimento prévio do aluno.


  1. RELATO DAS LEITURAS OBRIGATÓRIAS

         

           O Estágio Supervisionado está inserido na maioria dos cursos de graduação, pois através do mesmo é que estabelece uma relação entre a teoria e prática, pois é neste momento que vivenciamos a prática do docente em seu campo de trabalho, desde o momento da elaboração do plano de aula até o momento de seu desenvolvimento no ambiente escolar.

Este é o momento da formação em que o graduando pode vivenciar, a realidade da prática docente, tornando sua formação mais significativa, produzindo discussões, pesquisas, possibilitando uma reflexão crítica quanto a aluno-professor-escola, construindo assim um novo olhar sobre o ensino, a aprendizagem e a importância do educador no processo ensino-aprendizagem.

O estágio supervisionado vai muito além de um simples cumprimento de exigências acadêmicas. Ele é uma oportunidade de crescimento pessoal e profissional. Por tanto, no presente trabalho, serão apresentadas as atividades desenvolvidas no decorrer do Estágio Curricular Obrigatório I do curso de Letras da Universidade Norte do Paraná (UNOPAR). Entre elas foram realizadas leituras, pesquisas, entrevistas, análise crítica, observação das aulas práticas. Também relata a importância da experiência prática aliada aos conhecimentos teóricos na vida dos acadêmicos de graduação.


  1. RELATO DA ANÁLISE DA REALIDADE ESCOLAR

           A escola Serafim da Silva Salgado, foi inaugurada no dia 12 de agosto de 1977, através do Decreto Governamental n° 10 de 07 de fevereiro de 1979. O nome Serafim da Silva Salgado é uma homenagem ao nordestino desbravador da Amazônia que chefiou expedições de Manaus ao Acre, em 10 de maio de 1852, sendo o primeiro civilizado a explorar o Rio Purus. Sua trajetória mostra que foi prático de embarcação, chefe de índios e coletor de ervas, o que lhe deu o titulo de revelador das riquezas do Acre no Vale do Rio Purus.

           A escola Serafim da Silva Salgado fica localizada na Rua Rio Grande do Sul, 2422, Bairro Aeroporto Velho, e atende toda clientela circunvizinha dos bairros próximos. A escola tem como horário de funcionamento matutino, vespertino e noturno. 07:00 as 11:15, 13:00 as 17:15 e 19:00 as 22:00. Conta com 1.100 alunos matriculados nos três turnos, sendo turmas de 6° ao 9° anos do ensino regular e Educação de Jovens e adultos (Ensino fundamental e médio – EJA).

          A escola está sob a direção do professor Veridiano Alves de Lima desde o ano de 2012, quando foi eleito pela comunidade escolar e permanecerá até o dia 31 de janeiro de 2021. A estrutura física conta com equipes assim distribuídas: 01 gestor, 01 coordenador de ensino, 02 coordenadores pedagógicos, sendo 1 por turno, 01 coordenador administrativo, 02 secretários administrativos, 69 professores em sala de aula, sendo 28 no turno matutino, 26 no vespertino e 15 no noturno. 01 auxiliar escolar por bloco.

            A estrutura física conta com 11 salas de aula, 01 laboratório de informática com 20 computadores, 01 biblioteca, 05 salas administrativas, 01 refeitório, 01 almoxarifado, 01 quadra esportiva e 01 ginásio. A escola é adaptada para receber alunos com deficiência física.

            O valor da escola é prestar serviços á clientela escolar, buscando a melhoria da qualidade do ensino, respeitando a dignidade e os direitos de cada um. Orgulham-nos ter uma comunicação aberta e honesta, apoiando a criatividade e a inovação individual de seus alunos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (55 Kb)   pdf (400.6 Kb)   docx (101.8 Kb)  
Continuar por mais 29 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com