TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

LICENCIATURA EM LETRAS PORTUGUÊS PRÁTICA DE ENSINO: INTRODUÇÃO Á DOCÊNCIA

Por:   •  3/10/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.935 Palavras (8 Páginas)  •  366 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1]

LICENCIATURA EM LETRAS PORTUGUÊS

PRÁTICA DE ENSINO: INTRODUÇÃO Á DOCÊNCIA (PE: ID 1)

 

POSTAGEM 1: ATIVIDADE 1

REFLEXÕES REFERENTES AOS 13 TEXTOS

ALSILENE SILVA DA COSTA (RA 1967006)

POLO DE CRUZEIRO DE SUL – ACRE

2019

SUMÁRIO

1.1 EDUCAÇAO? EDUCAÇOES: APRENDER COM O ÍNDIO

1.2 O FAX DO NIRSO

1.3 A HISTÓRIA DE CHAPEUZINHO VERMELHO (NA VERSÃO DO LOBO)

1.4 UMA PESCARIA INESQUECÍVEL

1.5 A FOLHA AMASSADA

1.6 A LIÇÃO DOS GANSOS

1.7 ASSEMBLEIA NA CARPINTARIA

1.8 COLHERES DE CABO COMPRIDO

1.9 FAÇA DOS 5%

1.10 O HOMEM E O MUNDO

1.11 PROFESSORES REFLEXIVOS

1.12 UM SONHO IMPOSSÍVEL

1.13 PIPOCAS DA VIDA


TEXTO 1 EDUCAÇAO? EDUCAÇÕES: APRENDER COM O ÍNDIO

A educação de fato é para todos, de uma forma ou de outra todos vão ter acesso a educação, pois todo mundo tem o direito de estudar, ao meu ver a expressão ‘’falta de educação’’ esta ligada á falta de modos, mas não necessariamente  ao grau de instrução escolar, pois o individuo é educado em seu ambiente  a ter determinado comportamento, muitas vezes são orientados a se comportarem de uma maneira e quando este se insere em um outro ambiente ou outra cultura sua maneira de agir de se expressar pode ser encarada como uma falta de educação, sendo assim cada lugar tem uma forma diferente de educar. Cada nação tem seus próprios hábitos e sua maneira de vida e de educar, enfim cada um do seu jeito. Temos uma diversidade dentro de uma mesma nação, um paulistano tem hábitos, modos e educação  diferente de um nordestino, o processo de globalização facilitou o aprendizado em diversos níveis culturais e as possibilidades de aprendizado aumentaram muito, a escola tem como papel principal instruir e socializar os seus alunos trazer noções de cidadania, desenvolver e motivar o conhecimento de forma abrangente para que todos tenham uma boa educação.

TEXTO 2 – O FAX DO NIRSO

       Nesse mundo tão globalizado em que vivemos, onde muitos só querem saber do lucro que irão obter em qualquer negocio, muitas vezes a educação que recebemos na escola vai ficando de lado, sendo assim em alguns casos é melhor ter dinheiro no bolso que um dicionário na ponta da língua. Hoje a nossa realidade em termos de educação é bem diferente de uma década atrás, mas ainda existem casos em que o dinheiro vai falar acima de tudo e de todos independentes do grau de instrução de certo individuo A ou B, o que importa realmente é o resultado final, ou seja, o tão sonhado lucro estimado. Atualmente a educação formal vem evoluindo, pessoas por mais que sejam menos instruídas estão se profissionalizando e em muitos casos se aperfeiçoando em falar outras línguas para poder vender ainda mais seus produtos. Sendo assim, nesse mundo capitalista em que vivemos, as mídias digitais vem crescendo em um patamar assustador, precisamos usar dessas mídias para alfabetizar nossos alunos cada dia mais cedo, para que não fiquemos estagnados na contra Mão da educação.

 TEXTO – 3 A HISTÓRIA DE CHAPEUZINHO VERMELHO (NA VERSÃO DO LOBO)

             Toda vez que ouvimos uma história temos nossa opinião sobre ela, cabe a nós refletirmos sobre o que é certo e o que é errado. Quando formos repassá-las, precisamos está ciente de que toda história pode haver mais de um lado, ou seja, não há um lado totalmente verdadeiro ou um lado completamente falso. Sendo assim, nós como formadores de opinião devemos instigar nossos discentes a serem críticos de suas próprias atitudes.

TEXTO – 4 UMA PESCARIA INESQUECÍVEL

              Atualmente, Ética é uma palavra quase esquecida em nosso vocabulário, onde vemos em jornais, nas redes sociais pessoas fazendo um simples ato de bondade que era pra ser o certo a ser feito, e todos acham que merecia um prêmio Nobel, uma recompensa por isso. Ser ético é ter consciência e responsabilidades de seus atos. Em nosso país quem burla as leis é tido como o “cara” um exemplo a ser seguido, isso começa deste nossos governantes que em hipótese alguma querem uma disciplina que vai contra os princípios deles, ou seja um povo sem informação, sem voz é mais fácil de enganar, de manipular. Como citei acima nosso povo é taxado de sempre dar aquele jeitinho em tudo, seja roubando a TV a cabo, o Wifi  do vizinho. Temos que acabar com essa fama e o primeiro passo é ensinando deste cedo nas escolas o que é certo de fato, como preceitos e bons costumes e então começar a implantar políticas publicas que daqui a algum tempo rendam bons frutos. Concluindo minha reflexão 99% das pessoas sabem o que é certo e mesmo sabendo fazem o que é errado. Vou citar um exemplo bem claro, uma criança vai para escola e quando chegar em casa traz um objeto que não lhe pertence, o responsável por ela ver o objeto e nem procura saber a procedência do mesmo, essa criança vai perceber que pode fazer tudo que não vai ser importunada, mas se o pai ou mãe dessa criança são éticos a ponto de procurar saber qual a origem desse objeto e interrogá-la e descobrir o que realmente aconteceu ai sim vai adquirir valores. O que quero dizer é, a educação e os valores aprendemos em casa somos frutos daquilo que muitas vezes nos passam em nosso lar.  

 TEXTO 5 A FOLHA AMASSADA

                     Hoje mais do que nunca precisamos pensar antes de falar qualquer palavra, quando pensei em ser professora analisei Os prós e os contras dessa profissão tão Maravilhosa e pude perceber que estou realmente preparada, já que tive ótimos profissionais no decorrer da minha vida escolar. Durante o período que fui estudante sempre gostei de analisar o comportamento humano dentro e fora de sala de aula, baseando-se nisso adquiri conhecimentos que no futuro se houver qualquer conflito dentro de sala estarei bem amparada. Como citei acima tive bons professores que sempre tocava na mesma tecla autocontrole, recitavam vários provérbios que nos levavam a refletir sobre tal assunto, mas houve um professor que eu nunca esqueço do ele dizia “quando alguém for arrogante, ignorante ríspido com você conte até 10 se persistir conte até 100 então você verá o que é autocontrole.”

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.2 Kb)   pdf (108.8 Kb)   docx (363.7 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com