TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Questões Sobre o Filme Arrival

Por:   •  17/10/2019  •  Trabalho acadêmico  •  691 Palavras (3 Páginas)  •  624 Visualizações

Página 1 de 3
  1. O filme “Arrival” (A  Chegada) pode ser considerado uma tradução intersemiótica do conto Story of Your Life  do autor Ted Chiang (1999). Em suas palavras explique o que é um filme e como esta prática de linguagem está relacionada ao seu cotidiano?
  2. Qual a sua a opinião sobre a temática do filme “Arrival” e a relação deste com avida?
  3. Quais são os acontecimentos e os comportamentos sociais após a chegada dos óvnis no planeta terra? Por quê?
  4. Qual a tradução da palavra guerra em sânscrito? Há relação com a temática do filme?
  5. Qual é a problemática apresentada no filme? Podemos relacioná-los com os problemas sociais contemporâneos? Justifique.
  6. Qual o interesse do exército norte americano nos estudos linguísticos apresentado no filme?

O exército visava exclusivamente uma forma de se comunicar com os aliens, descobrir informações como “o que eles querem?  de onde vieram? e a mais destaca durante o filme qual é o seu propósito na terra? Era seu maior interesse.

  1. Quais são as primeiras emoções apresentadas pela Dra. Louise Bancks ao entrarem contato com os extraterrestres para aprender a nova língua? Essas emoções podem representar novas situações de práticas de linguagens por nós e por nossos alunos? Por quê?

Durante a cena em que a Louise entra em contato pela primeira vez com Abbott e Costello uma coisa que fica clara e a tensão marcada pela respiração ofegante da própria Dra. Bancks podemos identificar uma mistura de nervosismo, medo e curiosidade. Sim, quando iniciamos o estudo de uma nova língua não sabemos o que vamos encontrar e como estamos acostumados a ver durante as aulas muitos alunos se sentem nervosos no aprendizado de uma nova língua por medo de errar ou vergonha em frente aos colegas.

  1. O filme apresenta questões sobre o preconceito linguístico? Justifique.

Sim, logo no inicio do filme quando a Dra. Bancks conhece  Coronel Weber ela se vê em uma situação que deveria traduzir um áudio e ao dizer que era impossível traduzir e que precisava interagir com eles o que ela ouve e “ Não precisou disso para traduzir o persa” mostrando o preconceito pela parte do Coronel de achar que todas as línguas são iguais.

  1. A cena em que a personagem Dra. Louise Banks se despiu do traje laranja e se apresentou aos extraterrestres representa uma metáfora. Explique qual a relação desta metáfora com o devir aluno e professor de língua(gem)?

Ao entender que a roupa atrapalhava o entendimento de Abbott e Costello e imediatamente retirá-la, logo depois de checar se o canário ainda estava vivo claro, podemos entender que em relação ao ensino devemos nos despir de todo e qualquer preconceito e dúvida para um melhor entendimento de ambas as partes.

  1. Como a Dra. Louise Banks tenta se comunicar e aprender a nova língua?
  2. Qual é a justificativa da Dra. Louise Banks para aprender primeiro palav-rassimples da língua “universal” (comer, andar e correr) para chegar ao objetivo determinado pelo exército (“What is your purpose on Earth”)?
  3. Qual a relação da matemática com a linguagem apresentada no filme?
  4. Em qual teoria linguística o filme está baseado na cena em que o físico IanDonnelly questiona a Dra. Bancks sobre as suas “reconfigurações” cerebrais em decorrência da aprendizagem de uma nova língua?
  5. Qual a diferença entre o jogo de xadrez e a língua(gem)? Explique a partir dasdiscussões apresentadas no filme.
  6. Por que os chineses deixaram de confiar nos alienígenas? Isso desencadeou afalta de comunicação entre os vários países que haviam recebido a visita dos óvnis? Por quê?
  7. Qual a explicação da Dra. Louise Bancks sobre a tradução da palavra “arma”?
  8. Qual a relação entre “arma” e linguagem? Pense sobre essa relação e explique oseu papel como professor e aluno de língua(gens)?
  9. Qual a relação entre tempo-espaço e linguagem? Como isso é apresentado nofilme?
  10. O filme aborda a transdisciplinariedade entre as áreas do conhecimento?Justifique.
  11. A memória é considerada um processo cognitivo. Qual sua relação com alinguagem?
  12. A memória se distingue de imaginação?
  13. A Dra. Bencks explica à sua filha sobre as relações entre espaço-tempo e aimpermanência. Como podes relacionar a impermanência com o seu agir no mundo, incluindo a sua formação em Letras Inglês?

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)   pdf (57.7 Kb)   docx (8.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com