TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATORIO GERAL DO ESTAGIO SUPERVISIONADO

Por:   •  5/12/2018  •  Relatório de pesquisa  •  1.307 Palavras (6 Páginas)  •  226 Visualizações

Página 1 de 6

1          Introdução

Este é um Relatório de Estágio Supervisionado I em que venho trazer as observações e inferências a partir do acompanhamento em sala de aula junto à professora regente.

(1 lauda)

 

Eu Eliene Lopes Queiroz, residente no endereço: Rua 05 de Abril, N° 510, Bairro: Santo Antônio – Manaus Amazonas, Matriculada regulamente na Instituição de Ensino Superior Centro Universitário do Norte UNINORTE com matricula 16135938 cursando o 5° período do curso de Licenciatura em Letras – Língua Inglesa, na turma LIM05S1 matutino, realizo meu primeiro estágio supervisionado em uma escola da rede pública estadual de ensino.

 A atividade desenvolvida no decorrer do estágio supervisionado, no campo de observações de alunos e vivência na prática docente, possibilita ao aluno estagiário um treinamento para o exercício da docência, pois este é um momento importante na construção do perfil profissional do aluno estagiário.

Configura-se em um processo coletivo de ensino-aprendizagem, no qual se realiza a observação, registro, análise e acompanhamento da atuação do (a) estagiário (a) no campo de estágio, bem como a avaliação do processo de aprendizagem discente, visando à construção de conhecimentos e competências para o exercício da profissão. Esta avaliação deve ser realizada continuamente, contemplando duas dimensões: a avaliação do processo de estágio e a avaliação do desempenho discente, assegurando a participação dos diferentes segmentos envolvidos (supervisores acadêmicos e de campo e estagiários (as). (PNE, 2010, p. 15) .

A Escola Estadual Júlia Bittencourt, foi inaugurada no dia 09 de maio de 1986 sendo oficializada pelo Ato de Criação da Lei n° 9.462 publicada no Diário Oficial do Munícipio de Manaus em 13 de maio de 1986, situada na Avenida Brasil, n° 2.845, no Bairro de Compensa I Zona Oeste da cidade de Manaus.

A escola tem como patrona a Educadora Senhora Júlia Bittencourt, pois a homenagem em seu nome deu – se pelos serviços prestados da mesma à educação no amazonas, e por ter sido a pioneira a ingressar no Ensino Superior no Curso de Odontologia no Amazonas.

A escola é situada na Avenida Brasil, n° 2.845, no Bairro de Compensa I Zona Oeste da cidade de Manaus.

A área em que está construída a escola é uma área nobre do bairro, pois ao lado direito encontra – se o prédio do Batalhão de Bombeiros Especiais 3° Companhia e o lado esquerdo o prédio da Prefeitura do Munícipio de Manaus a mesma atende a alunos oriundos de todas as zonas da cidade por ser uma escola de fácil acesso, tornando – a assim uma escola corredor que é mantida pela Secretaria de Estado da Educação e Qualidade de Ensino – SEDUC.

A escola Estadual Júlia Bittencourt representada pelo gestor Afrânio Falcão de Lima e tendo como supervisora pedagógica a Sra. Lucicléia Ramos Santos.

Era uma escola pública estadual que está localizada na Avenida Brasil, N° 2.845, CEP: 69036 – 110 no Bairro Compensa I na cidade de Manaus e atende atualmente 1.349 alunos distribuídos nos turnos Matutino, Vespertino e no período Noturno com Educação de jovens e adultos – EJA 89 Fase I e II.

3.4 Aspectos Administraticos

Quanto ao aspecto físico, podemos afirmar que a escola é de pequeno porte, onde são ministradas aulas do 6° ao 9° ano na Educação Básica de Ensino Regular  Fundamental II, atualmente atende cerca de 1.349 alunos distribuídos nos turnos Matutino, Vespertino e no período Noturno com Educação de  jovens e adultos – EJA 89 Fase I e II. Possuem 11 salas de aula, 01 sala dos professores, 01 sala do Gestor, 01 sala técnica, 01 sala da secretaria, 01 biblioteca que é pouco é utilizada, pois a mesma é usada mais como depósito de alguns livros que não são utilizados na escola, 01 quadra para esporte, 01 sala de mídia, 04 banheiros sendo um masculino e outro feminino para alunos e os outros dois reservados para docentes sendo um masculino e outro feminino, 02 rampas de acesso e 01 cozinha onde é distribuída a merenda escolar.

2. ASPECTOS DIDÁTICOS METODOLÓGICOS

A professora regente do referido Estágio Supervisionado, a Sra. Silmara Cavalcante, formou-se pelo Centro Universitário do Norte UNINORTE no ano de 2009, a mesma está na docência em Língua Inglesa há 18 anos e também já trabalhou em diversas escolas, sendo particulares e públicas, segundo ela foram o total de oito escolas. Atualmente seu vinculo com a escola Estadual Júlia Bittencourt é por meio de concurso público. A docente é compromissada e não costuma faltar, pois relatou – me que gosta do que faz e tem planos de fazer mestrado pela Universidade Federal do Amazonas UFAM, também participa das atividades escolares nas reuniões pedagógicas e comemorações da escola como professor conselheiro na reunião de pais e mestre.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.9 Kb)   pdf (86.2 Kb)   docx (13.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com