TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO DO ENSINO FUNDAMENTAL

Por:   •  12/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  2.669 Palavras (11 Páginas)  •  953 Visualizações

Página 1 de 11

 

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANÃO – UEMA

CENTRO DE ESTUDOS SUPERIORES DE COLINAS – MA

LICENCIATURA PLENA EM LETRAS – LÍNGUA PORTUGUESA

ANDREANE MATIAS DA SILVA

RELATÓRIO DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO DO ENSINO FUNDAMENTAL – LÍNGUA PORTUGUESA

COLINAS-MA

2017

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANÃO – UEMA

CENTRO DE ESTUDOS SUPERIORES DE COLINAS – MA

LICENCIATURA PLENA EM LETRAS – LÍNGUA PORTUGUESA

RELATÓRIO DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO DO ENSINO FUNDAMENTAL – LÍNGUA PORTUGUESA

RELATÓRIO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO, APRESENTADO AO CURSO DE LICENCIATURA PLENA EM LETRAS COMO PARTE DA EXIGÊNCIA DA DISCIPLINA DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO, EFETUADO NA ESCOLA MUNICIPAL MARIA DO SOCORRO SANTOS MACEDO COMO REQUISITO DE OBTENÇÃO DE NOTAS, SOB A ORIENTAÇÃO DA PROFª. ROSELINE CORTEZ.

ANDREANE MATIAS DA SILVA

COLINAS-MA, 2017

1-FICHA DE IDENTIFICAÇÃO

01 – Nome: Andreane Matias da Silva

02 – Endereço: Rua das palmeiras, SN

03 – Telefone: (99)98184-3615

04– E-mail:  andreane.matias@hotmail.com

05 – Instituição onde realizará o estágio:

06 – Endereço da instituição:

.

07 – Nome do diretor:

 

08 –Período de estágio:

2- INTRODUÇAO

Este relatório foi desenvolvido no curso de Letras, durante a disciplina Estágio Supervisionado I, ministrada pela professora orientadora Roseline.

A educação é considerada um dos setores mais importantes para o desenvolvimento de um país. É através dela que os cidadãos produzem conhecimento e ajudam no crescimento pessoal e a nação em que vive aumentando sua renda e qualidade de vida das pessoas inseridas no contexto.

O estágio é necessário à formação profissional a fim de adequar essa formação às expectativas do mercado de trabalho onde o licenciado irá atuar. Assim o estágio dá oportunidade de aliar a teoria à prática.

De acordo   com   Francisco   e   Pereira (2004)   o   estágio   surge   como   um   processo fundamental na formação do aluno estagiário, pois é a forma de fazer a transição de aluno para professor “aluno de tantos anos descobre-se no lugar de professor”.

Por este motivo a disciplina de estágio é tão importante e enriquecedora, pois nos prepara para situações futuras que iremos enfrentar durante a nossa docência.

Portanto, é no estágio prático em sala de aula, que o futuro professor tem a oportunidade de se aperfeiçoar, para exercer com êxito sua futura profissão. Segundo (SILVA, 2006, p.35) “A primeira concepção que deve nortear o papel do professor é: ‘aprender e ensinar’ e ‘ensinar e aprender’. Ambas constituem um processo dinâmico, onde um não existe sem o outro. Ensinar pressupõe um aprendizado”

3- VISITA

    No primeiro contato com a escola realizamos uma análise do seu funcionamento cotidiano, bem como de sua infraestrutura; posteriormente, conversamos com coordenadora, gestora, e a professora regente, nos prolongamos nas discussões com a professora acerca das experiências, proporcionando a troca de conhecimentos em sala de aula.

4-ESTRUTURA FÍSICA

A Escola está situada na zona urbana do Município de Colinas, num bairro distante do centro da cidade. A unidade escolar atende alunos oriundos de bairros da cidade. No entanto, em regra geral, podemos afirmar que se trata de uma comunidade, na sua maioria, assalariada, apresentando uma condição sociocultural relativamente carente. A comunidade local apresenta padrões baixos no que diz respeito aos níveis, social, econômico e cultural, tendo-se em vista ser um bairro com deficiência nas áreas de lazer e trabalho. A escola está atendendo no corrente ano um total de -------- ( ) alunos do, de 6º a 9º ano, cuja faixa etária compreende dos 10 aos 16 anos, compreendendo o período diurno com adolescentes.  As instalações do prédio são boas. O prédio foi inaugurado em ---------.Com relação às salas administrativas da U.E do prédio consta: 1 secretaria, 1 banheiro feminino e 1 masculino, --------- salas de aula, 1 sala de informática e 1 sala de direção. A Escola Municipal de Ensino Fundamental é uma instituição mantida pela Prefeitura Municipal de Colinas, composto por profissionais em regime de contrato, todos com nível superior completo em suas referidas áreas de atuação.

 5- ATIVIDADES DESENVOLVIDAS

A Observação é o momento em que se visualiza a prática da docência pela professora regente, presenciando, vivenciando   os   momentos   de   conhecer   as   estruturas   da   didática aplicada e seus aspectos operacionais. Enfim, tudo aquilo que servirá de base para a formação do plano de aula e para o entendimento do estagiário e termos práticos.  Em linhas gerais pode-se dizer que a aula de regência será marcada pelo conhecimento obtido ao vivenciar deforma concreta a função de professor.

Dia 20 de Setembro de 2017 – Inicio do acompanhamento das aulas da Professora regente nas aulas dadas a turma do 6° ano dando apoio aos alunos nas atividades realizadas. Todo o período transcorreu de forma positiva. Foi o tempo de registrar como é colocado o conteúdo em sala, a posição tomada diante de várias situações e o resultado obtido.

Dia 21 de Setembro de 2017 - Acompanhamento a Professora Regente nas aulas das turma do 6° ano, onde a maioria dos alunos não demostraram interesse por a aula e   com   relação   à   Professora   percebeu-se   um   completo domínio sobre os conteúdos abordados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.9 Kb)   pdf (169.6 Kb)   docx (18.2 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com