TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DE PRÁTICA CURRICULAR DIMENSÃO SALA DE AULA

Por:   •  17/5/2016  •  Relatório de pesquisa  •  1.480 Palavras (6 Páginas)  •  1.204 Visualizações

Página 1 de 6

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO-UMA[pic 1]

PROGRAMA DARCY RIBEIRO-PDR

DEPARTAMENTO DE LETRAS

        JULIANA MANOELA DE OLIVEIRA SILVA         

RELATÓRIO DE PRÁTICA CURRICULAR DIMENSÃO SALA DE AULA

Santa Luzia do Paruá

2015

JULIANA MANOELA DE OLIVEIRA SILVA[pic 2]

        

        RELATÓRIO DE PRÁTICA CURRICULAR DIMENSÃO SALA DE AULA

Relatório apresentado à disciplina de Prática Curricular na Dimensão Sala de Aula do Curso de Letras da Universidade Estadual do Maranhão-UEMA. Programa Darcy Ribeiro (PDR), no período de 20 de março a 20 de junho de 2015 para a obtenção da última nota.

Orientadora Professora Msc: Ivanete Coimbra Cavalcante Sousa.

Santa Luzia do Paruá

2015

SUMÁRIO[pic 3]

1 INTRODUÇÃO        4

2 OBJETIVOS        

2.1 Objetivo Geral:        

2.2 Objetivos específicos:        

3 ETAPAS REALIZADAS        

4 RESULTADOS E DISCUSSÕES        

5 CONCLUSÃO        

REFERÊNCIAS        

1 INTRODUÇÃO

          A disciplina Prática Curricular na Dimensão Sala de Aula com a professora Ivanete Coimbra Cavalcante Sousa, iniciou-se no dia 20 de março de 2015 do curso de letras no decorrente quinto período.

A professora iniciou com a aula fazendo uma retrospectiva das dimensões anteriores da disciplina, ressaltando a relevância de cada uma no âmbito educacional, logo após, foi apresentado como seria a distribuição da carga horária que dar-se-á no total de 135hs. Sendo que: 30 hrs dedicadas à dimensão teórica (no polo obrigatório); 30 hrs serão para planejamento e elaboração; 50 hrs execução do projeto nas escolas Municipais e Estaduais com extra classe e 25hrs que deverão ser para o relatório contando do dia 20/ 03/ 2015. Logo após, houve uma dinâmica muito interessante: Forma de se apresentar aos colegas em sala de aula, onde alguns acadêmicos participaram de forma descontraída.

            Dia 28/ 03/ 15, a professora apresentou dicas importantes para a gestão da sala de aula com uma discussão proveitosa com orientações devidas sobre várias questões seguidas de exemplos tanto por parte da professora quanto dos demais colegas. Em seguida, houve estudos de textos de José Carlos Libâneo enfatizando os aspectos cognoscitivos da interação; aspectos sócio - emocionais e como deverá ser ministrada uma disciplina em sala de aula.

           A primeira avaliação deu-se com a apresentação de debates em forma de seminários de dois livros. Professor bonzinho = aluno difícil: A questão da indisciplina em sala de aula de Celso Antunes e o livro Escola não é Circo, Professor não é Palhaço: Intencionalidade e Educação, de Lilian Lima Pereira, sendo que a turma foi dividida em dois grupos, houve também a realização de resumo individual dos livros.

           No dia 24/ 04/ 2015, a aula iniciou-se com a explicação das horas trabalhadas e com a divisão dos 4 grupos que discutiram sobre o tema afetividade em sala de aula, foi proposto a apresentação deste tema através de poesia, rap e uma dramatização, a aula foi muito dinâmica, científica e de grande conhecimento como em todas.

           Já no dia 24/ 04/215, foi o dia da orientação de como seria a elaboração do projeto, com a divisão das partes dos mesmos feito pela professora. Mas uma vez foram divididos grupos, para explanarem a relação de algumas palavras chaves no contexto escolar, como: linguagem, família, afetividade, lúdico dentre outras.

 Finalizando, com a definição dos grupos que a partir do momento iriam elaborar o tema, problemática e objetivos do projeto que fora apresentado nas escolas. Sendo que, Juliana Manoela, Maria do Socorro e Maria Natália, escolheram o tema: Língua Portuguesa e Língua Inglesa: Resgatando o jornal no convívio de interação social, realizado na escola João Paulo I, com o objetivo geral de enfatizar a relevância do resgate do jornal na interação/mediação no convívio dos discentes na dimensão sala de aula. Este projeto iniciou-se no dia 20/ 05/ 2015 com aplicação do questionário para os alunos da 7ª série da referida escola e encerrou-se no dia 17/ 06/ 2015, com a culminância bastante proveitosa.

Nesta mesma data contamos com a presença da professora Ivanete Coimbra e da diretora da escola Eliane Condido que receberam a atenção dos discentes e a explicação dos mesmo sobre a importância do uso do jornal, assim como foi prazeroso a confecção de um exemplar manualmente escrito e ilustrado por eles mesmos.

           Mesmo com algumas limitações e dificuldades a culminância do projeto foi um sucesso, deixando-nos contentes com o resultado e feliz com a satisfação principalmente do corpo docente da escola.

2 OBJETIVOS

2.1 Objetivo Geral:

  • Enfatizar a relevância do resgate do jornal na interação/mediação no convívio dos discentes na dimensão sala de aula.

2.2 Objetivos específicos:

  • Despertar nos discentes o prazer pela leitura e escrita de jornais;
  • Valorizar o gênero textual como fonte de informação;
  • Conhecer a estrutura do gênero referido;
  • Integrar a sintaxe dentro dessa tipologia textual;
  • Envolver os discentes na elaboração de um jornal, através da interação afetiva utilizando o lúdico como meio de aprendizagem.

3 ETAPAS REALIZADAS

Para iniciarmos as etapas do projeto, enfrentamos problemas por causa do calendário escolar, adiando nossas estadias na escola, mas nos dias cabíveis aos horários da referida disciplina (Língua Inglesa) estávamos ali, mediando passo a passo cada tarefa a ser executada.

  A execução foi boa e elogiada pela professora e pela direção da escola, que se fez presente. A etapa do projeto começou na sua elaboração que iniciou no mês de maio e transcorrerá até a culminância que será realizada no dia 14 de agosto em um Fórum que reunirá todos os Polos da Rota Amazônica em Governador Nunes Freire.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.7 Kb)   pdf (126.9 Kb)   docx (19.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com