TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AS PRÁTICAS CURRICULARES DE SALA DE AULA

Por:   •  18/1/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.026 Palavras (5 Páginas)  •  252 Visualizações

Página 1 de 5

CENTRO UNIVERSITÁRIO NEWTON PAIVA

CURSO DE PSICOLOGIA

AV1 – AS PRÁTICAS CURRICULARES DE SALA DE AULA

        

BELO HORIZONTE

1º SEMESTRE/ 2017

CENTRO UNIVERSITÁRIO NEWTON PAIVA

CURSO DE PSICOLOGIA

Prezados alunos!

Foi prorrogado o prazo de término da AV1.

A avaliação finalizará no dia 12/03/17 às 23h 59 min.

INSTRUÇÕES:

- Essa atividade poderá ser feita individualmente ou em grupo de, no máximo, 5 alunos(as).

- Caso a atividade seja feita em grupo, apenas UM aluno deverá postar a atividade no Portal. Não se esquecer de colocar o nome de todos os integrantes e seus respectivos RAs, que contribuíram, efetivamente, para a elaboração e execução da tarefa.

- Cuidado com o plágio.

_____________________________________________________________________

Para essa atividade:

- Acesse(m) o texto  As práticas curriculares de sala de aula e a constituição das diferenças dos alunos no processo de ensino e aprendizagem, disponível na plataforma.

_____________________________________________________________________

1 – Considere(m) que Lunardi (2005) organiza as diferenças identificadas pelos professores em três grupos. O primeiro grupo diz respeito às dificuldades de aprendizagem. O segundo grupo diz respeito às diferenças de adaptação ao espaço da sala de aula. O terceiro grupo diz respeito às dificuldades ou incapacidades cognitivas vistas como naturais. As diferenças dos alunos eram apontadas como causadoras do insucesso na aprendizagem.

2 – Pesquise(m) a respeito desses 3 grupos e caracterize-os adequadamente. Coloque(m) as fontes de pesquisa.

- "diferenças na forma de lidar com o conhecimento escolar: seriam aquelas diferenças apontadas pelos professores como “dificuldades de aprendizagem”. Revelava-se nas dificuldades dos alunos durante a alfabetização, com a matemática, com a leitura e a interpretação de texto, como também em suas capacidades de irem além daquilo proposto pelo professor" (Lunardi, 2005).

- "diferenças na adaptação ao tempo e ao espaço da sala de aula e da escola: decorrem da dificuldade, presente em algumas crianças, de compreender o que se espera delas e por isso comportarem-se inadequadamente no espaço escolar" (Lunardi, 2005).

- "diferenças oriundas de deficiências legitimadas: são aquelas deficiências evidentes e visivelmente identificadas ou diagnosticadas como tal" (Lunardi, 2005).

3 – Para cada grupo, indique(m) 2 estratégias que possam ser utilizadas pelo professor para que a aprendizagem aconteça, considerando os aspectos sociológicos de cada grupo indicado no texto de Lunardi.

Considerando o primeiro grupo que trata das dificuldades da aprendizagem podemos sugerir que o educador possa utilizar da sua didática um meio de trabalho que possa interagir com todo os alunos, afim de avalia-lós. O ditado é uma das tarefas que permitem observar as zonas de dificuldades dos alunos. Podemos observar as hesitações, as dúvidas e os erros, aluno e professor podem ter uma visão mais próxima do que está a ocorrer no processo de aprendizagem e quais as áreas da língua e/ou da escrita que causam mais problemas; jogos e atividades lúdicas também é uma boa opção para despertar e estimular a atenção e dar interesse ao alunos por meio dessa diversão.

O segundo grupo trata da dificuldade de adaptação no contexto escolar, nesse caso podemos propor a turma uma atividade dinâmica no qual o professor primeiramente deve se apresentar e depois fazer junto com os alunos, promovendo a interação de todos sem nenhuma diversidade. Deixar com que o alunos façam atividades em grupos salientando essa interação da turma.

E por fim no terceiro grupo tratamos às dificuldades cognitivas vistas como naturais,  trabalhando de acordo com a deficiência do aluno, o educador pode tornar o material didático mais acessível e concreto para que os alunos consigam realizar todas as atividades. Manter esse aluno sempre com algum colega que possa orientá-lo.

4 - Conclua(m) o trabalho falando das importância das classificações e rotulações de alunos na prática pedagógica e na gestão da sala de aula.

Primeiramente é importante lembrar que um bom educador e aquele que realmente tem amor e dedicação pela sua profissão, pois e ele que oferece o ensino de qualidade para a sociedade.

"Ninguém nasce educador ou marcado para ser educador. A gente se faz educador, a gente se forma, como educador, permanentemente, na prática e na reflexão sobre a prática”, disse o mais renomado educador e filósofo brasileiro, Paulo Freire (1921-1997).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.4 Kb)   pdf (161.9 Kb)   docx (314 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com