TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO SOBRE A DIMENSÃO PRÁTICA DO CURSO

Por:   •  16/4/2021  •  Trabalho acadêmico  •  1.495 Palavras (6 Páginas)  •  1.165 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

LICENCIATURA EM: Letras/Português

 

PRÁTICA DE ENSINO: REFLEXÕES (PE: REFL)

 

ATIVIDADE 2: POSTAGEM 2

RELATÓRIO SOBRE A DIMENSÃO PRÁTICA DO CURSO

 

 

 

Joseane de Morais Silva RA 1774956

 

 

 

Balsas - MA

2020

SUMÁRIO

 

 

1 INTRODUÇÃO…………………………………………………………………

2 IDENTIFICAÇÃO DA ESCOLA……………………………………………...

3 INFRAESTRUTURA E CARACTERIZAÇÃO DA ESCOLA……………...

4 ATIVIDADES REALIZADAS……………………………………………….…

5 MÉTODOS DE AVALIAÇÃO………………………………………………….

6 ANÁLISE REFLEXIVA ………………………………………………………..

7 BIBLIOGRAFIA………………………………………………………………....

 

 1         INTRODUÇÃO

 

  O presente estágio supervisionado obrigatório no Ensino Fundamental II e Médio, na disciplina de Língua Portuguesa, tem como objetivo observar como se desenvolve o ensino em sala de aula, de que maneira a professora conduz a aprendizagem, como se processa a apreensão do conhecimento pelos alunos. Objetiva ainda analisar como é a interação dos alunos com a professora, dos alunos entre si e com o ambiente no cotidiano escolar.

   Estão sendo desenvolvidas as atividades de observação participativa com os alunos do período da manhã, acompanhadas pela professora de língua portuguesa.

 

 

2         DADOS DE IDENTIFICAÇÃO DA ESCOLA

 

Escola Estadual Henrique Martins, INEP 21188750. Rua da Rampa, n 06 Centro. São Felix de Balsas – MA. CEP: 65890-000.

 

 3          INFRAESTRUTURA E CARACTERÍSTICAS DA ESCOLA

 

A escola possui neste ano aproximadamente 160 alunos, matriculados em um único  turno de funcionamento, e 13 funcionários, entre professores, zeladores, vigias e setores administrativos.

Em todas as instâncias, o diretor, os professores e funcionários sempre foram extremamente cordiais e compreensivos da minha situação como estagiária, o que trouxe uma visão nova e bela sobre a minha visão do profissional da educação.

A escola conta com 8 salas de aula, biblioteca, cozinha, laboratório de informática, sala de leitura, sala para os professores, sala para diretoria, quadra de esportes descoberta e uma cantina.

As salas de aula são bastante amplas, com boa iluminação e ar - condicionado Possui ainda mobiliário adequado, mesa para a professora, mesas e cadeiras de tamanho apropriado para a idade dos alunos.  As salas comportam 30 a 35  alunos em média.

Quanto à sala de aula, os problemas são comuns de diversas escolas: problemas de indisciplina, desrespeito entre colegas, desatenção e desinteresse. Pode-se dizer que, de uma sala com 30 alunos, cerca de 20 não possuem interesse na sua vida acadêmica, e os demais 10 possuem interesse variável, sendo que muito poucos demonstram-se profundamente interessados.

As aulas frequentemente começam com atraso, com alguns alunos chegando ainda mais atrasados. O índice de omissão dos alunos nas aulas é alto e pode chegar a 50% em alguns dias. Os professores e a direção demonstram-se interessados em evitar que isso aconteça, mas não depende apenas deles.

Os alunos demonstraram ter uma ótima relação entre si, dentro da mesma turma e entre turmas distintas. Não foi presenciado nenhum fato digno de nota que indicasse o contrário.

 

4          ATIVIDADES DESENVOLVIDAS

 

Foi realizada primariamente a observação em sala de aula, acompanhando as atividades diárias nas salas de aula e na escola, métodos de ensino e dinâmica dos docentes, conteúdo programático das disciplinas de língua portuguesa e vivência no ambiente escolar, com acompanhamento do profissional supervisor, que é professora licenciada em letras/português.

Pude observar que a professora segue o currículo escolar estadual, agrupado por bimestre, alternando aulas de gramática e literatura da língua portuguesa de acordo com as diretrizes curriculares e com influência dos principais exames vestibulares no caso do 3º ano do Ensino Médio. O conteúdo da disciplina parece adequado ao nível de maturidade da classe (pois, quando os alunos esforçam-se, conseguem compreender o conteúdo e realizar os exercícios corretamente).

Comparada com a gramática, a literatura, no entanto, ocupa um pouco mais da metade do tempo total do bimestre, não apenas por maior volume de conteúdo, mas também pela atividade avaliativa de seminário apresentado pelos alunos de todas as salas, em grupos de quatro integrantes, abordando um autor e uma de suas obras, normalmente pertencentes à lista de livros dos vestibulares.

Também fica evidente que a professora não tem liberdade completa para tentar metodologias muito diversas, principalmente por conta da classe em si. Retorna-se à questão da falta de interesse e respeito geral que os alunos tem pelos estudos e pelo estar em sala de aula. A professora é muito respeitada como pessoa e tem o carinho dos alunos, mas a falta de interesse dos alunos evidencia-se na limitação que há para o professor ensinar ou inovar (ou melhor, proporcionar o ambiente propício ao aprendizado).

 

5          MÉTODOS DE AVALIAÇÃO

 

A avaliação dos alunos na disciplina de português é quantitativa, com notas de 0 a 10.

Em português, além das provas, que são confeccionadas em conjunto pela  professoras de português, os alunos realizam a apresentação de seminários sobre literatura e duas redações com temas contemporâneos ou cotidianos. Atividades que compõem a nota final da disciplina juntamente com a prova, no quarto bimestre, a avaliação SIAEP (Sistema Integrado de Administração de Escolas Públicas ) criado pelo Estado do Maranhão, também entra no cômputo das notas, e há uma ênfase na realização de redações e interpretação de texto.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.1 Kb)   pdf (90.1 Kb)   docx (24 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com