TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Síntese do Artigo: Ensinar : Oficio estável, identidade profissional vacilante.

Por:   •  18/3/2021  •  Resenha  •  665 Palavras (3 Páginas)  •  352 Visualizações

Página 1 de 3

Inicialmente o autor começa pontuando fortemente que o para ensinar o professor deve saber mais do que somente o conteúdo a ser ministrado para os aluno, e quais os conhecimentos necessários para que o professor consiga ensinar de forma fluida e eficaz. A primeira sentença de citada é a de oráculo de Delfos “ Conhece-te a ti mesmo” dizendo que é importante o professor se conhecer como docente, outra pesquisas também avançam nessa ideia, que vai desenvolver novas questões como : “O que ensinar?” e também “ se existe um repertório de conhecimento próprio de ensino?” .

Após afirmar que não existem respostas concretas para tais perguntas o texto começa a avançar em outra ideia de dois problemas existentes na esfera de ensino sendo eles, a própria atividade docente que não se sabe o que é necessário e que o fato da ciência da educação não levar em consideração o contexto real de onde será ministrado as aulas. Indo nessa linha, muitas vezes isso presente até dentro da academia onde os assuntos pesquisados ou ate mesmo a linguagem acadêmica cria uma distanciamento entre a sociedade e o próprio ambiente acadêmico.

Os parágrafos subsequentes ainda discutem elementos como, saber somente o conteúdo uma vez que é fato que saber somente o conteúdo já se provou que não é suficiente para que ministrar aulas sobre o mesmo. Outro elemento é o talento, este priva aqueles que se dedicam e se aprimorar em ministrar aulas a somente ser possuir este talento, tirando o mérito muitas vezes e limitando o nicho de pessoas que podem ser professoras. O próximo e o bom senso, este já de inicio se faz muito problemático, uma vez que a ideia de senso para cada pessoa difere das suas ideias, podendo gerar conflitos em diversas situações. Intuição outro elemento citado traz a ideia de que de negação ao saber, que dar aulas e somente seguir o seu pensamento sem nenhum embasamento teórico. Por experiência, este fazendo parte do elemento que se cria por tentativa e erro, muitas vezes se é importante a experiência e que ela agrega muito, mas o saber do docente não se deve ser somente baseado nelas.

O texto ainda prolonga a discussão sobre esses preconceitos e trás argumentos a qual eles podem ser danosos se não lidarmos com cuidado, podendo limitar a capacidade de aprimorar o nosso entendimento de como dar aula. O texto inicia posteriormente uma discussão sobre saberes e cita os seguintes: Saberes disciplinares, este sendo o conteúdo produzido pelos cientistas e pesquisadores, sendo importante também para que o professor possa extrair do mesmo para se aprimorar e ver sempre atualizado. Saberes curriculares, este se da a forma que vai ser ministrada o conteúdo e como o programa vai ser organizar para que da melhor forma possa ser desenvolvida para que os alunos absorvam da melhor forma, podendo citar o projeto politico pedagógico, que é um documento feito por professores e outros funcionário da escola para elaborar tal programa. Saberes das ciências da educação, estes se dão respeito a forma de como o professor vai ensinar, e como ele pode evoluir dentro da forma de ministrar o conteúdo. Saberes de experiências, este sendo podendo ser adquirido somente pela a partir da pratica muitas vezes e de suma importância e é de caráter subjetivo do professor, de como ele faz para fazer com que esse conhecimento acrescente na sua formação. Saberes da ação pedagógica,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)   pdf (29 Kb)   docx (8.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com