TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESUMO SOBRE CONTO "O ESPELHO" DE JOÃO GUIMARÃES ROSA

Por:   •  2/9/2020  •  Dissertação  •  255 Palavras (2 Páginas)  •  996 Visualizações

Página 1 de 2

INSTITUTO FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO

COORDENADORIA DE LETRAS

DISCIPLINA: TEORIA DA LITERATURA I – 2020/1

Prof. Lucas dos Passos [lucasdospassos@hotmail.com]

Nome: Alef Ribeiro Alves Data: 26/05/2020.

Número do resumo: 05.

Referência: ROSA, João Guimarães. O espelho. In:___. Primeiras estórias. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2005, p. 113-120.

Resumo:

O Espelho é um conto da obra Primeiras estórias, de João Guimarães Rosa, onde o narrador inicia um diálogo com o leitor, sobre o sentindo da vida diante de um espelho. Alerta como pessoas veem-se no espelho de forma viciante, deixando de lado a reflexão crítica sobre o existir. Em seus testes, exercitava sempre ver a si através do espelho.

Em busca de convencer o leitor, o personagem diz que deve-se duvidar dos olhos, pois eles são a “porta do engano”. Dessa forma, os espelhos tomam a atenção dos olhos com suas especulações misteriosas. Fazendo uma critica social, explica que, quando é imposto repetidas vezes um ideal estético aceito, passa-se a ver algo já concebido de preconceito.

Passou a deixar os disfarces de lado, com o intuito de observar sua verdadeira forma. A medida que evoluía as pesquisas, excluía e adicionava faces. Porém, o esquema se tornou complexo, parou então, de olhar no espelho, bem como suas investigações. A volta ao espelho era esperada, porém foi difícil, um início devagar como fenda de luz que desperta. Contudo, depois de anos de pesquisa, o personagem orienta a parar de olhar de maneira simplista, e adotar um modelo subjetivo fiel, critico, que não esconda paixões e pressões psicológicas. Com o propósito saber, a real face do verdadeiro ser.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.6 Kb)   pdf (32.6 Kb)   docx (7.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com