TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ROTEIRO PARA O PLANO DE ENSINO SEMESTRAL

Por:   •  15/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.744 Palavras (7 Páginas)  •  383 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1]

LICENCIATURA EM LETRAS PORTUGUÊS/INGLÊS

PRÁTICA DE ENSINO: TRAJETÓRIA DA PRÁXIS (PE:TP)

POSTAGEM 2: ATIVIDADE 2

PLANO DE ENSINO – ENSINO MÉDIO

Stelamaris Roberto – RA: 1615052

Polo/Amparo

2018

ROTEIRO PARA O PLANO DE ENSINO SEMESTRAL

Identificação

Nível de Ensino/ Turma: Ensino Médio – 2ª série

Disciplina: Língua Portuguesa/ Gramática e Literatura

Turno Vespertino - Ano: 2018

Objetivos Gerais e Específicos 

Posicionar o aluno em relação aos diversos contextos da linguagem e comunicação no passado e presente. Conhecer a história e o desenvolvimento da gramática, da literatura e as características dos movimentos literários através dos tempos. Desenvolver a capacidade de criação de textos específicos, bem como a habilidade de concatená-los dentro da conjuntura do cenário moderno. Analisar cada etapa do conteúdo por meio de leituras de textos referentes a temáticas observadas, juntamente com escritores e obras verificadas.

Conteúdos Programáticos

  1. Linguagens e textos: síntese e composição/linguagem literária e não-literária, complexidade, multissignificação, conotação, criação e variabilidade cultural/ Compreensão textual e interpretação: o que é? Informação e análise, contexto e intertexto. Linguagem e Comunicação: Linguagem verbal e não-verbal, Linguagem oral e escrita, Variações linguísticas, Níveis de linguagem, Funções da linguagem.
  1. Gramática aplicada e textual: análise gramatical/ classes gramaticais variáveis ( artigo, substantivo, adjetivo, numeral, pronome e verbo). Classes gramaticais invariáveis (preposição, interjeição, conjunção e advérbio). Análise sintática (sujeito, predicativo, complemento verbal, complemento nominal, adjunto adnominal, adjunto adverbial, agente da passiva, aposto e vocativo). Fonética e Fonologia: Conceito de fonema, Classificação dos fonemas, Encontros vocálicos/Encontros consonantais e dígrafos.
  1. Textos e Literatura.
  1. Romantismo/poesia no Brasil: características, principais autores e obras. Leitura e análise de Espumas Flutuantes e Os Escravos, de Castro Alves. As Primaveras, de Casimiro de Abreu.
  2. Romantismo/poesia na Europa e nos Estados Unidos: características, principais autores e obras. Leitura e análise de A Balada do Velho Marinheiro, de Samuel Coleridge, A Canção de Mim Mesmo, de Walt Whitman, e Tom de Bedlam, poema anônimo.
  3. Romantismo/prosa no Brasil: características, principais autores e obras. Leitura e análise de Iracema, de José de Alencar, e O Seminarista, de Bernardo Guimarães.
  4. Romantismo/prosa na Europa e nos Estados Unidos: características autores e obras. Leitura e análise do conto A Queda da Casa de Usher, de Edgar Allan Poe, A Lenda do Cavaleiro sem Cabeça, de Washington Irving, e O Morro dos Ventos Uivantes, de Emily Brönte.
  1. Linguagens e gêneros textuais.
  1. Leitura e análise do conto O Capote, de Nicolai Gógol. Características do gênero conto, tipos de conto e contos minimalistas.
  2. Leitura e análise do romance Terra Sonâmbula, de Mia Couto. Características do gênero romance, tipos de romance.
  3. Leitura e análise do poema Tabacaria, de Fernando Pessoa. Características do gênero poema/poesia, tipos de poemas e poesias.
  4. Leitura e análise da novela A Metamorfose, de Franz Kafka. Características do Gênero novela, tipos de novela.
  1. Língua e Reflexão. Lendas urbanas, o ponto de vista, tipologias textuais: narração, descrição, dissertação-exposição, dissertação-argumentação,injunção/instrucional,predição,dialogal/conversacional. Leituras orais: componentes orais da língua: sons, entonação e acento). Estrutura do texto dissertativo: partes do texto, relação entre as partes do texto, relação entre texto.

Objetivos Específicos

O maior dos objetivos deste plano de aula é gerar ótimos resultados avaliativos com os alunos envolvidos e constatar que o conteúdo foi bem aproveitado, mas além desse propósito é conceber a aprendizagem efetiva deste aluno em:

  1. Conhecer o significado das palavras dentro de um determinado contexto semântico. Produza textos narrativos respeitando suas características e uso nos diversos tipos de textos existente. Analise textos para melhor compreendê-los e interpretá-los, Conheça a história da literatura em diferentes culturas e contextos, além diferenciar os movimentos e os gêneros literários.
  2. Compreenda o processo de estrutura das palavras na língua portuguesa. Diferencie e produza textos narrativos técnicos e comerciais. Identifique os processos de formação de palavras na língua portuguesa.
  3. Analise o texto narrativo e compreenda o uso do discurso direto, indireto e indireto-livre. Entenda noções de semântica: sinonímia, antonímia, homonínia, paronímia, polissemia, ambiguidade, sentido, traço semântico e relações de sentido. Narração: características da linguagem narrativa e seu uso nos mais variados tipos de textos.
  4. Reconheça a estrutura das palavras: morfemas, palavras cognatas, principais morfemas de origem grega e latina, radicais, prefixos e sufixos.

Espera-se que o aluno absorva e aproprie-se dos princípios, hipóteses e fundamentos da gramática da língua portuguesa, bem como da literatura para empregá-los futuramente com êxito.

 Recursos

As aulas serão: parte expositivas, parte dialogadas, apoiadas nos procedimentos e orientações do plano de ensino. O desenvolvimento dos conteúdos terão apoio de materiais de leitura, exercícios, textos complementares, debates e recursos de áudio e vídeo. Para melhor direcionar os alunos, será apresentada uma prévia exposição dos conteúdos a serem abordados, incentivando a pesquisa pessoal e particular, adjacentes aos temas observados. Para melhor cavar o conteúdo pragmático, será exposto o trabalho e o ponto de vista de outros alunos, bem como discussões e debates dentro dos temas. Para melhor explorar os conteúdos serão utilizados recursos de áudio e vídeo que complementarão as ideias e as fundamentações apresentadas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.2 Kb)   pdf (295.2 Kb)   docx (192 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com