TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Reflexão sobre a carta do índio

Por:   •  24/4/2017  •  Trabalho acadêmico  •  348 Palavras (2 Páginas)  •  543 Visualizações

Página 1 de 2

        1.1 Educação? Educações: aprender com o índio.

Não temos como escapar da educação, pois ela nos é ensinada desde pequenos, em diferentes âmbitos, como por exemplo dentro de nossa própria casa, portanto, não se resume apenas ao que se é aprendido na escola, pois o que é bom para mim, pode não ser bom para o camponês. Cada ambiente, cada região e grupo social tem suas regras e seu tipo de educação, adaptada para seu convívio e suas necessidades.

O modo como os índios iniciaram sua carta me parece apenas uma recusa educada da solicitação do homem branco, não ingenuidade, pois, de fato, os ensinamentos do homem branco de nada servem para o dia-a-dia da tribo.

A expressão “falta de educação” nos é internalizada desde cedo, apontada como algo ruim, quando, na verdade, é apenas um pensamento preconceituoso criado diante de diferentes regiões e culturas, sejam elas nacionais ou mundiais. Como temos pouco contato com outras culturas, é comum que criemos certo “bloqueio”, desconforto e estranheza para o recebimento de informações novas, como diz na carta, “Mas, na prática, a mesma educação que ensina pode deseducar, e pode correr o risco de fazer o contrário do que pensa que faz, ou do que inventa que pode fazer: “... eles eram, portanto, totalmente inúteis” podemos exemplificar isso dentro do Brasil: o que é comum para mim, paulistana, é diferente para o baiano, que é diferente para o sulista e assim vai. Nossos valores e ideias são diferentes, pois, são adaptados para nossa realidade.

A escola tem o papel de promover a compreensão, a reflexão, educar e instruir novos pensadores, investindo em ideias integradoras entre formação pessoal e social, criando a noção da cidadania e motivando cada vez mais seus alunos a buscar conhecimento em todas as áreas, além das matérias obrigatórias para a formação acadêmica. O educador é um dos itens mais importantes nesse processo, pois é ele que vai introduzir essas ideias para os educandos.

O processo de globalização facilita o acesso ao aprendizado, quebrando barreiras à níveis mundiais, permitindo o acesso à educação apenas um clique de distância.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (69.9 Kb)   docx (10.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com